30 versículos-chave da Bíblia sobre JOVENS que são profundas e edificantes

Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno. Podemos afirmar que 1 João 2:14 é um dos principais versículos para jovens, pois aprendemos que enquanto houver força, saúde e coragem, devemos investir a nossa vida naquilo que verdadeiramente vale a pena: o reino dos céus!

Ninguém sabe melhor que os mais velhos o quanto a juventude passa depressa. Por tanto, o homem ou a mulher na sua mocidade, deve aproveitar cada segundo, e dá melhor maneira possível para fazer as obras de Deus aqui na terra.

Veja também: 30 Versículos sobre fé que vão te fortalecer na caminhada com Cristo

Acredite, os jovens que fazem a vontade do Senhor, efetivamente serão recompensados, e você será um deles. Sim, foi exatamente por esse motivo que decidimos trazer os mais lindos versículos para jovens que desejam fazer a obra de Deus, e esses versículos não só vão encorajar como também renovar as forças e e trazer ânimo para os que querem dedicar as suas vidas ao Senhor.

Passagens bíblicas sobre jovens que mostram que eles são fortes

Você que é jovem, não gaste o seu tempo com coisas banais ou fúteis, é momento de parar e ouvir o que o Senhor tem para falar com você. Ele quer te usar, Ele quer te dar autoridade, e estes poderosos versículos para jovens irão te aproximar mais de Deus e aprofundar o seu relacionamento com Ele hoje mesmo.

Viva para Deus e você será abençoado!

Como pode?
Salmos 119:9

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

Louvem todos o nome do Senhor
Salmos 148:12-13

Moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus.

Amo a tua lei    
Salmos 119:97

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

A palavra de Deus ilumina meus passos
Salmos 119:105

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

Deus deu sabedoria aos 4 jovens
Daniel 1:17

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspec­tos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Os jovens terão visões
Joel 2:28

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos,
 os jovens terão visões.

Porque venceram o Maligno
1 João 2:13

Pais, eu escrevo a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevo a vocês porque venceram o Maligno.

O rei lhes fez perguntas
Daniel 1:20

O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos que exigiam sabedoria e conhecimento e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.

Trate os jovens como a irmãos
1 Timóteo 5:1

Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos.

Esses sãos versículos para fortalecer os jovens e motivá-los na caminhada

Os jovens que servem ao Senhor, crescem tanto em fé quanto em conhecimento. A própria palavra de Deus diz que os “jovens são fortes”. Sendo assim, podemos afirmar à luz da Bíblia que a juventude é cheia de energia e, cabe a nós aproveitar toda essa força para depositar no reino dos céus.

Saiba mais: Estudo e explicação de Filipenses 4:13 (Tudo posso naquele que me fortalece)

Nos versículos para jovens na Bíblia, podemos observar o quanto eles são importantes para Deus. Se você é jovem, não temas, o Senhor é contigo!

Porque são fortes
1 João 2:14

Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês,
porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno.

Alegre-se, jovem
Eclesiastes 11:9

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Os planos de Deus 
Jeremias 29:11-14

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o Senhor, 'e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei', diz o Senhor.

Em ti está a minha confiança
Salmos 71:5

Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude.

Não diga que é muito jovem
Jeremias 1:7

O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você.

Seja um exemplo para os fiéis
1 Timóteo 4:12

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Suporte o jugo enquanto é jovem
Lamentações 3:27

É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.

Somente seja forte e muito corajoso!
Josué 1:7-9

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Jovens e adolescentes; a obediência agrada a Deus

A obediência ao Senhor gera bençãos na sua vida. O jovem que obedece a Deus honra seus pais, é um grande bem-aventurado. Saiba que, se examinarmos bem cada versículo para os jovens na Bíblia, veremos que Deus concede graça aos jovens humildes e os exaltam no tempo certo.

Jovens, respeitem os mais velhos
1 Pedro 5:5-6

Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque
"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Guardei no coração a palavra de Deus
Salmos 119:11

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Obedeçam a seus pais    
Efésios 6:1-2

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa.

Seja sábio
Provérbios 23:19-22

Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos. Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.

Comportemo-nos com decência
Romanos 13:13

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Fuja dos desejos malignos
2 Timóteo 2:22

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.

Lembre-se de Deus na juventude
Eclesiastes 12:1-3

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva; quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados; quando pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado.

Reflexões bíblicas para edificar os jovens

Embora as moças e os rapazes sejam fortes, isso não quer dizer que eles não enfrentam tentações ou não passam por dificuldades. Sem dúvida, eles passam desafios muito grandes na vida.

No entanto, na busca pelos versículos da Bíblia para jovens, você encontra a motivação diária para alcançar os seus objetivos e vencer o inimigo!

Afaste do coração a ansiedade
Eclesiastes 11:10

Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.

Deus, tem me ensinado
Salmos 71:17

Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Até os jovens se cansam
Isaías 40:30

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem.

Melhor é um jovem pobre e sábio
Eclesiastes 4:13

Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que já não aceita repre­ensão.

Nunca vi o justo desamparado
Salmos 37:25

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão.

A criança mostra o que é pelo comportamento
Provérbios 20:11

Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa.

Muitas vezes, quando olhamos para nós mesmo, costumamos dizer: “eu não estou preparado para o chamado de Deus”. No entanto, isso só acontece quando desviamos os nossos olhos de Jesus e olhamos para o homem, que é nós mesmo. Quando olhamos para nós, nos vemos pequenos ou até mesmo incapaz de realizar a obra do Senhor. Mas, a verdade é que os jovens têm grande valor para Deus, e o olhar do Senhor é diferente do nosso.

Ainda que um jovem se considera pequeno, para o Senhor Ele é valioso, importante, e Deus exalta o jovem de coração humilde. A Bíblia diz que quando Deus escolheu Davi, ele ainda era adolescente. Na época, muitos duvidaram de Davi, por ele ser apenas um menino. No entanto, veja o que Deus disse, em 1 Samuel capítulo 16 e o versículo 7:

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

Acredite, se dissermos: “eu não estou preparado ou, sou falho e preciso melhorar primeiro”, sem dúvida jamais iremos fazer a obra de Deus aqui na terra. Saiba que quanto mais dedicarmos a nossa vida a Deus, servindo a Ele, mais desenvolvemos na graça e crescemos no Senhor.

Confira também: Explicação de Josué 1:9; comentado (Seja forte e corajoso)

Mesmo tendo consciência que era um adolescente, Davi confiou em Deus quando recebeu o seu chamado. Pela fé, aquele jovem conseguiu realizar a obra de Deus e foi grandemente abençoado! Assim, que esses versículos bíblicos para jovens possam te fazer refletir e trazer um renovo espiritual para a sua vida hoje mesmo, e confira também!

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!