30 versículos para quem está sofrendo por amor (crise no casamento, divórcio, término de namoro…)

Quem nunca sofreu por amor, não é mesmo? Mas, quando o amor realmente parece despedaçar nossos corações, a Bíblia nos oferece palavras de consolo e promessas de renovação. É isso mesmo, em meio à dor de uma separação ou crise no relacionamento, encontramos refúgio na certeza de que Deus é o nosso grande consolador, aquele que cuida de nós nos momentos mais difíceis. Embora o caminho pareça obscuro agora, há uma luz que brilha adiante: a promessa de que Deus está preparando algo extraordinário para cada um de nós.

Este momento de dor pode ser um período de crescimento espiritual e preparação para o encontro com uma pessoa especial, alguém que compartilhará com você os propósitos de Deus para suas vidas. Mas lembre-se, antes de se relacionar com alguém, procure uma pessoa que serve o mesmo Deus que você e que ame a Deus acima de todas as coisas.

Afinal, uma pessoa que ama a Deus acima de todas as coisas, jamais vai desistir do seu relacionamento, casamento, família…Contudo, seja obediente a Deus e ore antes de namorar alguém, pois a obediência a Deus trará benção ao seu casamento. No entanto, se está pensando em se separar, lembre que Deus é contra o divorcio. Assim, antes de tomar qualquer decisão, procure orar, buscar a Deus na Palavra e, ver quais conselhos o Senhor tem para restaurar o seu relacionamento. É muito importante pensar na reconciliação, ainda mais quando se tem filhos. A Bíblia só permite o divórcio em caso de traição, violência contra a mulher, algo do tipo.

A seguir, você irá conferir os principais versículos para quem está enfrentando crise no relacionamento ou sofrendo por amor que vão edificar poderosamente a sua vida.

Passagens bíblicas para quem está sofrendo por amor ou enfrentando divórcio

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6)

“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.” (Salmos 9:9)

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14:27)

“Quem habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio’.” (Salmos 91:1-2)

“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Salmos 55:22)

“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.” (Salmos 34:17)

“O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.” (Naum 1:7)

“Porque eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.” (Isaías 41:13)

“Em Deus faremos proezas, pois é ele quem pisará os nossos adversários.” (Salmos 60:12)

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmos 34:18)

“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.” (Salmos 68:19)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Salmos 46:1)

“Pois sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.” (2 Coríntios 4:16)

“O Senhor é bom, um abrigo em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.” (Naum 1:7)

“Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, muito além de toda comparação.” (2 Coríntios 4:17)

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5)

“O Senhor é bom para com todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.” (Salmos 145:9)

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)

“Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” (Mateus 5:44)

“Porque estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39)

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.” (Efésios 6:14-15)

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

“Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” (Romanos 14:8)

“Vocês o amam, apesar de não o terem visto; e, embora não o estejam vendo agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa.” (1 Pedro 1:8)

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.” (Salmos 28:7)

“No mundo vocês terão tribulações; mas tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.” (1 Coríntios 13:4-5)

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Citações bíblicas para ajudar casamento em crise

Quando o casamento enfrenta turbulências, é fácil se sentir perdido. No entanto, é importante lembrar que crises podem ser oportunidades para crescimento e renovação. Ao invés de se render ao desespero, é hora de se voltar um para o outro com compaixão, abertura e disposição para mudar. Contudo, que tal explorar o caminhos para reacender a chama do amor e reconstruir os alicerces do seu relacionamento. Este é o momento dos dois se unirem e enfrentar  os desafios e emergirmos ainda mais fortes, fortalecidos pelo poder do amor e do compromisso que há em seus corações. Não tenha dúvida, a Bíblia te ajudará a restaurar seu relacionamento. Somente creia em Deus e confie nEle, porque sempre tem o melhor para aqueles que o amam! Abaixo, estão os mais poderosos versículos para ajudar casamento em crise. Veja:

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe.” – Mateus 19:6

“Seja sobre tudo o amor mútuo constante, pois o amor cobre uma multidão de pecados.” – 1 Pedro 4:8

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne.” – Gênesis 2:24

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.” – Mateus 7:12

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” – Tiago 1:22

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece.” – 1 Coríntios 13:4

“Não sejais vencidos do mal, mas vencei o mal com o bem.” – Romanos 12:21

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” – Efésios 5:25

“Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor.” – Efésios 5:22

“Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Deus.” – Efésios 5:21

“O homem sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo encoleriza-se, e dá-se por seguro.” – Provérbios 14:16

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.” – Colossenses 3:19

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” – Efésios 5:1

“Não devolveis mal por mal, nem injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizei; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” – 1 Pedro 3:9

“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.” – Provérbios 15:16

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” – Romanos 12:9

“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” – Romanos 13:10

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” – Provérbios 4:23

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” – Romanos 12:12

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” – Provérbios 3:5

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!