Versículos Evangélicos

Versículos para estudo da palavra de Deus

Versículos da Bíblia

30 versículos-chave da Bíblia sobre comer carne de porco; saiba de uma vez se é pecado

Quando lemos os versículos sobre comer carne de porco, a exemplo de Levítico 11:7 e Deuteronômio 14:8, descrito no Antigo Testamento, vemos que Deus proibiu os israelitas de comerem carne de porco, entre outros animais considerados impuros naquela época. A proibição de comer carne de porco era apenas um símbolo da proibição de pecar. Ou seja, o porco era um animal sujo, que pode transmitir diversas doenças.

Mas, no Novo Testamento, Jesus declarou que todos os alimentos são puros. Em suas palavras, Ele afirmou que o que torna uma pessoa pura ou impura não é que entra pela boca, e sim o que sai de dentro dela. Por tanto, à luz da Bíblia, podemos afirmar que não há nenhuma restrição quanto a comer carne de porco. A seguir, você irá conferir os principais versículos sobre comer carne de porco que vão trazer alívio para a sua alma.

Passagens bíblicas sobre comer carne de porco para entender o que a Bíblia verdadeiramente diz

Levítico 11:7 – “Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; eles vos serão imundos”.

Deuteronômio 14:8 – “E o porco, porque tem casco fendido, mas não rumina; será imundo para vós; não comereis a sua carne, nem tocareis nos seus cadáveres”.

Isaías 65:4 – “Aqueles que se santificam e se purificam nos jardins, um após outro, aqueles que comem carne de porco e abominação e rato, serão consumidos juntamente, diz o Senhor.”

Isaías 66:17 – “Os que se santificam e se purificam nos jardins, um após o outro, os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, serão consumidos juntamente, diz o Senhor.”

Levítico 11:8 – “Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver”.

Isaías 66:3 – “Quem sacrifica um boi é como se matasse um homem; quem sacrifica uma ovelha é como se matasse um cão; quem oferece uma dádiva é como se oferecesse sangue de porco; quem oferece queima incenso é como se abençoasse um ídolo. E porque escolheram os seus próprios caminhos, e a sua alma amou as suas abominações.”

1 Timóteo 4:4 – “Porque tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado se for recebido com ações de graças;”

Atos 10:12 – “No qual estavam todos os animais terrestres, e os répteis, e as aves do céu”.

Mateus 15:11 – “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca é que contamina o homem”.

Marcos 7:15 – “Não há nada fora do homem, que entra nele, que possa contaminá-lo; mas o que sai dele contamina o homem”.

Atos 10:15 – “E a voz lhe disse novamente pela segunda vez: O que Deus purificou, não chame de comum”.

Atos 11:9 – “E a voz do céu respondeu novamente: O que Deus purificou não chame de comum”.

Romanos 14:14 – “Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que nada é impuro por si mesmo; mas para aquele que considera alguma coisa impura, para ele é impura.”

1 Coríntios 10:25 – “Comam tudo o que se vende no açougue, sem pedir nada por questão de consciência”.

Colossenses 2:16 – “Portanto, ninguém vos julgue pela comida ou pela bebida, ou por causa de uma festa, de uma lua nova ou de um sábado”.

Gênesis 9:3 – “Tudo o que se move e vive será o seu sustento; assim como os vegetais e as plantas verdes, eu te dei tudo.”

1 Timóteo 4:3 – “que proíbem o casamento e ordenam a abstinência dos alimentos que Deus criou para que os crentes e aqueles que conhecem a verdade possam comê-los com ações de graças”.

Gênesis 1:29 – “E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as plantas que dão semente e que estão em toda a terra, e todas as árvores em que há fruto e que dão semente; elas vos serão para comer. ”

Marcos 7:18-19 – “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado.” Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos”.

Deuteronômio 14:8 – “O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres”.

Levítico 10:10-11 – “Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas to­dos os decretos que o Senhor lhes deu por me­io de Moisés”.

Levítico 11:7-8 – “E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vo­cês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros”.

Isaías 66:17 – “Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repug­nantes, todos eles perecerão”, declara o Senhor”.

Atos dos Apóstolos 10:9-15 – “No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!” A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.

Mateus 15:17-20 – “Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro.”

1 Timóteo 4:2-5 – “Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.

Romanos 14:2-3 – “Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou”.

Marcos 7:20-23 – E continuou: “O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro”.

1 Coríntios 8:8 – “Mas a comida não nos torna mais aceitáveis ​​diante de Deus; pois nem porque comemos seremos mais, nem porque não comemos seremos menos.”

Levítico 3:17 – “Estatuto perpétuo será pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações, que não comereis gordura nem sangue”.

Levítico 7:23 – “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de cordeiro, nem de cabra”.

Levítico 11:9 – “Estes comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares e nos rios, estes comereis.”

Levítico 11:12 – “Tudo o que não tem barbatanas e escamas nos mares e nos rios, tudo o que se move nas águas, e todo ser vivente que está nas águas, será uma abominação para vocês”.

Deuteronômio 14:10 – “E tudo o que não tem barbatanas e escamas você não comerá; será imundo para você”.

1 Coríntios 10:27 – “E se algum incrédulo o convidar, e você quiser ir, coma tudo o que for posto diante de você, sem pedir nada por causa da consciência”.

Gênesis 7:2 – “De todo animal limpo tomarás sete pares, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, um par, o macho e sua fêmea”.

Atos 15:20 – “Mas escrevam-lhes que se abstenham de coisas contaminadas por ídolos, de fornicação, de coisas sufocadas e de sangue”.

1 Coríntios 6:12 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas não serei dominado por nenhuma delas”.

1 Coríntios 10:28 – “Mas, se alguém vos disser: ‘Isto foi sacrificado aos ídolos’, não comais dele, por causa daquele que vos indicou isso, e por causa da consciência; por causa da terra e toda a sua plenitude pertence ao Senhor”.

1 Coríntios 8:1 – “Quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento incha, mas o amor edifica”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Versículos Evangélicos

A equipe editorial do Versículos Evangélicos é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia e pela escrita. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante.