20 versículos-chave sobre reencarnação para entender se ela existe e o que a Bíblia diz sobre vidas passadas

Algumas pessoas acreditam que João Batista foi a reencarnação de Elias, mas essa interpretação está errada. Na Bíblia, quando Cristo destacou que João Batista era o Elias que havia de vir, Ele quis dizer que João veio para fazer o mesmo papel que Elias. Ou seja, Elias foi um grande profeta e fez as obras de Deus aqui na terra. Assim, João Batista veio com esse propósito, fazer as obras do Senhor e preparar o caminho para Jesus.

Portanto não existe reencarnação. A Bíblia deixa claro que só vivemos uma vez. Aliás, as pessoas que morreram na Bíblia, elas ressuscitaram no mesmo corpo, à exemplo de Lázaro, o filho da sunamita, filho da viúva de Naim, filha de Jairo e a ressurreição do próprio Jesus.

Passagens bíblicas sobre reencarnação para descobrir se há comprovação na Bíblia

A reencarnação para quem não sabe, é que quando uma pessoa morre e o seu espírito volta de novo à terra para habitar em um corpo diferente, no entanto ligado às vidas anteriores.

Mas reencarnação é incompatível com os ensinamentos bíblicos. Devemos crer somente na ressurreição. Assim como Jesus ressuscitou, os mortos em Cristo também ressuscitarão um dia para a vida eterna (1 Tessalonicenses 4:13-17). Creia na promessa de Jesus e viva para Ele!

O que a Bíblia fala sobre reencarnação?

O homem morre uma só vez
Hebreus 9:27

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.

 

Elias ora e o menino volta a viver
1 Reis 17:22

O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu.

 

O morto saiu com o corpo enfaixado
João 11:44

O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir“.

 

Os mortos foram julgados
Apocalipse 20:12

Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

 

Este é o Elias que havia de vir
Mateus 11:13-14

Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

 

João Batista não era Elias, mas tinha o mesmo papel
João 1:21

Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias?“ Ele disse: “Não sou“. “É o Profeta?“ Ele respondeu: “Não“.

 

Moisés e Elias
Lucas 9:29-31

Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago. Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. Apareceram em glorioso esplendor e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém.

 

Para ser salvo é preciso nascer das águas e do espírito
João 3:4-6

Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!“ Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

 

O homem morre uma só vez
Hebreus 9:27

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.

 

Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo
Romanos 3:21-24

Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção,23pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,24sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

 

Deus nos deu o fôlego da vida
Gênesis 2:7

Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

 

Somos pó
Gênesis 3:19

Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado;
porque você é pó, e ao pó voltará”.

 

Os vivos sabem que morrerão
Eclesiastes 9:5-6

Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.

 

Aproxime de Deus
Mateus 22:23

Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:

 

Muitos se engam por não conhecer a Bíblia
Mateus 22:29

Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

 

Os justos e os injutos ressuscitarão
Atos dos Apóstolos 24:15

E tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos.

 

Esperamos novos céus e nova terra
2 Pedro 3:13

Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

 

Deus desceu dos céus e viveu na terra com os homens
Apocalipse 21:3

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

 

Grande e temível dia do Senhor
Malaquias 4:5

“Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor.

 

Quem crer em Jesus é filho de Deus
João 1:12-13

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!