Versículos sobre os dias maus

Sabemos que a vida não é só feita de momentos bons, mas de momentos ruins também. É necessário passarmos pelos dias maus, para que possamos nos amadurecer e ficar ainda mais perto de Deus.

Na verdade, é nos dias maus que aprendemos mais. Ou seja, a pessoa que tenta fugir dos dias maus, ela nunca prospera e nem evolui tanto na área espiritual quanto na área material.

Como você reage nos dias maus? Você reclama, deixa de orar, deixa de ir aos cultos, achando que Deus não é mais contigo? Saiba que, o Senhor trabalha na vida daqueles que o amam, principalmente nos dias maus, pois, para quem não sabe, as adversidades podem vir disfarçadas de oportunidades para você. É isso mesmo, elas podem estar ligadas com o propósito de Deus na sua vida (Romanos 8:28).

Os dias maus vem para todos

Vem os dias maus, mas, não é o fim de tudo. Ou seja, dias maus passam e, temos esta afirmação no livro de Salmos 30:5, que diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

No entanto, embora você tenha passado por muitas lutas e dificuldades, saiba que você não é o único a passar por isso; pois,  o dia mau vem para todos. Mas, se os dias são maus, vigiai e orai. Quer saber por que? Então, como foi falado anteriormente, os dias maus podem vir com algum propósito de Deus, e esse propósito só Ele sabe. Isto é, se por ventura você esteja tendo tempo mais para os seus negócios do que para Deus, é possível que Deus venha fechar as portas ou, apertar você para que venha se lembrar dEle e, voltar para os pés do Senhor. Sem dúvida, Deus se preocupa com a salvação do seu povo mais do que eles mesmos.

Entretanto, a certeza é que haverá dias bons e dias ruins, mas haverá Deus em todos. Sendo assim, quando os dias forem bons, aproveitem. Mas, como aproveitar? Então, suponhamos que você é casado, e, se tudo estiver indo bem no seu casamento, aproveite esses momentos bons, porque virão momentos difíceis. Ou seja, aproveitar os momentos bons, está ligado tanto com a vida material quanto com a vida espiritual. E, espiritualmente falando, tem momentos que o cristão está firme na oração, estudando a Bíblia e não perde um culto, ou, está dedicando fortemente os trabalhos da igreja.  Esses, no entanto, são vistos como momentos bons e, que o cristão deve aproveitar bastante. Afinal, sabemos que a vida do cristão tem seus altos e baixos.

Como vencer nos dias maus?

Você precisa saber disso: se prepare para os dias maus, pois, assim como vem os dias bons para as nossas vidas, os dias maus também vêm. Contudo, caso você queira saber como vencer nos dias maus, considere que o caminho mais certo é a oração, e o Senhor irá te dar força para não desistir. Às vezes, os dias maus vêm por conta das provações que nós mesmos procuramos, ou, consequência de nossos pecados. Sendo assim, é preciso se arrepender e buscar pelo perdão de Deus. Mas o Senhor é misericordioso e, ainda que falhamos, Ele nunca nos abandona (Salmos 34:17-20).

Resumindo, errando ou não errando, os dias maus sempre virão (2 Coríntios 12:9, 2 Coríntios 4:16-17). Ou seja, se observamos a história bíblica, grandes homens de Deus enfrentam os dias maus e, um deles foi Jó, que perdeu tudo que tinha, mas depois recebeu tudo em dobro (Jó 1). Além dele, o outro foi José do Egito, que foi vendido como escrevo pelos seus irmãos, mas o Senhor era com ele, e fez dele um homem prospero (Gênesis 37). Outros também como Daniel, que foi jogado na cova dos leões, mas foi salvo pelo Senhor (Daniel 6); Mesaque, Sadraque e Abede-Nego, que foram lançados na fornalha, e Deus os livros da morte (Daniel 3); Davi, que foi perseguido por Saul, o qual queria matá-lo, mas Deus o livrou da morte e fez dele um grande rei (1 Samuel 19), e muitos outros.

Os dias maus vêm, e sempre virão, para que cada vitória seja lembrada por nós que o Senhor nunca nos abandonou.

Devemos lembrar do que Jesus disse: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).

Dias bons e dias ruins – Bíblia

Eclesiastes 7:14 – “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro”.

Efésios 5:16 – “aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”.

2 Timóteo 3:1 – “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis”.

Provérbios 16:4 – “Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo”.

Romanos 8:18 – “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”.

Mateus 6:31-33 – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”.

Salmos 34:19 – “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas”.

Romanos 12:12 – “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Gálatas 6:10 – “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.

Eclesiastes 6:12 – “Na verdade, quem sabe o que é bom para o ho­mem, nos poucos dias de sua vida vazia, em que ele passa como uma sombra? Quem poderá contar-lhe o que acontecerá debaixo do sol depois que ele partir”?

Eclesiastes 9:10 – “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”.

Isaías 55:6 – “Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”.

Efésios 6:13 – “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *