30 versículos-chave sobre fé que vão te fortalecer na caminhada com Cristo

A palavra Fé é um dos termos mais conhecidos na Bíblia e muito comum entre os cristãos. No entanto, em diversas passagens bíblicas, encontramos vários versículos sobre fé, nos quais Jesus fala acerca de sua importância, pois é pela fé que nos aproximamos de Deus.

Devemos a cada dia zelar da fé que temos no Senhor, para que ela venha crescer cada vez mais; pois, a falta de fé nos distância de Deus. Entretanto, talvez você esteja se perguntando: “como aumentar a fé”? Então, essa é uma pergunta de muitos crentes e, a resposta é mais simples do que você imagina: a fé do homem aumenta em Deus quando ele lê a Bíblia Sagrada, e deixa a palavra do Senhor ter influência em todo o seu ser.

Segundo a palavra de Deus, é pela fé que recebemos a cura, o milagre, o livramento, a salvação, etc. A fé em Deus nos traz esperança, força e coragem. O homem sem fé é totalmente pobre de espírito, pois a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, e sem fé não há esperança de vida eterna.

 

Entretanto, um dos versículos bíblicos sobre fé que nos chama muito atenção, e de grande relevância para nós é – 1 João 5:4, que diz: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Contudo, a fé torna o servo de Deus mais forte e corajoso, capacitando-o a suportar as adversidades da vida e equipando-o a viver segundo a justiça de Deus.

Deseja ter a sua fé renovada? Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento da Bíblia, há diversos versículos sobre fé, que vão te inspirar e fortalecer a sua vida espiritual agora mesmo.

O que a Bíblia diz sobre fé?

A seguir, você irá conferir os principais versículos que falam sobre fé, que também são apropriados para ler no culto de cura e libertação espiritual na igreja. 

Hebreus 11:1 - "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos".
Mateus 17:20 - Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês.
Mateus 21:21 - Jesus respondeu: "Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e assim será feito".
Hebreus 11:6 - "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam".
Mateus 15:28 - Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada.
Mateus 9:2 - "Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados".

Veja também: Estudo e explicação de Filipenses 4:13 (Tudo posso naquele que me fortalece)

Tito 1:2 - "fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos".
1 Pedro 1:9 - "pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas".
Romanos 10:17 - "Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo".
2 Coríntios 5:7 - "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos".
Efésios 2:8-9 - "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie".
Romanos 4:5 - "Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça".
1 João 5:4 - "O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé".
Gálatas 5:5 - "Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança".
Tiago 1:3 - "pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança".
Gálatas 2:20 - "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim".
João 3:36 - "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".
1 Timóteo 1:19 - "mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé".
1 Coríntios 16:13 - "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes".
1 Timóteo 6:11 - "Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão".
1 Pedro 5:9 - "Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".
1 Tessalonicenses 1:3 - "Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo".

Saiba mais: Explicação de Josué 1:9; comentado (Seja forte e corajoso)

1 Coríntios 2:5 - "para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus".
1 Tessalonicenses 3:7 - "Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação ficamos animados quando soubemos da sua fé".
2 Timóteo 4:7 - "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé".
Efésios 6:16 - "Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno".
Tiago 1:6 - "Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento".
Romanos 14:1 - "Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos".
1 Timóteo 6:11 - "Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão".
Hebreus 11:11 - "Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa".
Romanos 1:17 - Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Deixe esses versículos de fé fortalecerem a sua união com Deus e se aproximar dEle hoje mesmo. Sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus, e esses versículos irão renovar a sua fé e confiança em Cristo Jesus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!