Amor ao dinheiro: 10 versículos-chave para meditar no que Deus diz sobre MAMOM

Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males…1 Timóteo 6:10. Podemos afirmar que esse é um dos principais versículos sobre o amor ao dinheiro na Bíblia, que deixa claro que o amor ao dinheiro pode trazer sérias consequências ao homem.

Entretanto, vale ressaltar que o dinheiro em si não é mau, ou seja, biblicamente falando, a riqueza é uma dádiva de Deus: “Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza…Deuteronômio 8:18”

Ainda em conformidade com Gênesis 13:2, destaca que o Senhor deu a Abraão muitas riquezas. E, com o rei Salomão, também não foi diferente, pois o próprio Deus afirmou dar a ele grandes riquezas, prosperidade e honras (2 Crônicas 1:7-12).

Assim, ser rico, ser famoso, ter um carrão do ano e casa boa, não há nenhum problema nisso; pois o problema mesmo é ter amor ao dinheiro, que sem dúvida, é um pecado condenado pela Bíblia.

Passagens bíblicas sobre amor ao dinheiro e suas consequências segundo a Bíblia

A frase “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males”, foi dita pelo apóstolo Paulo, ao fazer uma advertência contra os falsos mestres e alertar acerca do perigo ao dinheiro.

Afinal, o amor pelas riquezas é uma fonte de toda sorte de problemas, e o próprio Jesus deixou claro que ninguém pode servir a Deus e a Mamom, isto é, o dinheiro (Mateus 6:24). Isso, porque o amor as riquezas nos separa do mor de Deus, a nossa fé é abalada e corremos o risco de perder aquilo que é mais importante em nossas vidas: a presença de Deus! (1 Timóteo 6:10).

A seguir, você irá conferir os 15 versículos sobre o amor ao dinheiro mais relevantes da Bíblia, para refletir sobre o que Deus!

O que a Bíblia diz sobre o amor ao dinheiro?

Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro
Lucas 16:13-15

“Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente
Eclesiastes 5:10

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.

Provérbios 13:11 – O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

Conservem-se livres do amor ao dinheiro
Hebreus 13:5

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Provérbios 15:16 – É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação.

Acumulem para vocês tesouros nos céus
Mateus 6:19-21

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Mateus 26:14-16 – Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: “O que me darão se eu o entregar a vocês?” E fixaram-lhe o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.

Muitos por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé
1 Timóteo 6:10

pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

Jó 36:18-19 – Cuidado! Que ninguém o seduza com riquezas; não se deixe desviar por suborno, por maior que este seja. Acaso a sua riqueza, ou mesmo todos os seus grandes esforços, dariam a você apoio e alívio da aflição?

Por amor ao dinheiro, muitos deram do que sobraram
Marcos 12:41-44

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

O amor ao dinheiro não é a única raiz de todos os males, pois ainda há outras raízes ou fontes de males além da avareza, como por exemplo: idolatria, imoralidade, feitiçaria, mentira, inveja, etc.

Ainda, é importante deixar claro que o Senhor permite que tenhamos bens matérias mas, que as usemos sabiamente em conformidade com os seus propósitos.

Quando lemos os versículos sobre amor ao dinheiro, aprendemos que não é tão importante ajuntar riquezas aqui na terra, e sim nos céus, porque tudo que ajuntarmos lá, um dia iremos desfrutar (desfrutar da vida eterna) – Mateus 6:19-34.

Às vezes, batalhamos para alcançar muitos bens matérias e, esquecemos de lutar por aquilo que é mais importante em nossas vidas: o relacionamento com Deus.

Toda força que temos, devemos lutar para que a nossa intimidades com Deus venha se fortalecer cada vez mais, e você também pode conferir Estudo e explicação de Mateus 6:19 (Não acumulem tesouros na terra)

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!