Confira os 25 versículos de amor e descubra como amar segundo a vontade de Deus

O verdadeiro amor segundo a Bíblia, está registrado em 1 Coríntios 13:4-7, que diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

No entanto, à luz da Bíblia, amar é não ter alegria no que é injusto; mas se alegrar com a verdade – Salmo 1:1-2. É fazer o bem sem esperar elogios, fama, aplausos ou qualquer outra coisa em troca (Mateus 6:3). Conforme diz o texto bíblico, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Sim, é continuar fazendo o bem a todos, mesmo o que você recebe em troca seja o mal (Gálatas 6:9, Romanos 12:21, 2 Tessalonicenses 3:13).

Quando se fala em “amar segundo a vontade de Deus”, é não ter inveja do seu próximo, e muito menos guardar rancor (Gálatas 5:26). É nunca se sentir superior as outras pessoas. E, não agir somente em benefício próprio (Filipenses 2:3, 1 Coríntios 10:24). Contudo, o verdadeiro amor é paciente e não se irritar facilmente (Tiago 1:19-20).

O que é o amor na Bíblia?

Então, em conformidade com a palavra de Deus, o amor é o maior mandamento bíblico. Jesus nos ensinou que, o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas. E, o segundo mandamento é semelhante a esse, amar ao próximo como a si mesmo, e que não há outro mandamento maior do que esses (Mateus 22:36-39, Marcos 12:31). Entretanto, quando texto fala em amar ao próximo, na verdade não diz respeito apenas às pessoas que conhecemos ou que são chegadas a nós, mas sim todas as pessoas, incluindo até aquelas que temos alguma dificuldade em lidar.

Embora muitos acreditam que amar ao Senhor é mais importante do que amar ao próximo, mas o texto bíblico deixa claro que, aquele não ama o próximo, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê: Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão (1 João 4:20-21).

Deus é amor, e através da Sua palavra, Ele nos mostra como amar segundo a sua vontade. E, para te ajudar, destacamos abaixo os principais versículos sobre amor, para você falar do amor de Jesus para todos.

O que a Bíblia diz sobre o amor?

1 João 4:19-20 – “Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

Mateus 22:37-39 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Marcos 12:30-31 – “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.

Romanos 8:38-39 – “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Romanos 5:8 – “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.

João 15:13 – “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”.

Lucas 6:35 – “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus”.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João 15:9-10 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço”.

Filipenses 1:9-11 – “Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus”.

Mateus 5:44 – “Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.

1 João 5:3 – “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”.

1 João 4:9-10 – “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

1 João 4:16-18 – “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

Colossenses 3:14 – “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.

1 João 4:8 – “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

1 Coríntios 13:13 – “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor”.

1 João 4:7 – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

1 Pedro 4:8 – “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados”.

Provérbios 10:12 – “O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados”.

Romanos 8:28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Romanos 12:9-10 – “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês”.

1 João 3:11 – “Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”.

1 João 3:14 – “Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

1 João 3:16-18 – “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.