Estudo de Mateus 11:28; veja o que significa “vinde a mim, os que estais cansados”

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”. Neste versículo de Mateus 11:28, nos mostra que Cristo nos oferece a paz. Ou seja, Ele convida a todos, nós que nos sentimos cansados e sobrecarregados a encontrarem descanso nEle.

Contudo, diante deste texto, fica bem claro que Jesus nos garante força e consolo nas momentos mais difíceis de nossas vidas. Sim, Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção. Ou seja, quando vamos para Jesus, somente nEe é que encontramos o verdadeiro descanso e alívio para a nossa alma.

Podemos afirmar que, os nossos fardos, realmente pesam porém, quando os colocamos sob o domínio de Cristo, nosso Salvador, eles se tornam leves. O pecado, no entanto, é o fardo mais pesado do homem, que justamente tenta escravizá-lo.

Jesus, nos disse: “Vinde a mim”. Então, não podemos deixar de aceitar este importantíssimo convite, pois é segurança e conforto para todos nós, que temos necessidade de descansar nEle. Na verdade, temos a escolha de procurar descaso em outros lugares, como no dinheiro, fama, amigos, por exemplo; porém, sem dúvida nada disso iria adiantar, porque não nos dá o descanso perfeito. Mas em Jesus, verdadeiramente tem aquilo que a nossa alma precisa. Afinal, só Ele pode preencher o vazio em nossos corações.

Nada neste mundo é capaz de nos oferecer o maior descanso que somente Jesus pode nos dar: A certeza da vida eterna, a qual traz um alívio maravilhoso para nós!

Neste estudo de Mateus 11:28, você vai conferir também alguns comentários bíblicos de vários teólogos acerca deste importante versículo, visto como um dos versos mais populares da Bíblia Sagrada.

Explicação de Mateus 11:28

Imagem de Jesus estendendo o braço e dizendo "Venham a mim" do versículo de Mateus 11:28
Foto/Canva: Vinde a mim os que estais cansados; estudo de Mateus 11:28

Comentário de Albert Barnes

Neste versículo, o teólogo Albert Barnes acredita que, quando Jesus disse “venha a mim”, estava dizendo para as pessoas crerem e confiarem somente nEle, para salvação. Entenda:

Todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados – O Salvador aqui, talvez, se refere principalmente aos judeus, que gemeram sob o peso de suas leis cerimoniais e das tradições dos anciãos, Atos 15:10 . Ele lhes diz que, vindo a ele e adotando o novo sistema de religião, eles seriam libertados desses ritos e cerimônias onerosos. Contudo, não resta dúvida de que ele pretendia aqui abordar principalmente o pobre, perdido e arruinado pecador: o homem “sobrecarregado” com a consciência de suas transgressões, tremendo de perigo e buscando libertação. Para tal há alívio. Cristo diz para eles virem a ele, crerem nele, e confiarem nele, e somente nele, para a salvação. Fazendo isso, ele lhes dará descanso – descanso de seus pecados, dos alarmes da consciência, dos terrores da lei e dos medos da morte eterna.

Comentário de John Wesley

Vinde a mim todos os que trabalham e estão pesados, e eu vos darei descanso.

Venha a mim – Aqui ele mostra a quem tem o prazer de revelar essas coisas para os cansados ??e pesados; vós que trabalhais – Depois de descansar em Deus: e estarmos pesados ??- Com a culpa e o poder do pecado: e eu te darei descanso – somente eu (pois ninguém mais pode) te darei livremente (o que você não pode comprar) descansar do culpa do pecado pela justificação, e do poder do pecado pela santificação.

Comentário de E.W. Bullinger

Venha, etc. Aqui Cristo se refere, não a pecados, mas a serviço; não para culpar, mas para trabalhar; não para a consciência, mas para o coração; não ao arrependimento, mas ao aprendizado; não para encontrar perdão, mas para encontrar descanso.

todos. Aqui limitado àqueles que procuram “descanso” .

trabalho = labuta.

pesado = sobrecarregado.

dar. Seu descanso é dado. O nosso deve ser encontrado em Seu presente. Não temos ninguém para dar.

Comentário de Scofield

Venha

A nova mensagem de Jesus. O Rei rejeitado agora se afasta da nação rejeitadora e oferece, não o reino, mas descanso e serviço àqueles na nação que estão cientes da necessidade. É um ponto central no ministério de Jesus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!