22 versículos-chave sobre políticos corruptos para entender o que Deus pensa sobre a corrupção

A Bíblia condena qualquer forma de corrupção, porque trata-se de pecado. Afinal, a corrupção destrói os projetos de uma nação, e prejudica a vida de muitas pessoas.

Para quem não sabe, todo aquele que é corrupto, age em benefício próprio. Ou seja, deixando de fazer o bem as pessoas, e se preocupa em olhar só o lado delas. Entretanto, a palavra de Deus exorta a ter amor pelo próximo, que o segundo maior mandamento da Bíblia, mas nem todos seguem as leis do Senhor.

As vezes, nos sentimos incapazes de fazer qualquer coisa pelo nosso país, diante de tanta corrupção. Mas, a palavra de Deus nos orienta a orar pelo nosso país, e por todos os governantes.

Vale ressaltar que, nem todos os políticos são corruptos, embora a população esteja ferida ou indignada por conta de muita corrupção, mas ainda existem aquelas pessoas dedicadas a fazerem o que é certo, porém infelizmente ficam impotentes por estarem rodeadas de homens corruptos

No entanto, devemos apresentar a vida deles ao Senhor, pois verdadeiramente necessitam de nossas orações. No livro de 1 Timóteo 2:1-2, a palavra de Deus nos manda orar pelos reis e por todos aqueles que exercem autoridade: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”.

Isaías 33:15-16 – “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão e água não lhe faltará”.

O que a Bíblia diz sobre Corrupção?

Isaías 1:4 – “Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram”.

Jeremias 22:13n – “Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário”.

Amós 5:12 – “Pois eu sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais”.

Eclesiastes 7: 7 – “A opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração”.

Ezequiel 21:25-26 – “Ó príncipe de Israel, corrupto e perverso, o dia do acerto de contas chegou! Assim diz o Senhor Soberano: “Tire sua coroa coberta de joias, pois o antigo sistema está para mudar. Os humildes serão exaltados, e os orgulhosos, humilhados”.

Provérbios 28:2 – “Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato”.

2 Pedro 2:19 – “Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina”.

Salmos 12:8 – “Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens”.

Deuteronômio 31:29 – “Sei que depois de minha morte vocês se tornarão inteiramente corruptos e se afastarão do caminho que lhes ordenei que seguissem. Nos dias futuros, a calamidade cairá sobre vocês, pois farão o que é mau aos olhos do Senhor e provocarão a ira dele contra seus atos”.

Gênesis 6:11 – “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência”.

Gênesis 6:12 – “Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra”.

Efésios 4:22 – “Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos”.

1 Timóteo 6:10 – “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores”.

2 Pedro 1:4 – “Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça”.

Lucas 18:11 – “O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano”.

Ezequiel 21:25 – “Ó príncipe de Israel, corrupto e perverso, o dia do acerto de contas chegou”!

Esdras 9:11-12 – “Tu nos advertiste por meio de teus servos, os profetas, quando eles disseram:
‘A terra em que estão entrando está inteiramente contaminada pelas práticas detestáveis dos povos que nela habitam. Está cheia de corrupção, de uma extremidade à outra. Não permitam que suas filhas se casem com os filhos deles, nem tomem as filhas deles como esposas para seus filhos. Jamais promovam a paz e a prosperidade dessas nações. Se seguirem essas instruções, serão fortes, desfrutarão das coisas boas que a terra produz e deixarão essa prosperidade como herança para seus filhos para sempre.

Provérbios 29:2 – “Quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme”.

Eclesiastes 3:16 – “Observei também que debaixo do sol há maldade onde deveria haver justiça. Sim, até os tribunais são corruptos”.

Apocalipse 21:8 – “Mas os covardes, os incrédulos, os corruptos, os assassinos, os sexualmente impuros, os que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos e todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Jeremias 6:28 – “Todos eles são rebeldes obstinados e propagadores de calúnias. Estão endurecidos como o bronze e o ferro. Todos eles são corruptos”.

1 Coríntios 15:33 – Não se enganem: “As más companhias corrompem os bons costumes.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!