16 versículos-chave da Bíblia sobre provação para aumentar a sua fé e resistir nas dificuldades

A Bíblia diz que devemos considerar motivos de grande alegria o fato de passarmos por diversas provações, porque a prova da nossa fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que sejamos maduros e íntegros. Na verdade, nenhuma pessoa gosta de passar por provações; mas, elas fazem parte da vida e, é necessário a gente passar por elas. No entanto, conforme Tiago 1:2-4, esses momentos nos ajudam a amadurecer e fortalecer a nossa fé em Jesus.

Para quem não sabe, a provação mostra se nosso amor por Deus é verdadeiro ou não. Lembre-se: a provação é o momento quando nossa fé é testada pelo Senhor. O texto bíblico diz que Deus provou Abraão, ordenando que ele sacrificasse o seu filho Isaque. Porém, mesmo sem Abraão entender, ele obedeceu a voz de Deus, e, foi visto diante da presença do Senhor um homem de fé (Gênesis 22).

Acredite, Abraão não foi o único homem provado da Bíblia, pois Deus havia feito o mesmo com Jó, tirando dele tudo o que tinha de grande valor para testar o tamanho de sua confiança. Entretanto, mesmo em um momento de forte provação, Jó havia resistido; e, o Senhor deu para ele tudo em dobro.

Por tanto, Jó e Abraão são dois homens de fé, grande exemplo para nós, que, independente de qualquer circunstância, devemos nos manter firmes na nossa crença em Deus, e nunca abrir mão da confiança que temos nEle, pois o sofrimento não dura para sempre. Sendo assim, se não desistirmos nas dificuldades, um dia receberemos a recompensa por resistirmos nas provações.

Agora, confira os melhores versículos sobre provação para você manter a sua fé firme em Deus, e não desistir nas dificuldades. Acompanhe:

Passagens bíblicas sobre provação que mostram que Deus é contigo

Salmos 11:5 – “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia”.

Provérbios 17:3 – “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração”.

Salmos 66:10-12 – “Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata. Fizeste-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas puseste fardos. Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste”.

Tiago 1:12 – “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”.

2 Pedro 2:9 – “Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo”

Apocalipse 3:10 – “”Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra”.

Hebreus 3:8 – “não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto”.

Tiago 1:2-4 – “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma”.

1 Pedro 1:6-7 – “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado”.

Deuteronômio 8:2 – “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não”.

1 Pedro 4:12-14 – “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês”.

Atos dos Apóstolos 20:19 – “Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus”.

Lucas 8:13 – “As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação”.

Hebreus 3:7-9 – “Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração,
como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz”.

Lucas 8:13 – “As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação”.

Gálatas 4:14 – “Embora a minha doença tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; ao contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!