Versículos de órfãos e viúvas

Na Bíblia Sagrada, encontramos vários versículos de órfãos, e outros que falam também sobre viúvas. Órfão significa – filho que perdeu seus pais, ou que perdeu seu pai ou sua mãe, ou pode significar também filho desamparado, desprotegido, sem nenhum parente. Já no caso de mulher viúva, significa – aquela que perdeu seu marido, e que não se casou de novo, ou seja, mulher que, tendo-lhe falecido o marido.

Os órfãos e as viúvas são protegidos por Deus, ele não gosta de ver nenhum tipo de injustiça com eles, afinal, quem maltratar os órfãos ou as viúvas, podem sofrer consequências difíceis.

Deus nos ordenou para fazer o bem aos órfãos e também às viúvas, eles são pessoas precisadas, ou até mesmo indefesas, que necessitam de apoio.

Nunca devemos esquecer de orar pelos órfãos e nem pelas viúvas, pois eles são carentes de orações. Devemos amá-los, e valorizá-los, assim como nós somos preciosos para Deus, eles também são joia rara do Senhor, que precisam ser bem cuidados.

A Bíblia destaca grandes versículos de viúvas no Novo Testamento, nos livros de Mateus 23:14, 1 Timóteo 5:16, Isaías 1:17, falam muito sobre viúvas. Porém, no Velho Testamento, os versículos de viúvas que mais se destacam, são dos livros de Deuteronômio 10:18, Salmos 146:9, Isaías 1:17.

Órfãos, viúvas e estrangeiros, esses, nós devemos abrir os nossos corações para eles, pois Deus se alegra com o bem que fazemos ao próximo, principalmente os mais carentes de ajuda. Deus é pai dos órfãos, consolador daqueles que precisam de amor. Também, sabemos que, Deus cuida das viúvas, pois elas são mulheres guerreiras, que mesmo com a perda de seus maridos, nunca deixam de cuidar de seus filhos e ajudá-los. Certamente, essas fortes guerreiras, encontram suas forças no Senhor, o qual Ele os abençoa sempre.

Fazer o bem, não tem coisa melhor na vida para nos deixar feliz, sem dúvida, aquele que ajuda é mais feliz do que quem recebe. Contudo, cuidar das viúvas e dos órfãos, é uma alegra para aqueles que amam o Senhor, pois Deus cuida dos órfãos, e, se nós fazer o bem ao próximo como o Senhor deseja, ele também cuidará de nós, assim quando precisarmos da ajuda dele.

Dizimo – órfãos e viúvas, o que a Bíblia diz? No livro de Deuteronômio 26:12, o texto bíblico fala: “Quando tiverem separado o dízimo de tudo quanto produziram no terceiro ano, o ano do dízimo, entreguem-no ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que possam comer até saciar-se nas cidades de vocês”. Porém, no livro de Malaquias 3:10, a Bíblia fala – “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”.

Devolver o dízimo para Deus é muito importante, e, a casa do Senhor não pode ficar sem receber o dízimo, pois se não, ela não terá como se manter de pé, ou seja, para que aja sempre alimento na casa de Deus, é preciso ajudar dos dízimos, pois os dízimos que devolvemos, eles serão aplicados nas obras do Senhor. Afinal, a igreja precisa ser reformada, ela precisa do dízimo para pagar seus impostos, para ajudar nas construções ou nas reformas de outros ministérios, os quais pertencem a mesma congregação. Porém, se você sente de ajudar as pessoas carentes, faça isso de coração, pois Deus se alegra com aqueles que amam, que se preocupam e que ajudam o próximo, mas, faça isso separadamente, sem tirar o dízimo da igreja de Deus.

Para sua meditação, destacamos alguns versículos bíblicos que falam sobre órfãos e viúvas. Veja:

Deuteronômio 10:18 – “Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa”.

Deuteronômio 24:17 – “Não neguem justiça ao estrangeiro e ao órfão, nem tomem como penhor o manto de uma viúva”.

Êxodo 22:22-24 – “Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque, se o fizerem e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos”.

Salmos 146:9 – “O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva, mas frustra o propósito dos ímpios”.

Deuteronômio 24:19 – “Quando vocês estiverem fazendo a colheita de sua lavoura e deixarem um feixe de trigo para trás, não voltem para apanhá-lo. Deixem-no para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos”.

Deuteronômio 24:20 – “Quando sacudirem as azeitonas das suas oliveiras, não voltem para colher o que ficar nos ramos. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva”.

Deuteronômio 24:21 – “E, quando colherem as uvas da sua vinha, não passem de novo por ela. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva”.

Isaías 1:17 – “aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva”.

Deuteronômio 26:13 – “Depois digam ao Senhor, o seu Deus: ‘Retirei da minha casa a porção sagrada e dei-a ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, de acordo com tudo o que ordenaste. Não me afastei dos teus mandamentos nem esqueci nenhum deles”.

Salmos 68:5 – “Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação”.

Tiago 1:27 – “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”.

Deuteronômio 10:17-18 – “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno. Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa”.

Jeremias 22:3 – “Assim diz o Senhor: “Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar”.

Zacarias 7:10 – “Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tra­mem maldades uns contra os outros”.

1 Comentário

  1. Posso ver o lado da aqueles que necessitam ,principalmente os órfãos e viúvas, vou ajuda_los conforme a bíblia a partir desse momento , vou olhar ,com olhar humano ,suprindo as suas necessidades, em conformidade com as leis de Deus. Fazendo um pouquinho de justiça…..

    Vilma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *