Versículos sobre bajulação para entender o que bajular segundo a Bíblia

Bajulação! Com certeza você já deve ter ouvido essa palavra alguma vez na vida, não é mesmo? Na Bíblia, por exemplo, é possível encontrar vários versículos sobre bajulação. É claro que no Livro Sagrado você não irá encontrar o termo “puxa-saco”, mas sim a palavra “bajular, adular ou lisonjear”, que apresenta o mesmo significado.

Assim, para entender claramente o que é bajular, nada mais é que elogiar com interesse ou, o que exagera os méritos de alguém com fins interesseiros. Deus não é favor da bajulação, pois quem bajula o seu próximo é visto como interesseiro, cobiçador e falso. 

Versículos sobre bajuladores que todo crente precisa conhecer e ficar atento desse mal

O Senhor também não se agrada do homem que gosta de ser bajulado, porque isso pode ser entendido como uma forma de se gloriar, se exaltar, superioridade ou até mesmo vaidade, coisas que desagradam aos olhos de Deus.

Quem bajula nunca cresce, pois o seu foco é sempre querer agradar alguém que tem dinheiro e, uma hora ou outra será desprezado. A pessoa que temos que agradar é Jesus, porque foi Ele que deu a sua vida por nós. Assim, conheça os versículos sobre bajulação e fique longe desse mal agora mesmo!

O que a Bíblia diz sobre bajulação?

Provérbios 29:5 ~ NVI

Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele.

Provérbios 26:24-25 ~ NVI

Quem odeia disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade.

Provérbios 28:23 ~ NVI

Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular”.

Jó 32:22 ~ NVI

porque não sou bom em bajular; se fosse, o meu Criador em breve me levaria”.

Romanos 16:18 ~ NVI

Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos”.

Salmo 12:2 ~ NVI

Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções”.

1 Tessalonicenses 2:5 ~ NVI

Vocês bem sabem que a nossa palavra nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha”.

Jó 32:21 ~ NVI

Não serei parcial com ninguém e a ninguém bajularei”.

I Tessalonicenses 2:4 ~ NVI

Ao contrário, como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração”.

Lucas 18:18-21 ~ NVI

Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’.” “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.

Êxodo 20:17 ~ NVI

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

Cuidado com as pessoas bajuladoras à sua volta. O filósofo Luiz Fernando Perazza, em uma de suas brilhantes frases, disse o seguinte: “Não confiem em puxa saco, lembre-se sempre que as pessoas acariciam o cavalo antes de montar nele.” Deus orienta os crentes através desses versículos de bajulação a não confiarem em bajuladores, que de fato, não estão interessados na amizade e, muito menos em querer ajudar, mas sim em tirar proveito. Fique atento e confira também estes 15 versículos sobre BARGANHA e entenda o que é segundo a Bíblia.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!