Explicação de Josué 1:9; comentado (Seja forte e corajoso)

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Este versículo de Josué 1:9, nos mostra que ser forte e corajoso é verdadeiramente confiar em Deus como nossa maior fonte de força.

A Bíblia diz que Josué recebeu do Senhor uma importante missão, para conduzir o povo de Israel e conquistar a terra prometida.

Quando tudo isso aconteceu, Josué ainda era jovem, um moço guerreiro e obediente à voz do Senhor. Esta missão, no entanto, exigiria de Josué coragem e fé em Deus.

Veja também: Significado de Marcos 11:24; estudo e comentário

Mesmo com tantos desafios, aquele jovem não desistiu de sua missão, e o Senhor era sempre com ele. Ou seja, Deus levantou Josué e o preparou para o maior desafio da sua vida, que era conquistar Jericó.

Deus tem a força que precisamos para enfrentar as circunstâncias e as grandes adversidades. E, assim como Ele estava com Josué, também estará conosco.

Estudo e explicação de Josué 1:9 

imagem pessoa forte de braços abertos para o céu acerca do versículo de josué 1:9
Imagem: (Reprodução/Internet) Explicação de Josué 1:9

A seguir, você irá conferir alguns comentários de teólogos cristãos sobre Josué 1:9. Acompanhe abaixo:

Comentário bíblico de John Wesley’

Não te ordenei? Seja forte e tenha uma boa coragem; não temas, nem te assustes; porque o SENHOR teu Deus está contigo para onde quer que fores.

Eu te ordenei – a quem você é obrigado a obedecer: eu, que posso te levar por tudo o que te ponho: eu de cuja fidelidade e poder onipotente você teve uma grande experiência?

Comentário bíblico de John Calvin

Não ordenei, etc. Embora em hebraico seja feita uma afirmação simples na forma de uma pergunta e essa fraseologia seja muito frequente, aqui, porém, a pergunta é enfática, para atestar o que anteriormente foi ensinado, enquanto o Senhor, ao apresentar sua própria autoridade distintamente, alivia seu servo de cuidado e hesitação. Ele pergunta: Não sou eu quem te ordenei? Eu também estarei presente contigo. Observe a ênfase: na medida em que não é lícito resistir a seu comando. (24) Esta passagem também ensina que nada é mais eficaz para produzir confiança do que quando confiamos no chamado e no mandamento de Deus, e nos sentimos totalmente seguros disso em nossa própria consciência, seguimos aonde quer que ele queira liderar.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!