30 versículos sobre FINANÇAS que vão te ajudar a lidar com o dinheiro segundo a Bíblia

Na Bíblia, encontramos vários versículos sobre finanças que nos mostram como lidar com o dinheiro. Inclusive, algumas passagens conhecidas como Mateus 6:24, Provérbios 11:24-25, Provérbios 21:5, destacam bons conselhos financeiros.

Ter dinheiro não é ruim, o problema é que muitas pessoas não sabem lidar com ele. Mas, quando se sabe usar, tudo ocorre bem! Entretanto, a verdade mesmo é que ter riquezas, trata-se de uma grande responsabilidade, que sem dúvida é para poucos.

Veja também: Estudo e explicação de Mateus 6:19 (Não acumulem tesouros na terra)

Versículos sobre finanças na Bíblia

A seguir, você irá conferir os principais versículos sobre finanças que vão te ajudar a lidar com as bençãos que o Senhor tem para a sua vida. Confira!

O dinheiro pode afastar o homem de Deus

Dois senhores
Mateus 6:24
    
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

1 Timóteo 6:17 – “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação”.

Não coloque o coração nas riquezas
Salmos 62:10
    
Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

Lucas 12:15 – Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

O generoso prosperará
Provérbios 11:24-25
    
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

1 Timóteo 6:6-10 – De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

Trabalhem tranquilamente 
2 Tessalonicenses 3:11-12
    
Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

Provérbios 23:4-5 – “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu”.

O dinheiro vem para as mãos de quem trabalha

Plante de manhã a sua semente
Eclesiastes 11:6
    
Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

Provérbios 20:13 – “Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra”.

O preguiçoso 
Provérbios 12:27
    
O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.

Provérbios 10:4 – “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza”.

Trabalho árduo
Provérbios 14:23
    
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.
Provérbios 14:23

Provérbios 6:6-8 – “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento”.

O dinheiro pode destruir amizades e tornar pessoas escravas

Fiador
Provérbios 11:15
    
Quem serve de fiador certamente sofrerá, mas quem se nega a fazê-lo está seguro.

Provérbios 22:26-27 – “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme”?

O que anda corretamente
Isaías 33:15-16

Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos
e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão e água não lhe faltará.

Provérbios 22:7 – “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.

Balanças e pesos honestos
Provérbios 16:11
    
Balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por ele.

O dinheiro ganho com desonestidade leva o homem para um mau caminho

Quem o ajunta aos poucos, terá mais
Provérbios 13:11

O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

Provérbios 15:27 – “O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno viverá”.

A fortuna
Provérbios 21:6
    
A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.

Provérbios 28:8 – “Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres”.

Para ter dinheiro é necessário estudar

Calcular o preço
Lucas 14:28-30

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'.

Provérbios 16:20 – Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.

Os planos bem elaborados
Provérbios 21:5
   
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

Provérbios 23:20-21 – “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos”.

Não dê razão a ganancia   
Provérbios 21:20

Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.

Eclesiastes 10:19 – “O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro”.

Deus deu tudo em dobro para Jó
Jó 42:10-12

Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.

Lucas 16:10-11 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?

Deus dá riquezas a Salomão
1 Reis 3: 10-13

O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai, Davi, eu prolongarei a sua vida". 

Provérbios 21:17 – “Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico”.

O cristão pode ser rico?

O crente pode ter riquezas sim, nos versículos sobre finanças, por exemplo, notamos que grandes homens de Deus, como Abraão, Salomão, Jó, Davi, eles receberam riquezas das mãos do Senhor. Isto é, o mesmo Deus que dava prosperidade no passado, é o mesmo Deus de hoje, que continua abençoando e abrindo oportunidades na vida daqueles que lhe obedecem.

Acredite, Deus só abre portas para aqueles que realmente têm propósito. Ou seja, o Senhor precisa saber o motivo pelo qual você deseja ser rico. É necessário haver um propósito importante, pois Ele nunca dará riquezas para uma pessoa viver na ostentação (se gloriar por ser rico).

Tem crente que as vezes fica triste por ter pouco, enquanto têm várias pessoas por aí que nunca pisaram os pés dentro de uma igreja e tem muito. A verdade, é que tem crente que deseja melhorar de vida, porém não estuda, não segue princípios, não sabem administrar o dinheiro que ganha e alguns nem gostam de trabalhar. Enquanto as pessoas não crentes, elas acordam cedo para trabalhar, seguem princípios, estudam, economizam, sabem administrar o que ganha, mesmo sendo pouco e compram livros sobre finanças, negócios, e nunca desistem de seus objetivos. Sendo assim, elas ficaram ricas não porque roubaram, ou o diabo que deu, mas sim porque seguiram princípios.

Construindo os sonhos debaixo da palavra de Deus

No entanto, quando o crente confia nos planos que Deus para a sua vida, e procura crescer e alcançar os seus objetivos debaixo da palavra de Deus, sem dúvida permanece. Essa é a grande diferença. O que vem das mãos do Senhor, permanece! Quando vier os dias difíceis, Ele estará no controle.

Se você pediu prosperidade para Deus e ainda não recebeu, não fique triste, ao contrário, agradeça a Ele por isso. É isso mesmo, o Senhor já te viu lá na frente. Talvez ainda não é o momento de você viver as grandes coisas que Deus têm para a sua vida. Mas saiba que, se você tem um casamento feliz, família abençoada, você e toda a sua casa tem saúde e alimento de cada dia, entenda que tudo isso é prosperidade de Deus. Seja grato! No entanto, à luz da Bíblia, a maior riqueza que Deus tem para nós, é a vida eterna. Essa riqueza não pode ser comparada com as coisas deste mundo (Mateus 6:19:21).

Conselhos financeiros

Antes de você desfrutar das bençãos que Deus tem para a sua vida, confira estes grandes conselhos bíblicos que estão dentro dos versículos sobre finanças – que vão te preparar para viver tudo que estão por vir. 1 – Ser honesto em todos os negócios. 2 – Ser bondoso e ajudar quem precisa. 3 – Ter controle nos gastos. 4 – Viver para o Senhor e não para o dinheiro. 5 – Não ser preguiçoso. 6 – Poupar e estabelecer prioridades. 7 – Analisar tudo com cuidado.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!