Pedido de namoro evangélico; 4 maneiras sobre como deve ser feito o pedido

Os jovens evangélicos, normalmente, costumam chegar cedo ao altar. Entre os cristãos, isso é bastante comum. Na sua igreja, provavelmente você já deve de ter ouvido algum pregador dizer que cristão não namora, casa-se. Embora isso pareça controverso, mas verdadeiramente o cristão não deve sair por aí namorando com uma e com outra, para tentar encontrar a pessoa certa (1 Tessalonicenses 4:3-5).

Talvez você diga: Se eu não namorar, como vou saber se pessoa é ou não de Deus para mim? A verdade, é que você não precisa se preocupar com isso, pois o moço ou a moça que você irá se casar, Deus já preparou para você, ou seja, o seu grande amor está guardado, e no tempo certo tudo irá acontecer conforme a vontade de Deus (Gênesis 24 e 25).

Ainda que muitas pessoas defendem que o namoro é o caminho para o casamento, mas vale ressaltar que o namoro é para conhecer os defeitos e as qualidades da pessoa a qual você irá se casar. Ou seja, há muitos que buscam conhecer somente as qualidades e, esquecem ou não se importam em querer conhecer os defeitos do seu namorado(a). Porém, depois que se casa, é totalmente surpreendido, dizendo palavras do tipo: “eu não sabia que você era assim”. Sem dúvida, esse tipo de surpresa pode sim gerar crise no casamento.

Contudo, o verdadeiro namoro segundo a vontade de Deus, não é tão fácil assim como muitos pesam. Isto é, se você realmente deseja ter um casamento abençoado por Deus, a Bíblia destaca acerca do amor de Isaque e Rebeca, e carregar isso como exemplo.

Não precisa se desesperar, com medo de não se casar. Apesar de muitos jovens, principalmente as moças, ouvirem palavras que vão ficar encalhadas. Lembre-se, a verdadeira pessoa encalhada é aquela que se casa com a pessoa errada (não de Deus para ela), e o seu casamento nunca prospera. Mas, o moço ou a moça que espera em Deus, vive segundo o propósito do Senhor em sua vida.

Acredite, no momento certo e na hora certa, você vai conhecer a pessoa da preparação de Deus para a sua vida. E, mesmo que você diga: Mas como vou pedi-la(o) em namorado? Não se preocupe! À luz da Bíblia, iremos te mostrar 4 maneiras sobre como deve ser o pedido de namoro evangélico.

1 – Sinceridade e Respeito

Apesar da Bíblia Sagrada não dá nenhuma indicação sobre a maneira certa de pedir em namoro, acreditamos que o pedido de namoro evangélico deve ser feito com respeito e sinceridade. Pois, tudo que começa pela mentira, jamais prospera, porque ela é raiz de muitos males. Contudo, considere o respeito, e seja verdadeiro, porque isso é importante para a construção de bom relacionamento.

2 – Comece pela amizade

Começar pela amizade, não quer dizer que vocês serão somente amigos. Lembre-se, antes de fazer o pedido de namoro, você precisa ser meio amigo da pessoa que gosta. Afinal, se você fazer um pedido de namoro do nada, sem dúvida será muito assustador. Por tanto, aproxime devagarzinho da pessoa que gosta, para conhecê-la(o) melhor.

3 – Ore a Deus e peça sabedoria nas palavras

Aproximar da pessoa que a gente gosta e pedi-la em namorado, verdadeiramente não é fácil. Sendo assim, o primeiro passo é buscar a Deus em oração, e pedir a Ele sabedoria sobre como agir, e coragem (Tiago 1:5).

4 – Fale com cuidado

Na hora que for abrir o seu coração, seja verdadeiro e fale sobre como você se sente. Mas, sem exageros. Não vá espiritualizar demais, e dizer: “Deus me disse”, pois os os sentimentos são enganosos (Jeremias 17:9).

No dia do seu pedido de namoro, vá com calma, ou seja, nada de dizer: “Quero casar com você”, pois isso só vai assustar. É importante pensar no casamento, como foi falado no início do texto, mas vai chegar o momento certo para você falar disso.

Tenha domínio sobre as suas emoções, e seja paciente. Não fale isto: “Me dê uma resposta agora”. Acredite, se a outra pessoa verdadeiramente tem compromisso com Deus, ela vai querer orar primeiro, pensar, para depois dar a resposta. Por tanto, dê tempo para ela. Consultar a Deus em tudo, é ser obediente à voz do Senhor. Assim, permaneça em oração, aguardando a resposta de Deus.

Descubra se uma jovem pode fazer o pedido de namoro evangélico

Embora seja mais comum os jovens pedirem as moças em namoro, não há nenhuma passagem bíblica que proíbe uma moça de fazer o pedido de namoro ou até de casamento. Sendo assim, a moça pode tomar a iniciativa. No livro de Rute 3:9-11, a Bíblia diz que foi Rute que pediu Boaz em casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.