Versículos sobre Ciúmes na Bíblia

Você sabia que o ciúme é um dos sentimentos que mais causam preocupações e invejas na vida das pessoas? poi é, o ciúme é um sentimento muito difícil de lidar com ele, ou seja, nem todo mundo consegue controlar esse problema.

Não podemos deixar ser levado pelo ciúme, pois se não, acaberem muito mal. Temos que ser forte, e também ter o controle desse sentimento, para não tomar decisões precipitadas na vida.

Nesta página, estão os melhores versículos bíblicos que falam sobre ciúme. Medite na apalavra de Deus e guarde seus grandes ensinamentos. Pratique cada palavra de conselho, para adquirir sabedoria e vida.

Vamos aos versículos abaixo:

Provérbios 6:34 – “pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar”.

Tiago 3:16 – “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”.

Tiago 4:1-2 – “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, mas não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem”.

Provérbios 14:30 – “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.

Êxodo 34:14 – “Nun­ca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso”.

Êxodo 20:5 – “Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam”.

Deuteronômio 32:16 – “Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis”.

Deuteronômio 4:24 – “Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus zeloso; é fogo consumidor”.

Cânticos 8:6 – “Ponha-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor”.

1 Coríntios 13:4 – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha”.

Filipenses 2:3 – “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”.

Tiago 3:14-15 – “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca”.

Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão,
como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
Salmos 37:1-3

Salmos 79:5 – “Até quando, Senhor? Ficarás irado para sempre? Arderá o teu ciúme como o fogo”?

Êxodo 20:17 – “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

Provérbios 27:4 – “O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja”?

Atos dos Apóstolos 7:9 – “Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele”.

1 Coríntios 3:3-5 – “porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois, quando alguém diz: “Eu sou de Paulo” e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um”.

Efésios 5:3 – “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos”.

Gálatas 5:19-21 – “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”.

Romanos 13:13 – “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”.

Cânticos 8:6 – “Ponha-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor”.

1 Coríntios 13:4 – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha”.

Filipenses 2:3 – “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”.

Tiago 3:14-15 – “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca”.

Salmos 37:1-3 – “Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança”.

Definição
O ciúme é um sentimento inseguro, e contem vários significados, como por exemplo: medo de perder alguém que ama. Também significa inveja, entre vários sentidos. Ainda assim, pode significar desejo de proteger, ou de zelar algo que é motivo de orgulho.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!