33 textos bíblicos sobre coragem e ousadia para encontrar força em Deus e vencer pela fé

Você sabia que ter coragem é fundamental para superar obstáculos? Pois é, na Bíblia, encontramos histórias de coragem e ousadia que nos ensinam sobre confiar em Deus e agir com fé, mesmo diante dos desafios. Personagens como Davi enfrentando Golias, ou Moisés desafiando o faraó para libertar seu povo, mostram como a confiança em Deus nos capacita a enfrentar situações difíceis. A coragem na Bíblia não é apenas uma questão de força física, mas sim de confiança no poder de Deus para nos sustentar e guiar. Estas histórias nos inspiram a viver com coragem e fé em meio às adversidades da vida. Confira a seguir os principais versículos sobre coragem e ousadia que vão trazer vitória para a sua vida hoje.

Passagens bíblicas sobre coragem e ousadia para vencer todos os obstáculos

Josué 1:9 – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

1 Crônicas 28:20 – “Disse Davi ao seu filho Salomão: ‘Seja forte e corajoso, e faça o trabalho. Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, o meu Deus, estará com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se complete toda a obra do templo do Senhor.'”

Salmos 27:14 – “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”

Isaías 41:10 – “Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Isaías 43:2 – “Quando você atravessar as águas, estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.”

Mateus 10:28 – “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.”

Marcos 5:36 – “Ouvindo o que tinham dito, Jesus disse ao líder da sinagoga: ‘Não tenha medo; tão somente creia.'”

Romanos 8:31 – “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

1 Coríntios 16:13 – “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”

2 Coríntios 3:12 – “Portanto, uma vez que temos tal esperança, mostramos muita coragem.”

2 Timóteo 1:7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

Hebreus 13:6 – “Assim, podemos dizer com confiança: ‘O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?'”

Tiago 1:2-4 – “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

1 João 4:18 – “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

Josué 10:25 – “Então Josué disse a eles: ‘Não tenham medo, nem se assustem! Sejam corajosos e fortes, pois assim o Senhor tratará todos os inimigos contra os quais vocês lutarem.'”

Juízes 6:14 – “Então o Senhor se voltou para ele e disse: ‘Vá com a força que você tem e livre Israel da mão de Midiã. Não sou eu que o estou enviando?'”

1 Samuel 17:45 – “Davi, porém, disse ao filisteu: ‘Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.'”

2 Samuel 10:12 – “Seja forte e corajoso! Vamos lutar com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que parecer melhor a ele.”

1 Crônicas 22:13 – “Então você prosperará, se obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Moisés para Israel. Seja forte e corajoso! Não tenha medo, não se desanime.”

Neemias 4:14 – “Depois de examinar a situação, coloquei os líderes do povo à frente, com todo o resto, e disse-lhes: ‘Não tenham medo deles; lembrem-se do Senhor, grande e temível, e lutem por seus irmãos, seus filhos e suas filhas, suas mulheres e suas casas.'”

Jó 5:21 – “Do açoite da língua você estará livre; não terá medo da destruição quando ela vier.”

Salmos 31:24 – “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!”

Salmos 118:6 – “O Senhor está comigo; não tenho medo. O que podem me fazer os homens?”

Provérbios 3:5-6 – “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Isaías 35:4 – “Digam aos desanimados de coração: ‘Sejam fortes, não tenham medo! O seu Deus virá, vingador! Com recompensa divina ele virá, e trará a retribuição de Deus.'”

Jeremias 1:8 – “Não tenha medo deles, pois estarei com você para protegê-lo’, diz o Senhor.”

Ezequiel 3:9 – “Eu o tornei tão resistente quanto eles, tão firme quanto eles. Eu fiz a sua testa tão dura quanto a deles, mais dura até do que a diamante; não tenha medo deles, nem se assuste com o olhar deles, pois são uma nação rebelde.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!