37 versículos sobre AVIVAMENTO para receber uma renovação espiritual de Deus

Essa é uma expressão que ouvimos muito na igreja, porém não aparece na Bíblia Sagrada. Mas, existem vários versículos sobre avivamento os quais nós o chamamos:

  • Neemias 8:10-12 (a renovação da aliança com Deus, após o arrependimento)
  • 2 Crônicas 15:8 (fala acerca da decisão do rei Asa)
  • Jonas 3:4-5 (a pregação de Jonas e o arrependimento de Nínive)
  • 2 Crônicas 30:21-23 (destaca sobre a comemoração da Páscoa no reinado de Ezequias)
  • Atos dos Apóstolos 2:2-4 (esse foi o dia de Pentecostes, desceu o Espírito Santo e encheu toda a casa)

Observando todos esses versículos sobre avivamento, podemos afirmar que houve uma renovação espiritual na vida de homens e mulheres. Ou seja, as pessoas que foram avivadas, abandonaram o pecado e passaram a dedicar as suas vidas ao Senhor. Quer dizer, alegremente, elas louvavam a Deus com grande fervor, sentiam a presença do Espírito Santo e enchiam de coragem para cumprir as ordenanças do Senhor.

Veja também: 33 versículos sobre processos na Bíblia; entenda porque temos que passar por ele

Acreditamos que esses sejam alguns dos principais sinais de um avivamento. Entretanto, caso você queira começar um avivamento, o primeiro passo é começar a se preparar.

Ou seja, grandes avivamentos são frutos de:

  • Oração
  • Comunhão com Deus
  • Jejum
  • Dedicação totalmente a Deus
  • Estudo da palavra de Deus

O principal é oração: muitas pessoas dedicam a orar muitos anos para receber uma transformação espiritual. Sem dúvida, por trás dos grandes avivamentos há todo esse processo os quais muitos não sabem. Sim, no livro de Atos dos Apóstolos 4:31-33, tido como um dos mais importantes versículos bíblicos sobre avivamento, destacam que as pessoas se encherem do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus após eles terem orado. A ORAÇÃO É O CAMINHO!

Esses são os versículos de avivamento: um tempo de renovação espiritual

Agora que você já entendeu o que é avivamento, que verdadeiramente trata-se de uma renovação espiritual que causa mais fervor e dedicação ao Senhor, é hora de conhecer os 32 versículos que falam sobre avivamento que irão trazer um grande renovo espiritual para a sua vida hoje mesmo. Veja a seguir!

Avivamento na Bíblia

Derramarei do meu Espírito sobre todos
Joel 2:28-29

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.

Atos dos Apóstolos 2:1-4 – Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Derramarei do meu Espírito sobre todos
Atos dos Apóstolos 2:14-18

Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judeia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: " 'Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões,
 os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole e minha bênção sobre seus descendentes.

Todos estavam cheios de temor
Atos dos Apóstolos 2:43-47

Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele.

Faze resplandecer sobre nós o teu rosto
Salmos 80:19

Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 85:6 – Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?

O Espírito do Soberano
Isaías 61:1-4

O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão
 com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor
 e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas,
 o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor,
 para manifestação da sua glória. Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Os montes tremeriam diante de ti
Isaías 64:1-4

Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti! Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti! Pois, quando fizeste coisas tremendas, coisas que não esperávamos,
 desceste, e os montes tremeram diante de ti. Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.

Jeremias 23:29 – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergun­ta o Senhor, “e como um martelo que despeda­ça a rocha?

Porei o meu Espírito em vocês
Ezequiel 37:1-14

A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: "Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?"
 Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes". Então ele me disse: "Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor". E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mor­tos, para que vivam". Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme! Então ele me disse: "Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: 'Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados'. Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei e fiz. Palavra do Senhor".

Atos dos Apóstolos 19:6 – Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

Ele os batizará com o Espírito Santo
Lucas 3:16

João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Êxodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Cavalos e carros de fogo
2 Reis 6:17

E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o ­Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

Salmo 19:7 – A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes.

Pois o nosso "Deus é fogo consumidor!
Hebreus 12:28-29

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso "Deus é fogo consumidor!"

Atos dos Apóstolos 4:31 – Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Línguas de fogo
Atos dos Apóstolos 2:2-4

De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Tremo diante dos teus atos
Habacuque 3:2

Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Mateus 24:14 – E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Se alguém está em Cristo
2 Coríntios 5:17

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Crônicas 7:14 – Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

Quando o Espírito da verdade vier
João 16:13

Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.

2 Coríntios 1:21-22 – Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Louvaram o Senhor
2 Crônicas 30:21-23
    
Os israelitas presentes em Jerusalém celebraram com muita alegria a festa dos pães sem fermento durante sete dias. Diaria­mente os levitas e os sacerdotes cantavam louvores ao Senhor, ao som dos ­ instrumentos ressonantes do Senhor. Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os levitas que mos­traram boa disposição para com o serviço do Senhor. Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apre­sentaram sacrifícios ­ de comunhão e louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados. E toda a assembleia decidiu prolongar a festa por mais sete dias, e celebraram-na com alegria.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Voltem-se para Deus
Atos dos Apóstolos 3:19-21

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

O Deus de toda a graça
1 Pedro 5:10

O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.

Salmos 80:3 – Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Estamos sendo transformados
2 Coríntios 3:18

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Cria em mim um coração puro
Salmos 51:10-12

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

O avivamento é uma benção do Senhor. Por tanto, comece a dedicar a sua vida a Ele agora mesmo e jamais desista, pois Jeová promete restaurar vidas. Em alguns desses versículos sobre avivamento, Deus restaurou a vida de muitas pessoas, com por exemplo: Atos dos Apóstolos 2:14-18; Joel 2:28-29; Atos dos Apóstolos 2:1-4 e Atos dos Apóstolos 2:43-47.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!