Frases bíblicas sobre Corpus Christi

A Bíblia diz que Cristo instituiu a Santa Ceia como memorial de sua morte, que deve ser celebrado até o dia de sua vinda (1 Coríntios 11:26). Entretanto, vale ressaltar que, o Senhor Jesus, em momento algum mandou celebrar o pão e o vinho como sendo seu corpo e sangue verdadeiros. Na verdade, criar festas para celebrar acontecimentos da Bíblia não é errado. Porém, já a festa de Corpus Christi, se baseia em princípios que não estão em conformidade com a palavra de Deus.

Os novos convertidos na graça que estão caminhando agora com Jesus, precisam saber que, o pão e o vinho não se tornam na carne e no sangue de Cristo. Ou seja, isso significa que são apenas símbolos, para que a igreja venha sempre se lembrar do Senhor. Entretanto, à luz das Escrituras Sagradas, podemos afirmar que adorar o pão e o vinho no Corpus Christi, trata-se de uma idolatria (Romanos 1:25). Saiba que, a idolatria é um perigo muito grande, e sua pratica é um pecado claramente punido pelo Senhor.

Corpus Christi e a Bíblia Sagrada

João 6:51 – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

Mateus 26:26-29 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”.

Marcos 14:22-25 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E disse-lhes: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.

Lucas 22:19-20 – “Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês”.

1 Coríntios 11:23-30 – “Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram”.

1 Coríntios 10:16-17 – “Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a participação no sangue de Cristo e que o pão que partimos é a participação no corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão”.

João 6:53-57 – “Jesus lhes disse: “Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa”.

Hebreus 9:15-17 – “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez”.

Romanos 6:5-10 – “Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas, vivendo, vive para Deus”.

Romanos 7:4-6 – “Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita”.

Os evangélicos podem celebrar o Corpus Christi?

Então, de acordo com o texto bíblico, a igreja é o corpo de Cristo, a sua noiva amada, conforme mencionado em 1 Coríntios 12:27. Sendo assim, os crentes, são na verdade várias partes deste corpo que, constituem a igreja, que é a esperança para o mundo perdido (Romanos 12:4-5).

Um pecador, quando se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu único salvador, Cristo faz morada em seu coração. Por tanto, a ceia, na verdade serve para o crente lembrar que Jesus está dentro dela (Gálatas 2:20).

Corpo de Cristo “A igreja é o corpo de Cristo”

Colossenses 3:15 – “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos”.

Colossenses 1:18 – “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia”.

Efésios 4:16 – “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.

1 Coríntios 6:15 – “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma”!

Efésios 4:4 – “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só”.

Colossenses 1:24 – “Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja”.

Efésios 5:29-30 – “Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo”.

1 Coríntios 12:27 – “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”.

Romanos 12:4-5 – “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”.

1 Coríntios 12:12 – “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.