Versículos – Crente pode usar brincos, joias e maquiagem?

Cada dia que passa, novos membros vem chegando as igrejas evangélicas, para assim, ter uma aproximação ainda mais forte com Deus, mas logo no início que elas estão congregando, uma das curiosidades mais frequentes, que principalmente, algumas mulheres cristãs costumam se apresentar, é querer saber se o crente pode ou não usar brincos, joias e maquiagem, ou se usar esses e outros acessórios é pecado?

O uso desses enfeites, em geral, são considerados vaidades, há muitas igrejas evangélicas, que proíbem os cristãos de usarem essas coisas. Mas exitem outros ministérios, que já permitem os cristãos de usarem esses objetos, ou seja, para eles, usar brincos, joias ou maquiagem, não significa que a pessoa está em pecado ou que está desonrando, pois o repeito, o caráter e a sinceridade está no ser interior, e não em joias.

Hoje em dia, como é fácil perceber, há muitos crentes que estão tendo vaidade bastante exagerada, quer dizer, estão se preocupando mais com a vaidade do que com a salvação, ou até mesmo se importa de ir bonito para a igreja, mas prestar atenção na palavra que é bom, apenas são poucos que fazem isso. Ser vaidoso, não é problema, também não pode o homem e a mulher viver imundo, sujo, ou desarrumado, só não pode é abusar e ultrapassar os limites em relação ao uso de enfeites, tem que ter bastante moderação com isso, pois se o cristão se apegar ao uso dessas coisas, sem dúvida, vai ficar preso a vaidade e só vai dar atenção a ela, e Deus, será esquecido por ela.

Segundo a bíblia, sobre o uso de enfeites exteriores, a palavra do Senhor nos diz que, a beleza das pessoas não estão em cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas, ao contrário, esteja no ser interior, que é de grande valor para Deus (1 Pedro 3:3,4).

Para entender melhor esse assunto, deixamos abaixo, em destaque, os principais versículos da bíblia que falam sobre o uso de joias, brincos, maquiagem e de outros enfeites. Acompanhe:

Deus disse a Jacó
Gênesis 35:1,4 – Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e estabe­leça-se lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão, Esaú”. Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a to­dos os que estavam com ele: “Li­vrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”. En­tão entregaram a Jacó todos os deuses es­trangeiros que possuíam e os brincos que usa­vam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da gran­de árvore, próximo a Siquém.

Vão para a terra onde há leite e mel
Êxodo 33:3,6 – “Vão para a terra onde há leite e mel com fartura. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”. Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum. Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: “Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês”. Por isso, do monte Ho­rebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite”.

Este terceiro versículo, se destaca muito, chama bastante atenção dos cristãos que tem dúvida sobre o uso de enfeites. Veja o que a palavra do Senhor diz:

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites
1 Pedro 3:3,4 – “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”.

As mulheres se vistam modestamente
1 Timóteo 2:9,10 – Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras,
mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.

O Senhor arrancará os enfeites
Isaías 3:18,23 – Naquele dia, o Senhor arrancará os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares; os pendentes, os braceletes e os véus; os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talismãs e os amuletos; os anéis e os enfeites para o nariz; as roupas caras, as capas, as mantilhas e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho, as tiaras e os xales.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *