60 Versículos-chave para quem está com ansiedade; passagens poderosas

Vencer a ansiedade envolve confiar completamente em Deus e em seu cuidado soberano sobre nossas vidas. A Bíblia nos ensina que devemos entregar nossas preocupações a Deus em oração, lembrando-nos de sua fidelidade, poder e amor por nós. Ela nos lembra que Deus tem um plano para nossas vidas e que podemos confiar nele em todas as situações. A constante presença de Deus e sua promessa de paz nos ajudam a encontrar descanso em meio à ansiedade. Por meio da fé, da oração e do conhecimento das promessas de Deus, podemos superar a ansiedade e encontrar a paz que ultrapassa todo o entendimento humano. Confira a seguir os principais versículos sobre ansiedade que vão acalmar a tua alma e eliminar qualquer vestígio de ansiedade. Amém?

Vencendo a ansiedade com Deus

Confie em Deus

Filipenses 4:6-7 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresenta seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Mateus 6:25-27 – “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”

Entregue suas preocupações a Deus

3. 1 Pedro 5:7 – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”

Salmo 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”

Busque a paz em Cristo

5. João 14:27 – “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dão. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem seus corações, nem tenham medo.”

Isaías 26:3 – “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.”

Filipenses 4:8 – “Finalmente, irmãos, tudo o que por verdadeiro, tudo o que por nobre, tudo o que por correto, tudo o que por puro, tudo o que por amável, tudo o que por boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Tenha fé no poder de Deus

8. Filipenses 4:13 – “Posso todas as coisas naquela que me fortalece.”

2 Timóteo 1:7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

Confie no plano de Deus

10. Jeremias 29:11 – “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vocês, diz o Senhor, planos de paz e não de mal, para dar a vocês um futuro e uma esperança.”

Romanos 8:28 – “Sabemos que Deus envelhece em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Busque a presença de Deus

12. Salmo 16:8 – “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.”

Salmo 34:4 – “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
Descanse na promessa de Deus

14. Salmo 23:4 – “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”

Deuteronômio 31:6 – “Sejam fortes e corajosos. Não tenha medo nem assumir apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.”

Confie no amor de Deus

16. Romanos 8:38-39 – “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Salmo 94:19 – “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe ruptura à minha alma.”

Persevere na oração

18. Lucas 12:25-26 – “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?”

1 Tessalonicenses 5:16-18 – “Estejam sempre alegres, orem sem cessar, deem graças em todas as situações; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Lembre-se da fidelidade de Deus

20. Salmo 121:1-2 – “Levante os olhos para os montes e sugestões: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

Salmo 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”

Descanse na presença de Deus

22. Salmo 62:1-2 – “A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! ”

Mateus 11:28-30 – “Venham a mim, todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jogo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Lembre-se da espera de Deus

24. Salmo 27:1 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem tenho medo? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem tenho medo?”

Salmo 34:8 – “Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”

Confie em Deus

Salmos 94:19 – “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe ruptura à minha alma.”

1 Pedro 5:6-7 – “Portanto, humilhem-se debaixo da mão poderosa de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”

Isaías 41:10 – “Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Salmos 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”

Salmos 56:3 – “Quando eu estiver com medo, confiei em ti.”

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.”

Entregue suas preocupações a Deus

7. Filipenses 4:6 – “Não se preocupe com nada, mas em todas as orações partem a Deus o que vocês precisam, sempre com o coração agradecido.”

Salmos 37:5 – “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.”

Salmos 34:4 – “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”

Filipenses 4:19 – “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Mateus 6:34 – “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Busque a paz em Cristo

12. João 16:33 – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo vocês tenham aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

João 14:27 – “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dão. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem seus corações, nem tenham medo.”

Salmos 46:10 – “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra.”

Isaías 26:3 – “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.”

Fé no poder de Deus

16. Jeremias 17:7-8 – “Mas bendito é o homem cuja confiança não está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que se estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar ao calor, porque as suas folhas são sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.”

Salmos 27:1 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem tenho medo? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem tenho medo?”

2 Coríntios 12:9 – “Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.’ Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

Confie no plano de Deus

19. Provérbios 3:5-6 – “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Romanos 8:28 – “Sabemos que Deus envelhece em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Isaías 43:2 – “Quando você passar por águas profundas, estejai com você; quando passar por rios de dificuldades, não afogará. Quando você passar pelo fogo, não se queimará; as chamas não lhe causarão mal.”
Busque a presença de Deus

22. Êxodo 33:14 – “O Senhor respondeu: ‘Eu mesmo irei com você e lhe darei descanso.'”

Salmo 34:8 – “Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”

Salmo 16:8 – “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.”

Mateus 18:20 – “Pois onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali eu estou no meio deles.”

Descanse na promessa de Deus

26. Salmos 23:4 – “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

Isaías 41:13 – “Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei.”

Josué 1:9 – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não trema, não se apavore, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

Romanos 15:13 – “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua nele confiança, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!