15 versículos-chave sobre batalha espiritual que vão te ajudar a vencer os maus pensamentos

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Aqui em Colossenses 3:2, visto como um dos versículos sobre batalha espiritual na mente mais relevante da Bíblia, nos ensina que devemos afastar-se do pecado e hábitos que tínhamos antes de conhecer a Deus.

No entanto, podemos afirmar que isso só é possível se mantermos os nossos pensamentos nas coisas de cima. Ou seja, neste mesmo capítulo 3, o apóstolo Paulo nos exorta que devemos fazer morrer tudo o que pertence à natureza terrena, como imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus, ganância, idolatria, etc.

Passagens bíblicas sobre batalha espiritual na mente para alimentarmos nossos pensamentos das coisas dos céus

Sim, quando verdadeiramente alimentamos os nossos pensamentos com as coisas do alto, sem dúvida, ficamos mais cheios da graça de Deus. Mas afinal, batalha espiritual na mente, o que significa essa expressão? então, conhecido também como guerra espiritual na mente, nada mais é que um tipo de conflito que os crentes enfrentam contra as forças espirituais do mal, conforme diz Efésios 6:12.

Sendo assim, os cristãos devem se esforçar para ter a mente renovada e se concentrar nas coisas do Senhor. Afinal, se o campo de batalha se inicia em nossa mente mas, se não estivermos alimentados espiritualmente, de fato, ficaremos fracos e então correremos o risco de sermos derrotados pelo adversário. Por isso que é fundamental estudarmos a Bíblia e meditar nela de dia e de noite (Josué 1:8); e claro, perseverar na oração, para sermos fortalecidos em Cristo Jesus e também revestidos de toda armadura (Efésios 6:11-19)!

A seguir, você irá conferir os principais versículos sobre batalha espiritual na mente e como vencer os pensamentos ruins segundo a palavra de Deus. Veja!

O que a Bíblia diz sobre a batalha espiritual na mente?

Transformem-se pela renovação da sua mente
Romanos 12:2

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Deuteronômio 11:18 – Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como sinal nas mãos e prendam-nas na testa.

Quem é espiritual tem a mente voltada para o Espírito
Romanos 8:5-7

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Tudo o que for de boa fama pensem nessas coisa
Filipenses 4:8

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

1 Coríntios 2:14-16 – Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente
do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Estejam com a mente preparada
1 Pedro 1:13-16

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Filipenses 4:6-7 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Os impuros tem a mente corrompidas
Tito 1:15

Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Procurem as coisas que são do alto
Colossenses 3:2-5

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Desejos e pensamentos
Efésios 2:3

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

A boca fala do que está cheio o coração
Mateus 12:34-35

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.

Salmos 119:15-16 – Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas.
Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.

Referencias cruzadas

2 Timóteo 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

 

Romanos 13:12-14 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

 

Tiago 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

 

1 Pedro 5:8 – Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

 

Efésios 6:11-13 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

A Bíblia diz em Mateus 26:41, que precisamos vigiar e orar para não cairmos em tentação. Ou seja, quando lemos os versículos sobre guerra espiritual na mente, aprendemos que se não vigiarmos, a nossa mente correrá o risco de ser corrompida e, logo o corpo também será, pois é a mente que comanda todo o nosso corpo.

Não tenha dúvida, tudo que o homem pensa, ele expressa; isto é, sua vida, conduta, hábitos ou comportamentos…todas essas coisas são frutos de seus pensamentos.

É por isso que devemos vigiar e ter o máximo de cuidado com nossas mentes, porque maus pensamentos podem sim levar o homem ao pecado.

Sabemos que Deus é onisciente. Ele conhece os pensamentos da nossa mente (1 Coríntios 3:20, Salmo 139:23-24). Acredite, se as nossas intenções forem boas, com certeza as nossas obras serão puras. Mas, se os pensamentos forem maus, sem dúvida nossas ações também serão impuras (Marcos 7:20-23).

Mas, quando buscamos a renovação da nossa mente, ficamos mais perto de Deus e aprofundamos o nosso relacionamento com Ele, crescendo na graça e enchendo nosso cântaro de chuvas de bençãos (Ezequiel 34:26), e você também pode conferir Os 25 versículos de motivação que vão RENOVAR as suas forças

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!