Versículos sobre desanimo espiritual

Não é de hoje que alguns cristãos vem enfrentando o desanimo espiritual dentro da igreja, sabemos que permanecer firme na caminhada não é nada fácil, mas o próprio Senhor Jesus disse – que neste mundo teríamos aflições, ou seja ele mesmo disse que não seria fácil, mas ele também nos disse para termos bom ânimo, pois ele venceu o mundo – João 16:33.

Alguns sintomas de desanimo espiritual é: não sentir vontade de orar, não querer ir nos cultos ou, quando vai, não presta atenção na palavra e nem nos louvores, pode até cantar, mas com pouca fé. Ainda assim, Quando recebe a oportunidade nos cultos, recusa, não sente ânimo nem de cantar um louvor e nem de trazer uma palavra.

A verdade, é que Deus quer uma igreja animada, alegre, não importa quais forem as dificuldades ou circunstancias, o Senhor não quer crente desanimado. Lute a cada dia e não deixe o desanimo te vencer, lembre-se  que Deus está sempre presente na vida do seu povo, ele tem promessa na vida daqueles que o amam.

A maneira de como vencer o desânimo espiritual, começa primeiro em – “Bíblia e Oração”, que alguns Pastores costumam chamar de vitamina “BO”. Às vezes, o desanimo espiritual vem – justamente por falta de oração e falta de alimento da palavra de Deus, quer dizer, quando o crente deixa de examinar as Escrituras Sagradas, ele corre o risco de enfraquecer espiritualmente, pois a palavra de Deus e a oração é o principal alimento espiritual que todo crente precisa para permanecer firme, forte e animado!

O cristão quando está desanimado, corre o risco de desviar, e, isso não é nada bom, pois é isso que o adversário quer, que ninguém seja salvo. Deus tem uma palavra de animo para pessoas desanimadas, livro de 2 Coríntios 4:16-18, a palavra do Senhor diz que não devemos nos desanimar, e nem deixar as coisas de fora nos abalar interiormente, ou seja, mesmo que o homem exterior esteja triste, desanimado, o homem interior precisa permanecer firme, forte e não pode desistir. Muitas vezes, uma crítica ou fuxico, já é motivo do cristão desanimar dentro da igreja. É isso que a palavra de Deus está dizendo, que não devemos deixar as coisas de fora nos abalar interiormente, ou seja precisamos permanecer equilibrado e firme por dentro.

Nunca esqueça que o crente precisa ter compromisso sério com Deus, sempre participar dos cultos, dos trabalhos da igreja, e também a cada dia tendo o interesse de estudar a Bíblia Sagrada, orando e buscando melhorar na graça, dando sempre o seu de melhor pra Deus, adorando-o em espírito e em verdade. Lembre-se, o crente que deixar de praticar tudo isso, ele corre o risco de desanimar, ou enfraquecer espiritualmente. Nas igrejas, existem alguns crentes que estão fracos espiritualmente, pois a palavra de Deus “fala”, “fala”, e não entra nada no cristão. Muitas vezes, Deus quer usar o crente, mas ele estar dormindo, sabemos que aqui na terra, nós somos a boca e as pernas de Deus, para levar as boas novas.

Sabemos que, não é porque a pessoa é evangélica que ela não corre o risco de desanimar dentro da igreja, isso pode acontecer com qualquer cristão. Mas, Deus sabe de todas as coisas, ele sabe o que se passa na vida de cada um, pois a palavra do Senhor mesmo disse que, o inimigo veio para matar, roubar e destruir, ou seja o adversário trabalha com bastante persistência para querer destruir o povo de Deus, e ele nunca para de perseguir.

Em todas as coisas, Deus deseja ver o seu povo firme e animado. Não desista, pois Deus tem o melhor para todos nós, sabendo ele a causa e dificuldade que todos enfrentam, mas tenha bom ânimo, Deus vai de fortalecer, trazendo a sua alegria de volta. Só o Espírito Santo é que tem o poder de transformar vidas, ele vai te restaurar, e tudo que o inimigo está tentando tirar de você, Deus vai te dar força e coragem para vencer todas as batalhas espirituais e o próprios Senhor virá te dar vitória. Creia e Deus cuidará de você!

Para uma boa meditação na palavra de Deus, destacamos abaixo poderosos versículos para vencer o desânimo. Deus vai falar contigo, e hoje mesmo a sua vida irá mudar, em nome de Jesus! Acompanhe abaixo:

Salmos 42:11 – “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

1 Pedro 5:6-7 – “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.

João 16:33 – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Filipenses 4:7 – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

2 Coríntios 4:16-18 – “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”.

2 Tessalonicenses 2:16-17 – “Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras”.

Salmos 145:18-19 – “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva”.

Isaías 40:31 – “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias;
correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”.

2 Coríntios 4:8 – “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”.

2 Coríntios 1:3-4 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”.

Salmos 40:1-3 – “Depositei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”.

Salmos 34:17 – “Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações”.

2 Tessalonicenses 3:3 – “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno”.

Salmos 91:1-6 – “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas,
e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira
nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia”.

Filipenses 4:6-7 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

Romanos 12:11-12 – “Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!