Confira os 28 versículos sobre provas e entenda porque Deus nos testa

Alguma vez na vida você já deve de ter perguntado porque o Senhor nos prova ou permite que sejamos testados, não é mesmo? Então, quando fazemos este tipo de pergunta, sem dúvida estamos admitindo que o teste, verdadeiramente vem de Deus.

É importante deixar claro que, quando o Senhor testa aqueles que o amam, Ele faz uma coisa valiosa. De acordo com Salmo 26:2, e 139:23, Davi buscou ser testado pelo Senhor; isto é, ele pediu que Deus examinasse o seu “coração e mente”, e avaliasse se eram mesmo fiéis a Ele.

A Bíblia diz que Abraão foi provado por Deus. Em conformidade com Hebreus 11:17-19, quando Abrão foi testado pelo Senhor na questão de sacrificar o seu filho Isaque, Abraão obedeceu à voz de Deus, e foi visto diante de todos como o pai da fé – Romanos 4:16.

Para quem não sabe, as palavras traduzidas como “teste” na Bíblia, quer dizer – testar por provação. Sendo assim, quando o Senhor testa uma pessoa, o principal objetivo é provar que a nossa fé é absolutamente real. Mas entenda isto: não que o Senhor precise provar para si mesmo, porque Ele é onisciente e sabe de todas as coisas. Na verdade, Ele está provando para nós que é real a nossa fé, que somos o seu povo. E, que nenhuma provação vai vencer a fé que temos nEle.

Tudo sobre provas na Bíblia

Gênesis 22:2 – Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.

Êxodo 16:4 – “Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções”.

Salmos 11:5 – “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia”.

Salmos 26:2 – “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente”.

Salmos 66:10 – “Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata”.

Lucas 4:12 – “Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”.

Salmos 78:41 – “Repetidas vezes puseram Deus à prova; irritaram o Santo de Israel”.

Salmos 78:18 – “Deliberadamente puseram Deus à prova, exigindo o que desejavam comer”.

Gênesis 42:15 – “Vocês serão postos à prova. Juro pela vida do faraó que vocês não sairão daqui, enquanto o seu irmão caçula não vier para cá”.

Êxodo 15:25 – “Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa. Em Mara o Senhor lhes deu leis e orde­nanças e os pôs à prova”.

Êxodo 17:2 – “Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que põem o Senhor à prova?”

Êxodo 17:7 – “E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não?”

Êxodo 20:20 – “Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”.

Deuteronômio 8:2 – “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Juízes 2:22 – “Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardará o caminho do Senhor e se andará nele como o fizeram os seus antepassados”.

Juízes 3:4 – “Essas nações foram deixadas para que por elas os israelitas fossem postos à prova, se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor dera aos seus antepassados por meio de Moisés”.

Jó 23:10 – “Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro”.

Salmos 81:7 – “Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá”.

Salmos 139:23 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações”.

Provérbios 27:21 – “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe”.

Eclesiastes 3:18 – “Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais”.

Jeremias 9:7 – “Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo”?

Malaquias 3:10 – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Mateus 16:1 – “Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu”.

Marcos 8:11 – “Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu”.

Lucas 4:12 – “Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'”.

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Hebreus 11:17 – “Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.