Versículos Evangélicos

Versículos para estudo da palavra de Deus

Versículos da Bíblia

36 versículos-chave da Bíblia sobre divórcio e descubra as consequências da separação

A Bíblia diz que Deus é contra o divórcio. Ao lermos os Evangelhos, vemos que Jesus destaca a importância da santidade no casamento, citando o livro de Gênesis, onde Deus estabelece que o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, tornando-se uma só carne. Jesus ensina que o divórcio não era parte do plano original de Deus para o casamento e que só foi permitido por causa da dureza do coração do homem. Ele menciona a exceção de adultério como justificativa para o divórcio, mas salienta a importância de buscar a reconciliação sempre que possível. Assim, para os crentes, o divórcio é encarado com seriedade, sendo visto como uma medida extrema e dolorosa que só deve ser considerada em circunstâncias extremas, a exemplo violência contra a mulher ou em caso de adultério; enquanto se busca sempre a restauração e a reconciliação dentro dos princípios bíblicos. A seguir, destacamos os principais versículos sobre divórcio para pensar antes de tomar essa decisão.

Passagens bíblicas sobre divórcio que mostram que Deus detesta a separação

Malaquias 2:16 – ” ‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, ‘e também odeio o homem que se cobre de violência como se fosse uma veste’, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto, tenham bom senso; não sejam infiéis.”

Mateus 5:31-32 – “Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher, deverá dar a ela uma certidão de divórcio’. Eu, porém, lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, a expõe a tornar-se adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.”

Lucas 16:18 – “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada de seu marido estará cometendo adultério.”

Romanos 7:2-3 – “Porque a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele estiver vivo; mas, se ele morrer, ela está livre da lei conjugal, e assim, se casar com outro homem, não será considerada adúltera.”

1 Coríntios 7:12-13 – “Aos outros digo eu, não o Senhor: Se um irmão tem uma mulher que não é crente e ela concorda em viver com ele, não se divorcie dela. E se uma mulher tem um marido que não é crente e ele concorda em viver com ela, não se divorcie dele.”

Deuteronômio 24:1-4 – “Se um homem casar com uma mulher que se tornar indigna aos seus olhos, por ter ele encontrado algo indecente nela, e lhe escrever uma certidão de divórcio, der essa certidão à mão dela e a mandar embora de sua casa, e se ela sair da casa dele e se casar com outro homem, e este também vier a desprezá-la, der a ela uma certidão de divórcio, der essa certidão à mão dela e a mandar embora de sua casa, ou se o segundo marido morrer, então, o primeiro, que a desposou e a mandou embora, não poderá tornar a desposá-la, depois que ela foi contaminada, porque isso seria detestável perante o Senhor. Não tragas pecado sobre a terra que o Senhor, o teu Deus, te dá por herança.”

1 Coríntios 7:15 – “Mas, se o descrente quiser separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não estão debaixo de servidão; Deus nos chamou para viver em paz.”

Efésios 5:31 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”

1 Timóteo 3:2 – “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, respeitável, hospitaleiro, capaz de ensinar,”

1 Timóteo 3:12 – “Os diáconos devem ser maridos de uma só mulher e governar bem seus filhos e suas casas.”

1 Timóteo 5:9 – “Nenhuma viúva deve ser incluída na lista de viúvas, a não ser que tenha pelo menos sessenta anos, tenha sido fiel ao seu marido,”

Tito 1:6 – “um ancião deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos fiéis que não podem ser acusados de libertinagem nem de insubordinação.”

Hebreus 13:4 – “Digno de honra entre todos seja o casamento, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.”

Mateus 19:9 – “Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério.”

1 Coríntios 7:2 – “Mas, por causa da imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, seu próprio marido.”

Marcos 10:2-12 – “Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: ‘É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher?’ Ele respondeu: ‘O que Moisés ordenou a vocês?’ Disseram eles: ‘Moisés permitiu ao homem dar uma certidão de divórcio à sua mulher’. Jesus respondeu: ‘Foi por causa da dureza de coração que Moisés escreveu essa lei para vocês. Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe’. Quando estavam em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre isso. Ele respondeu: ‘Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério’.”

1 Coríntios 7:10 – “Aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do seu marido.”

1 Coríntios 7:11 – “Mas, se ela se separar, que permaneça sem casar-se ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua mulher.”

1 Coríntios 7:39 – “A mulher está ligada pela lei enquanto o seu marido estiver vivo; mas, se ele morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.”

Mateus 19:6 – “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.”

Mateus 19:3-9 – “Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: ‘É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?’ Respondeu Jesus: ‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’? E disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe’. ‘Por que, então’, perguntaram eles, ‘Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?’ Jesus respondeu: ‘Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres, por causa da dureza de coração de vocês, mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério’.”

Marcos 10:11-12 – “Ele respondeu: ‘Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério contra ela. E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério’.”

1 Coríntios 6:9-10 – “Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens que se passam por homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Versículos Evangélicos

A equipe editorial do Versículos Evangélicos é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia e pela escrita. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante.