Estudo e explicação de Mateus 6:19 (Não acumulem tesouros na terra)

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Neste estudo de Mateus 6:19, Jesus vai dar um ensinamento muito profundo acerca do tesouro no Céu.

No entanto, talvez você esteja se perguntando: “o que significa não ajuntar tesouro na terra”? então, à luz da Bíblia, acreditamos que Jesus estava se referindo ao tempo.

Entenda, aqui na terra, somos todos peregrinos, e o nosso tempo aqui na terra é passageiro. Ou seja, tudo passa, as coisas materiais ficam.

No livro de Marcos 10, por diante, a Bíblia fala acerca de um jovem rico que teve oportunidade de conhecer Jesus. Mas, quando Jesus convidou ele a deixar tudo, logo se afastou triste, porque tinha muitas riquezas, isto é, desprezou a a verdadeira riqueza, que a celestial.

Entretanto, logo Jesus disse aos seus discípulos: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Marcos 10:25).

Veja também: Estudo e explicação de Lucas 12:34 (onde estiver o seu tesouro)

Por que Jesus falou isso? sem dúvida, porque infelizmente muitas pessoas escolheram, decidiram idolatrar a Mamon. Para quem não sabe, Mamon na Bíblia quer dizer (deus do dinheiro).

Muitas pessoas vivem iludidas achando que o “poder falso e ilusório” que o dinheiro oferece nesta vida irá saciar todos os seus desejos carnais. Mas tudo é ilusão, e tudo isso impede a pessoa de herdar a verdadeira riqueza (a vida eterna).

A seguir, destacamos alguns comentários bíblicos de teólogos cristãos sobre o versículo de Mateus 6:19. Veja:

Comentário sobre Mateus 6:19 de Joseph Benson

Mateus 6: 19-21. Não ajunteis tesouros na terra – Nosso Senhor aqui faz uma transição de ações religiosas para ações comuns, e nos adverte de outra armadilha, o amor ao dinheiro e às coisas terrenas, tão inconsistente com a pureza da intenção quanto o amor ao louvor: onde traça e a ferrugem corrompe, etc. – Onde todas as coisas são perecíveis e transitórias. “Nos países do leste, onde a moda das roupas não se alterava como a nossa, os tesouros dos ricos consistiam não apenas em ouro e prata, mas em hábitos dispendiosos e em vasos finos de latão, estanho e cobre, susceptível de ser destruído da maneira aqui mencionada.”

Mas acumulem tesouros no céu – Construa sua felicidade em um fundamento mais nobre e certo, onde nenhum desses acidentes possa acontecer; mas os braços do poder eterno e do amor os protegerão de toda calamidade e invasão. “Nada pode ser concebido de maneira mais poderosa para amortecer o entusiasmo com que os homens buscam as coisas desta vida do que a consideração de seu vazio e incerteza; ou incitar neles uma ambição de obter os tesouros no céu, do que a consideração de serem substanciais, satisfatórios, duráveis ??e sujeitos a nenhum acidente.

Essas considerações, portanto, foram adequadamente propostas por nosso Senhor nesta ocasião. ” Macknight. Pois onde está o seu tesouro, também estará o seu coração – Uma verdade muito inquestionável e uma razão muito importante para que não façamos nada na terra como nosso tesouro: pois tudo o que fazemos nosso tesouro ganha posse de nossos corações; depositamos nele nossas afeições e, consequentemente, de acordo com São João ( 1 João 2:15 ), o amor do Pai não está em nós e não somos seus filhos.

Comentário de John Calvin

Mateus 6:19. Lay não para cima. Esta praga mortal reina em todo o mundo. Os homens enlouquecem com um desejo insaciável de ganho. Cristo os acusa de loucura, coletando riquezas com muito cuidado e, em seguida, entregando sua felicidade a mariposas e ferrugem, ou expondo-a como presa de ladrões. O que é mais irracional do que colocar sua propriedade, onde ela pode perecer por si mesma ou ser levada pelos homens? Os homens cobiçosos, de fato, não pensam nisso. Eles prendem suas riquezas em baús bem protegidos, mas não podem impedi-los de serem expostos a ladrões ou mariposas. Eles são cegos e destituídos de bom senso, que se dedicam tanto ao trabalho e à inquietação em acumular riquezas, passíveis de putrefação, ou assalto, ou milhares de outros acidentes: particularmente quando Deus nos permite um lugar no céu para guardar um tesouro, e gentilmente nos convida a desfrutar de riquezas que nunca perecem.

Comentário de John Wesley

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corrompem, e onde os ladrões arrombam e roubam;

Não se apóie – Nosso Senhor aqui faz uma transição de ações religiosas para ações comuns e nos adverte de outra cilada, o amor ao dinheiro, tão inconsistente com a pureza da intenção quanto o amor ao louvor.

Onde a ferrugem e a mariposa consomem – Onde todas as coisas são perecíveis e transitórias. Ele também pode ter uma visão mais profunda nessas palavras, mesmo para nos proteger contra fazer de qualquer coisa na terra nosso tesouro. Pois então uma coisa se torna apropriadamente nosso tesouro, quando depositamos nela nossas afeições. 12:33 .

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!