Top 15 textos bíblicos sobre amor ao próximo para encontrar DEUS no outro

E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. Tratando-se de um dos principais versículos sobre amor ao próximo na Bíblia, aqui em 1 João 3:23, temos a afirmação que amar o nosso próximo é um mandamento de Deus. Ou seja, se não amamos, estamos desobedecendo a lei.

O Senhor ama todas as pessoas, independente da sua classe social ou cor; isso, porque Ele vê é o coração, e ao coração Ele ama. A Bíblia diz que Deus não nos vê como o homem vê, porque o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. Assim, que possamos seguir o mesmo exemplo de Deus e amar as pessoas não por aparência ou classe social, mas aos seus corações.

Podemos observar que em quase todos os versículos sobre amor ao próximo, o Senhor nos chama para amar uns aos outros. Ele verdadeiramente nos ama, por isso enviou o Seu Filho para salvar a humanidade, para que nenhum viesse a perecer, mas nEle receber o dom gratuito, que é a vida eterna.

Passagens bíblicas sobre amor ao próximo e sua grande importância na Bíblia

De acordo com as Escrituras Sagradas, “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Assim, que possamos refletir em todos os estes versículos sobre amor ao próximo e nos aproximar e amar uns aos outros hoje mesmo!

Amor ao próximo

Colossenses 3:12-15 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

1 Tessalonicenses 3:12 – Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

1 Coríntios 16:14 – Façam tudo com amor.

1 João 3:11 – Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1 João 4:7-8 – Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 Pedro 4:8 – Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

1 João 3:15-16 – Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Judas 1:2 – Misericórdia, paz e amor sejam multiplicados a vocês.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Romanos 13:8 – Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.

Romanos 15:2 – Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

Tiago 2:8 – Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.

João 15:12 – O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.

Mateus 5:43-44 – “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.

Hebreus 13:1-3 – Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.

Você sabia? quem ama ora, intercede e pede a Deus para abençoar os nossos irmãos. Veja que os versículos sobre amor ao próximo destaca também sobre ajudar uns aos aos outros. Amar, é querer o bem, é ajudar, e quando oramos pelo nosso próximo, estamos cumprindo o mandamento de Deus.

Jesus ama todos da mesma maneira e, a sua maior prova de amor foi quando deu a sua própria vida por amor a humanidade. Contudo, a principal maneira de demonstramos amor ao próximo, é desejar que eles também alcancem a salvação, e para que isso aconteça, devemos proclamar as Boas Novas de Cristo todos os dias para elas.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!