Orar em silêncio ou em voz alta: Qual oração Deus ouve mais?

Podemos orar das duas maneiras, tanto em silêncio como em voz alta. No entanto, vai depender de cada situação e necessidade. Ou seja, em certas circunstâncias, por exemplo, é mais conveniente orar em silêncio, como no trânsito ou quando estamos falando com uma pessoa.

No livro de Mateus 6:6, a palavra de Deus nos diz o seguinte: “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.

Então, à luz da Bíblia, o Senhor é o único que tem o poder de ler os nossos pensamentos. Sendo assim, quando oramos em secreto, ou seja, não pronunciando as palavras, o inimigo não saberá o que estamos falando com Deus.

Ana, um exemplo de oração

Em conformidade com o texto bíblico, Ana orou a Deus silenciosamente: Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: “Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! ” Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor (1 Samuel 1:12-15).

Há momentos em nossas vidas que devemos fazer igual a Ana, “orar em silêncio”. Ou seja, quando temos um pedido especial, podemos fazê-lo em segredo ao Senhor. Como foi falado anteriormente em 1 Samuel 1, por diante, Ana tinha um desejo muito grande de ser mãe e, como não podia ter filhos, isto lhe afligia de tal modo que ela buscava a Deus em oração de forma silenciosa.

Contudo, não há nenhum problema em orar a Deus em silêncio. Agora, em ocasiões de adoração em família, ou na igreja, existe lugar para a oração em voz alta. Na verdade, é muito comum os irmãos orarem em voz alta na igreja, principalmente nos cultos de oração. Sem dúvida, orar com os irmãos em alta voz, pode ser bastante prazeroso para muitos.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!