23 versículos-chave sobre SUICÍDIO mostrando que Deus quer que todos optem a vida

Não matarás! quem falou essa frase foi o próprio Deus, quando deu os 10 mandamentos ao seu povo. De acordo com Êxodo 20:3-17, jamais devemos tirar a vida dos outros, nem a nossa própria.

Quando examinamos cada um dos versículos sobre suicídio na Bíblia, vemos que essa prática é pecado, pois é considerado um ato de rebeldia contra o Autor da Vida: o Deus Criador!

Você sabia que quando um indivíduo mata ou tira a sua própria vida, está querendo passar por cima da autoridade de Deus? pois é, somente Deus é o autor da vida! Ou seja, em conformidade com 1 Samuel 2:6, “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela“.

Passagens bíblicas sobre suicídio na Bíblia que mostram que essa não é a vontade de Deus para ninguém

Várias pessoas cometeram suicídio na Bíblia, algumas delas, foram:

  • Judas: Judas enforca-se (Mateus 27:1-5)
  • Saul e o escudeiro: Saul se joga sobre a sua espada (1 Samuel 31:3-6)
  • Sansão: “Que eu morra com os filisteus”, e o templo desaba (Juízes 16:29-31)
  • Aitofel: pôs seus negócios em ordem e se enforcou (2 Samuel 17:23)
  • Zinri: incendiou o palácio em torno de si, e morreu (1 Reis 16:18)
  • Abimeleque: pediu seu escudeiro para lhe tirar a vida (Juízes 9:54)

É importante ressaltar que o suicídio nunca é a solução. Aliás, os versículos sobre suicídio na Bíblia são bastantes claros, destacando que o suicídio é pecado e nem uma pessoa deve arriscar sua eternidade tomando uma decisão dessas. Por tanto, lembre-se sempre: o Senhor não tolera pecado!

O que a Bíblia fala sobre o suicídio?

Então, ao lermos Deuteronômio 30:19-20, vemos que o suicídio não é a vontade de Deus para nenhuma pessoa. Por tanto, leia estes versículos bíblicos sobre suicídio e veja que Deus quer que todos escolham a vida!

Por que morrer antes do tempo?
Eclesiastes 7:17

Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Vocês são santuário de Deus
1 Coríntios 3:16-17

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

Êxodo 20:13 – “Não matarás.

Entregue suas preocupações ao Senhor
Salmos 55:22

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.

1 Coríntios 6:19-20 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

Minha graça te basta
2 Coríntios 12:9-10

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

Salmo 25:18 – Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.

Confie no Senhor de todo o seu coração
Provérbios 3:5-6

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra
Salmos 34:17-20

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado.

2 Coríntios 4:8-9 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

Vocês valem mais do que muitos pardais
Lucas 12:6-7

Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

Mateus 11:28-30 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

A responsabilidade é grande demais
Números 11:14-15

Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”.

Salmos 46:1-3 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema
e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

Elias foge para salvar a vida
1 Reis 19:3-4

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”.

Isaías 26:3 – Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.

Deixo a paz a vocês
João 14:27

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

João 16:33 – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Agora escolham a vida
Deuteronômio 30:19

“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.

Josué 1:9 – Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Não haverá mais morte
Apocalipse 21:4

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

A Bíblia diz que em tudo devemos render graças ao Senhor (1 Tessalonicenses 5:18). Assim, que através desses versículos bíblicos sobre suicídio possamos refletir em cada frase e começar agora mesmo ser gratos a Deus pela vida que Ele nos dá.

Contudo, aproveite cada novo dia dado por Deus para viver para a Sua glória e confira também Os 20 Versículos apropriado para pessoas com depressão que você precisa conhecer já

Referências cruzadas

  • Mateus 12:31-32 / Marcos 3.28-30 – O único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo.
  • Gálatas 1:4 / João 19:30 / Romanos 4:25 / Colossenses 2:13-15 – os pecados dos crentes já foram pagos por Jesus na cruz.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!