É pecado casar com primo? Descubra agora com os versículos da palavra de Deus

A Bíblia destaca claramente que é pecado namorar e casar com parentes mais próximos. Mas, não se fala nada especificamente sobre relacionamento entre primos. Sendo assim, casamento entre primos, em segundo ou terceiro grau não é pecado, pois já são parentes mais distantes.

Por tanto, a Bíblia não proíbe o casamento entre primos e primas. Mas, proíbe o namoro e casamento entre parentes próximos: “Ninguém poderá se aproximar de uma parenta próxima para se envolver sexualmente com ela. Eu sou o Senhor” (Levítico 18:6-6).

Confira baixo alguns versículos da palavra de Deus que falam sobre os tipos de relacionamentos que a Bíblia condena entre parentes mais próximos, segundo o livro de Levítico 18:6-16:

Pais e filhos

“Não desonre o seu pai, envolvendo-se sexualmente com a sua mãe. Ela é sua mãe; não se envolva sexualmente com ela” (Levítico 18:6-7).

Padrastos e enteados

“Não se envolva sexualmente com a mulher do seu pai; isso desonraria seu pai” (Levítico 18:6-8).

Irmãos ou meios-irmãos

“Não se envolva sexualmente com a sua irmã, filha do seu pai ou da sua mãe, tenha ela nascido na mesma casa ou em outro lugar” (Levítico 18:6-9).

Avós e netos

“Não se envolva sexualmente com a filha do seu filho ou com a filha da sua filha; isso desonraria você” (Levítico 18:6-10).

Meio irmãos

“Não se envolva sexualmente com a filha da mulher do seu pai, gerada por seu pai; ela é sua irmã” (Levítico 18:6-11).

Tios e sobrinhos

“Não se envolva sexualmente com a irmã do seu pai; ela é parenta próxima do seu pai” (Levítico 18:6-11).

Sobrinhos e tios

“Não se envolva sexualmente com a irmã da sua mãe; ela é parenta próxima da sua mãe” (Levítico 18:6-13).

Tia / tio (sobrinho, sobrinha)

“Não desonre o irmão do seu pai aproximando-se da sua mulher para com ela se envolver sexualmente; ela é sua tia” (Levítico 18:6-14).

Sogros e genros ou noras

“Não se envolva sexualmente com a sua nora. Ela é mulher do seu filho; não se en­volva sexualmente com ela” (Levítico 18:6-15).

Cunhados / marido ou esposa do irmão

“Não se envolva sexualmente com a mulher do seu irmão; isso desonraria seu irmão” (Levítico 18:6-16).

Então, como foi falado no início do texto, a Bíblia não proíbe o casamento entre primos, porém proíbe entre parentes mais próximos. Sendo assim, é aconselhável analisar cada caso antes de tomar qualquer decisão. Já o casamento entre primos e primas em primeiro grau, é mais controverso. Por tanto, é necessário ser analisado com cuidado.

Aqui no Brasil, o casamento entre primos em primeiro grau é permitido. Mas, vale ressaltar que, em alguns outros países é proibido. Caso você mora em outro país, busque informações acerca do que a lei diz. No livro de Tito 3:1, a palavra de Deus diz que devemos obedecer as autoridades (à lei): “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.