22 versículos sobre namorados; entenda como deve ser o namoro segundo a Bíblia

Na Bíblia, é possível encontrar vários versículos sobre namorados, os quais destacam grandes conselhos para jovens casais.

Embora muitos acreditam que o namoro é o caminho para o casamento, a verdade mesmo é que o namoro é um tempo para os jovens casais se conhecerem melhor, ou seja, para um conhecer os defeitos do outro. Assim, quando estiverem casados, não vai haver certas descuplas, como por exemplo: “ah, eu me casei com você, porém eu não sabia que era assim”. Da mesma forma, também é um tempo para conhecer as qualidades do outro, e crescerem em união, companheirismo, etc.

Veja também: Pedido de namoro evangélico; 4 maneiras sobre como deve ser feito o pedido

Além disso, no namoro, é importante também pensar sobre o propósito de casamento. É isso mesmo, se você observar os versículos sobre namorados na Bíblia, como 1 Timóteo 5:22, Hebreus 13:4, entenderá que a ordenança é para o rapaz e moça namorarem com o intuito de subir ao altar.

Versículos para casal de namorados

Ou seja, se um rapaz pretender namorar com uma moça, que namore para casar. Afinal, os jovens que ficam se aventurando (namorando sem propósito) o Espírito Santo pode considerar isso como prostituição, pois quem realiza essas práticas são os que desprezam as ordenanças de Deus (Oséias 5:4, 1 Coríntios 6:18, Romanos 13:13)! Em Gênesis 24, a Bíblia diz que Isaque e Rebeca, os dois se conhecerem com o proposito de se casarem. Isto é, tanto a intenção dele quanto a dela eram boas, diante do Senhor!

No livro de 1 Coríntios 7:9, considerado um dos principais versículos sobre namorados, destaca o seguinte: “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo”. Diante disso, fica claro que namoro não é casamento.

Namoro na Bíblia

É importante ressaltar que a Bíblia permite o relacionamento sexual somente dentro do casamento. Contudo, os jovens casais devem estabelecer limites, se verdadeiramente desejam ter um casamento e uma família abençoada por Deus!

Em diversas passagens bíblicas, como Romanos 12:9-10, Cânticos 8:7, Efésios 5:22-24, Cânticos 1:15-16, Cânticos 4:9, Efésios 5:25 e Eclesiastes 4:9, temos a afirmação que o namoro é o tempo para desenvolver o amor, respeito, perdão, compreensão, fidelidade, humildade; ou seja, todos esses versículos sobre namorados que foram citados, são conselhos bíblicos para construir um namoro debaixo da palavra de Deus, com grande objetivo: casamento feliz!

Conserve-se puro
1 Timóteo 5:22
    
Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

Colossenses 3:14 – “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.

Não despertem nem incomodem o amor
Cânticos 8:4

Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.

Romanos 12:9-10 – “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês”.

União 
Amós 3:3

Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?

1 Pedro 4:8 – “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados”.

Não se ponham em jugo desigual
2 Coríntios 6:14-15
  
Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

2 Coríntios 6:14-15 – “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente”?

O casamento deve ser honrado
Hebreus 13:4
    
O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

1 Coríntios 15:33 – Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.


Como você é linda
Cânticos 1:15-16

Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito.

Cânticos 4:9 – “Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples joia dos seus colares”.

Não é bom que o homem esteja só
Gênesis 2:18
   
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele al­guém que o auxilie e lhe corresponda".
Gênesis 2:18

1 Coríntios 13:4-7 – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Guarde o seu coração
Provérbios 4:23
   
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Provérbios 18:22 – “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor”.

Fujam da imoralidade sexual
1 Coríntios 6:18-20
    
Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

Filipenses 1:9-11 – “Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção”.

É bom que o homem não toque em mulher
1 Coríntios 7:1-2

Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido.

Colossenses 3:14 – “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.

É melhor casar-se
1 Coríntios 7:9
    
Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!