15 versículos-chave sobre BARGANHA que mostram que com Deus não se barganha

São poucas pessoas que sabem o que é barganha, mas podemos afirmar que é um dos assuntos mais pregados nas igrejas pelos pastores, no qual eles orientam os crentes acerca dos falsos profetas e os advertem sobre o perigo das falsas doutrinas, para não serem enganados.

A expressão barganha não aparece em nenhuma passagem bíblica, mas é possível encontrar vários versículos sobre barganha, inclusive, o texto de Atos 8:14-23 é um dos mais relevantes, que fala de um certo homem que quis trocar ou comprar o dom de Deus com dinheiro.

Assim, se você não sabe o que é barganha, é exatamente isso – “trocar”, ou “transação cavilosa” ( Jo 20:18). Também pode significar – comprar, barganhar, negociar ou adquirir mediante comércio.

Textos bíblicos sobre Barganha e o perigo de barganhar com Deus

Estamos vivendo uma época em que muitos cristãos estão sendo enganados por falsos pastores e falsos profetas e, de fato, isso vem acontecendo dentro dos templos, onde muitos dizem, por exemplo: “trouxemos essa garrafa de água ungida de Israel, foi orada e custa mil reais, se você comprar será abençoado”. Coisas desse tipo, trata-se de barganha. O crente não precisa comprar absolutamente nada para ser abençoado por Deus, pois os textos de Mateus 7:9-11, Jó 42:10-17, 1 Reis 3:7-14, Gênesis 24:35, nos traz essa afirmação.

Por tanto, diante dessas passagens, não é necessário “comprar” ao Senhor para sermos abençoados, pois Ele tem prazer em nos abençoar (Jeremias 29:11, Êxodo 23:25, Provérbios 16:3, Filipenses 4:19). Aliás, podemos afirmar à luz da Bíblia que a maior de todas as bençãos que o crente pode receber de Deus é a salvação. Ela é de graça (Romanos 6:23).

Barganha segundo a Bíblia

E lembre-se, barganhar com Deus é pecado. A Bíblia destaca diversas passagens de homens que tentaram barganhar com Deus e tiveram um terrível resultado, e Simão, o mágico, foi um deles (Atos 8:9-25). Assim, para te ajudar a fugir desse mal, fizemos uma seleção com os principais versículos sobre barganha. Veja!

Se Deus estiver comigo, será o meu Deus
Gênesis 28:20-22

Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo".

Salmos 116:12 – Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

Dêem-me este poder e lhe darei dinheiro
Atos 8:14-23

Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro
e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.
Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado".

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Satanás fere jó, mas ele não amaldiçoa Deus
Jó 1:6-12

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás.
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. " O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.

João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Falsa religiosidade
Colossenses 2:20-23

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da

1 Coríntios 2:14 – Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Profetize contra os pastores
Ezequiel 34:2

"Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?

1 Coríntios 13:3 – Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

Falsas doutrinas
1 Timóteo 6:3-5

Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,
 é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

Mateus 4:8-11 – Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”. Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Pereça com você o seu dinheiro!
Atos 8:17-20

Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". Pedro respondeu: " Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

Lucas 11:52 – “Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar!”

O perigo da falta de conhecimento
Oséias 4:6

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!