Estudo e explicação de 2 Coríntios 5:17 (Eis que tudo se fez novo)

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5:17). Estamos diante de um dos versículos mais populares da Bíblia Sagrada, e quando o texto diz “se alguém está em Cristo”, podemos entender que só se torna nova criatura se estiver em Cristo Jesus.

Entretanto, talvez você esteja se perguntando agora: “o que é estar em Cristo”? então, à luz da Bíblia, estar em Cristo é carregar a presença dEle e entender que a partir de agora você é servo de Jesus para sua própria liberdade e não mais escravo do pecado (João 8:36).

Jesus pagou o preço pelos nossos pecados

Para que este estudo de 2 Coríntios 5:17, fique mais claro para você, vamos ver o que diz Romanos 6:6: “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado”. Entenda que Cristo carregou em seu próprio corpo na cruz do calvário os pecados da humanidade para que todos não fossem mais escravos dos pecados.

Observe o que diz 1 Pedro 2:1-2: Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação. Contudo, é importante ressaltar que o processo de se tornar uma nova criatura é começar compreendendo que para estar em Jesus devemos ser moldados pela sua poderosa palavra.

As coisas velhas já passaram: não importa quem você foi no passado, saiba que Jesus te perdoou de todos os seus erros que cometeu antes de aceitá-lo como seu único e suficiente Salvador, e que agora você nasceu de novo, tornando nova criatura e que através do perdão do Senhor as coisas antigas já se passaram.

Ser nova criatura: é abandonar as práticas do velho homem, segundo Efésios 4:22-32 e Colossenses 3. Ou seja, é renunciar ou negar viver para si mesmo (2 Coríntios 5:14-15, Gálatas 2:20).

Eis que tudo se fez novo: então, isso quer dizer que você foi refeito e agora passa ter um novo jeito de agir e de pensar. Você já não é mais escravo do pecado, e sim livre para viver. (Colossenses 2:13-14; 1 João 1:8-9).

A seguir, você irá conferir alguns comentários bíblicos de teólogos acerca do versículo de 2 Coríntios 5:17. Acompanhe abaixo:

Explicação de 2 Coríntios 5:17

Thomas Coke – Comentário bíblico

2 Coríntios 5:17 . Portanto, se alguém estiver em Cristo, etc. – , Gálatas 6: 14-15 pode dar alguma luz a este lugar. Para conectar este e o versículo anterior ao discurso de São Paulo aqui, eles devem ser entendidos em referência ao falso apóstolo, contra quem São Paulo se justifica aqui; tornando-o um ponto importante, tanto nessa epístola quanto em sua antiga epístola, mostrar que aquilo que o falso apóstolo glorificava não era apenas motivo de orgulho. De acordo com esse objetivo justo de afundar a autoridade e o crédito desse falso apóstolo, São Paulo, neste e nos seguintes versos, insinua essas duas coisas: 1. Que o ministério da reconciliação sendo comprometido com ele, eles não devem abandoná-lo para ouvir e seguir esse pretendente. 2. Que eles estejam em Cristo e, portanto, uma nova criação, não devem, como ele, conhecer ninguém em carne, nem estima ou glória nesse falso apóstolo, porque talvez ele pretenda ter visto nosso Salvador no carne, ou tê-lo ouvido, ou algo assim.

A palavra original ?t?s??, significa criação e é assim traduzido. Romanos 8:22 e a passagem podem significar, como acima, que se alguém está em Cristo, é como se ele estivesse em uma nova criação, em que todas as relações, considerações e interesses anteriores são cessados, e todas as coisas nessa o estado é novo para ele; ou pode implicar (e não duvido, mas a palavra absorve ambas) que há uma nova criação em seu coração – seus apetites, apreensões e atividades mudando, e sua vida realmente alterada e totalmente reformada.

Adam Clarke – Comentário bíblico

Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura – É inútil que um homem professe afinidade com Cristo segundo a carne, enquanto ele permanece inalterado em seu coração e vida, e morto em ofensas e pecados; pois aquele que está em Cristo, isto é, um cristão genuíno, tendo Cristo habitando em seu coração pela fé, é uma nova criatura; seu antigo estado mudou: ele era filho de Satanás, agora é filho de Deus; ele era escravo do pecado e suas obras eram a morte; agora ele é libertado do pecado e tem seus frutos em santidade e no fim da vida eterna. Ele estava antes cheio de orgulho e ira; ele agora é manso e humilde. Anteriormente, ele teve sua parte nesta vida e viveu somente para este mundo; agora ele tem Deus por sua porção, e ele não olha para as coisas que são vistas, mas para as que são eternas. Portanto, coisas antigas são passadas.

Eis que todas as coisas se tornaram novas – O homem não é apenas reparado, mas é novo; ele é uma nova criatura, ?a??? ?t?s??, uma nova criação, um pequeno mundo em si; antigamente, tudo estava em desordem caótica; agora, há uma nova criação, que o próprio Deus possui como obra, e que ele pode ver e pronunciar muito bem. A conversão de um homem de idolatria e maldade foi entre os judeus denominados uma nova criação. Quem converte um homem na verdadeira religião é o mesmo, diz R. Eliezer, como se o tivesse criado.

John Wesley – Comentário bíblico

Portanto, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas.

Portanto, se alguém está em Cristo – um verdadeiro crente nele.

Há uma nova criação – Somente o poder que faz um mundo pode fazer um cristão. E quando ele é criado, as coisas antigas são passadas – Por sua própria vontade, assim como a neve na primavera.

Eis que a mudança presente, visível e inegável! Todas as coisas se tornaram novas – Ele tem nova vida, novos sentidos, novas faculdades, novos afetos, novos apetites, novas ideias e concepções. Todo o seu teor de ação e conversação é novo, e ele vive, por assim dizer, em um novo mundo. Deus, homens, toda a criação, céu, terra e tudo nela aparecem sob uma nova luz e permanecem relacionados a ele de uma nova maneira, desde que ele foi criado novamente em Cristo Jesus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!