Os 20 versículos sobre prosperidade e descubra o que a Bíblia ensina

Quando se fala em prosperidade, muitas pessoas já pensam logo em bens materias, à exemplo de dinheiro, fama, carro, casa, negocios…mas, quando lemos os versículos sobre prosperidade, aprendemos, de fato, o que é verdadeiramente ser prospero segundo a Bíblia.

No Salmo 122:6, revela que aqueles que amam a Deus serão prospero: “Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam” (ARC). No entanto, é importante ressaltar que a prosperidade do Senhor é diferente da propseridade do mundo. Ou seja, é mais que ganho material.

Se você analisar cada um dos versículos sobre prosperidade na Bíblia, entenderá que a maior prosperidade de Deus para as nossas vidas é a vida eterna. Aquele que amam a Deus e obedece os seus mandamentos, recebe de suas poderosas mãos prosperidades espirituais, como sabedoria, amor, alegria, paz, etc.

Versículos de prosperidade

Tme muitas pessoas alcançando prosperidade e não sabem. Mas, isso acontece porque o coração delas estão voltados para as coisas materias. Por outro lado, o pecado também impede o ser humano de enchergar as prosperidades espirituais que Deus vem derramando dentro dos lares, casamento, família, etc.

Acredite, se você tem um casamento feliz, uma família abençoada e, tanto você quanto a sua esposa e filhos têm saúde, isso é prosperidade de Deus. Se você e toda a sua família servem a Deus, frutificando em toda boa obra, também é prosperidade!

Prosperidade na Bíblia

Na Bíblia, há uma passagem bastante conhecida que nos chama muito a atenção, registrado em 1 Tessalonicenses 5:18, que diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Embora não seja um dos versículos sobre prosperidade muito relevante, mas tem tudo a ver com este tema. Ou seja, quando a mensagem diz “Deem graças em todas as circunstâncias”, podemos entender que é nesse tempo que nos tornamos verdadeiramente prospero em Deus, mas essa prosperidade está voltada principalmente para as coisas espirituais, como:

  • Crescimento da fé
  • Aproximação com Deus
  • Persistência da oração
  • Crescendo em intimidades com o Senhor
  • Buscando a Deus na Palavra
  • O crente recebe sabedoria e discernimento de Deus
  • Amor, fé, paz e desejo de buscar a presença de Deus

O crente que é espiritual, compreende a importância de agradecer a Deus em meio as circunstâncias, porque é nas adversidades que prosperamos (Gênesis 26, Salmos 78:11-35)!

O generoso prosperará
Provérbios 11:25

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

Provérbios 13:21 – O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo.

Quem confia em Deus prosperará
Provérbios 28:25

O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.

Salmos 128:2 – Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.

Daniel prosperou
Daniel 6:28

Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa.

Jó 22:21 – “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você.

Deus liberta os presos para a prosperidade
Salmos 68:6

Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida.

Salmos 23:1 – O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Deus era com José e ele prosperou
Gênesis 39:2

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Gênesis 39:3 – Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava.

Como é feliz aquele que não imita os pecadores
Salmos 1:1-3

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Deuteronômio 28:47 – Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, ao seu Deus, na época da prosperidade.

Como é feliz quem teme o Senhor
Salmos 128:1-2

Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero.

Provérbios 15:6 – A casa do justo contém grande tesouro, mas os rendimentos dos ímpios lhes trazem inquietação.

Que o Senhor o abençoe
Salmos 128:5

Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida.

Deuteronômio 8:1 – “Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje ordeno a vocês, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.

Deus é poderoso para fazer tudo
2 Coríntios 9:8

E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Eclesiastes 7:14 – Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.

Tudo posso naquele que me fortalece
Filipenses 4:12-13

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Quando confiamos em Deus e obdecemos os seus mandamentos, Ele nos promete nos dar aquilo que necessitamos (Salmo 122:6 e Romanos 8:28). Quem ama o Senhor será prospero e você também pode conferir Confira os 4 Salmos da prosperidade de Deus para a sua vida

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!