Versículos que falam sobre emprestar dinheiro a juros

Em diversas passagens bíblicas falam sobre emprestar dinheiro, também falam sobre os juros. Mas realmente, o que a palavra de Deus fala sobre emprestar dinheiro a juros?

Na verdade, a palavra de Deus é contra emprestar dinheiro com juros quando se trata de um necessitado, ou seja, se uma pessoa necessitada vier te pedir dinheiro, alimento ou outra coisa emprestado, como pode cobrar juros dela, sendo que ela é uma necessitada, quer dizer, se ela está pedindo emprestado é porque não tem, e se ela já não tem, como você ainda pode cobrar juros dela? Êxodo 22:25

Se uma pessoa tem pouco e, vier uma outra mais necessitada do que ela pedir dinheiro ou alimento emprestado, pode sim emprestar, mas não cobrando juros. Agora, se uma pessoa tem muito, e vier até ela uma outra pessoa necessitada, dependendo da situação, é melhor ajudá-la dando de coração do que mesmo emprestar.

Aquele que tem mais, deve ajudar os que tem menos, e Deus prosperará cada vez mais na vida dele. No entanto os que tem menos, mesmo não tendo quase nada e mesmo assim tendo grande compaixão pelo próximo ajudando mesmo sem ter, Deus multiplicará em dobro na vida dele, e não abandonará em sua adversidade.

Já quando o dinheiro é emprestado comercialmente, ou seja para fazer negócio, neste caso já é diferente, se houver acordo, pode sim ser cobrado juro, pois está se tratando de um negócio, o qual a pessoa que tomou emprestado vai ter sua vantagem, no entanto, a pessoa que emprestou precisa também se dar bem.

                        Versículos sobre emprestar dinheiro a juros

Êxodo 22:25 – “Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro”.

Deuteronômio 23:20 – “Vocês poderão cobrar juros do estrangeiro, mas não do seu irmão israelita, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em tudo o que vocês fizerem na terra em que estão entrando para dela tomar posse”.

Provérbios 28:8 – “Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres”.

Levítico 25:37 – “Vo­cês não poderão exigir dele juros nem emprestar-lhe mantimento visando a algum lucro”.

Provérbios 13:11 – “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”.

Eclesiastes 5:10 – “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido”.

Ezequiel 18:8 – “Ele não empresta visando a algum lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens”.

Ezequiel 18:13 – “Empresta visando a algum lucro e cobra juros. Deverá viver um homem desses? Não! Por todas essas práticas detestáveis, com certeza será morto, e ele será responsável por sua própria morte”.

Ezequiel 22:12 – “Em seu meio há homens que aceitam suborno para derramar sangue; você empresta a juros, visando a lucro, e obtém ganhos injustos, extorquindo o próximo. E você se esqueceu de mim. Palavra do Soberano, o Senhor”.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Mateus 19:21 – “Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

Mateus 20:15 – “Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso”?

Deuteronômio 23:19 – “Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros”.

Neemias 5:10 – “Eu, os meus irmãos e os meus homens de confiança também estamos emprestando dinheiro e trigo ao povo. Mas vamos acabar com a cobrança de juros”!

Mateus 25:27 – “Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros”.

Provérbios 19:17 – “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *