Estudo e explicação de Lucas 12:34 (onde estiver o seu tesouro)

Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração. Este é um dos versículos mais comuns da Bíblia Sagrada, e bastante ouvido em pregações de Igrejas. No entanto, aqui em Lucas 12:34, nos revela que devemos deixar Jesus ser o tesouro de nossa alma, e deixar o nosso coração ir frequentemente ao lugar onde sua honra habita.

Veja também: Estudo de Mateus 11:28; “vinde a mim, os que estais cansados

No artigo abaixo, destacamos alguns comentários bíblicos de teólogos cristãos, acerca do versículo Lucas 12:34. Confira:

Comentário sobre Lucas 12:34 de John Gill

Para onde seu tesouro é, …. seja no céu, ou na terra, o seu coração também será: o coração é sempre definido sobre o tesouro, e assim como o tesouro de um homem, esse é seu coração, que é, set sobre ele; Se o seu tesouro é só aqui, e ele não tem as verdadeiras riquezas, seu coração é tão terrestre e carnal; Mas se seu tesouro é celestial, seu coração e conversa estarão no céu;

Comentário de Jonh Trapp

Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.

Versículo. 34. Lá estará seu coração – Sua afeição mais íntima, sua principal alegria e confiança.

Comentário de Adam Clarke

Versículo 34. Onde seu tesouro está. Os homens fixam seus corações em seus tesouros, e frequentemente recorra ao local onde os depositaram, para ver se tudo está seguro e protegido. Deixe Deus ser o tesouro de sua alma e deixe seu coração ir frequentemente ao lugar onde sua honra habita. Há uma passagem paralela curiosa a isso em Plauto , citado pelo Bispo Pearce em Mateus 6:21. (Nam ego sum hic; animus domi est, sc. cum argento meo) . “Estou aqui, mas meu coração está em casa, ou seja, com meu dinheiro.”

Referências bíblicas:

Mateus 6:19 – “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam”.

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”.

Isaías 2:7 – “Sua terra está cheia de prata e ouro; seus tesouros são incontáveis. Sua terra está cheia de cavalos; seus carros não têm fim”.

Provérbios 2:4-5 – “se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus”.

Isaías 45:3 – “Darei a você os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome”.

2 Coríntios 4:6-7 – Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

Jeremias 15:13 – “Diga a esse povo: Darei de graça a sua riqueza e os seus tesouros como despojo, por causa de todos os seus pecados em toda a sua terra”.

Provérbios 11:4 – “De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!