25 versículos-chave sobre exercício físico para cuidar da SAÚDE física e espiritual

Um dos principais versículos sobre exercício físico na Bíblia está registrado em 1 Timóteo 4:8. No entanto, quando a palavra de Deus fala acerca das atividades físicas, lembramos que temos que cuidar da nossa saúde, tanto física quanto espiritual, porque o nosso corpo é templo do Senhor.

Ou seja, de acordo com algumas passagens bíblicas, à exemplo de 1 Coríntios 3:16-17, 1 Coríntios 6:19-20, João 14:23 e Efésios 2:19-22, o Espírito Santo de Deus faz morada em nós. Assim, se a nossa saúde física e espiritual estiver boa, poderemos glorificar ao Senhor através de nosso corpo.

Veja também: 30 versículos sobre PECADO para ficar longe do mal e ter uma vida purifica por Jesus

Passagens bíblicas sobre exercício físico e sua importância segundo a Bíblia

Então, se você observar cada um dos versículos sobre exercício físico e outras referências na palavra de Deus, verá que a nossa saúde física e espiritual é muito mais importante do que imagina: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos” (1 Coríntios 6:19).

Por tanto, agora que você já sabe a importância de cuidar da saúde física e espiritual, confira abaixo o versículo de 1 Timóteo 4:8 e outras referências sobre atividades físicas, à exemplo de corrida, entre outras comparações com a prática e a conduta de atletas, segundo a palavra do Senhor. Reflita!

Exercício físico segundo a Bíblia Sagrada

O exercício físico
1 Timóteo 4:8

O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

2 Timóteo 2:5 – Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.

O nosso corpo é santuário do Espírito Santo   
1 Coríntios 6:19-20
 
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

3 João 1:2 – Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma.

Combati o bom combate
2 Timóteo 4:7
    
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que, de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

Toda realiza­ção surgem da competição 
Eclesiastes 4:4
   
Descobri que todo trabalho e toda realiza­ção surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento.

Eclesiastes 9:11 – Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.

Os que esperam no Senhor
Isaías 40:31
  
Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Hebreus 5:14 – Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Como Cristo faz com a igreja
Efésios 5:29
   
Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.

Eclesiastes 11:10 – Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.

Pelo jeito de correr
2 Samuel 18:27
  
A sentinela disse: "Está me parecendo, pelo jeito de correr, que o da frente é Aimaás, filho de Zadoque". "É um bom homem", disse o rei. "Ele traz boas notícias."

1 Coríntios 9:26 – Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar.

A corrida que nos é proposta
Hebreus 12:1
    
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.

2 Samuel 22:34 – Ele me faz correr veloz como a gazela e me firma os passos nos lugares altos.

Pedro e chegou primeiro
João 20:4
 
Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.

Jó 9:25 – “Meus dias correm mais velozes que um atleta; eles voam sem um vislumbre de alegria.

Encontro de Zaqueu com Jesus
Lucas 19:4
 
Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

Marcos 6:33 – Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.


O poder do Senhor  
1 Reis 18:46
  
O poder do Senhor veio sobre Elias, e ele, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel.

Filipenses 2:16 – Retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

Como poderá competir com cavalos
Jeremias 12:5
    
"Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?

Somos santuário de Deus e o Espírito Santo habita em nós; assim, cuide sempre da sua saúde física e espiritual e veja também Os 37 versículos sobre AVIVAMENTO para receber uma renovação espiritual de Deus

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!