13 Versículos para culto de Primícias

Primícias significa os primeiros frutos de uma colheita ou os animais que primeiro nascem em um rebanho. Na Bíblia, os hebreus dedicavam suas primícias ao Senhor; isto é, a primeira parte de algo eram reservada para Deus.

No livro de Provérbios 3:9-10, a Bíblia fala acerca de honrar ao Senhor com todos os recursos e com os primeiros frutos de todas as plantações. Entretanto, podemos observar no Velho Testamento, que o Senhor havia mandado os israelitas consagrar suas primícias a Ele.

De acordo com o texto bíblico, tanto as primeiras crias quanto os primeiros frutos pertencia ao Senhor. E, para mostrar gratidão, os israelitas ofereciam suas primícias a Deus.

Em muitas igrejas evangélicas no Brasil, costumam realizar o culto de Primícias. Para quem não sabe, o culto de Primícias é muito importante, pois, temos a oportunidade de experimentar um pouco do que o Senhor quer realizar em nossas vidas.

Entender o jeito certo de como fazer um culto de primícias, podemos afirmar que o maior propósito deste culto é a ação de graças ao Senhor. Ou seja, trata-se de um momento propício e, na comunhão, dedicar a Deus com louvor e adoração pela sua grandiosa bondade.

Este culto, também é importante para reforçar que, Cristo foi as primícias de todos os salvos, no Novo Testamento.

Hoje, as pessoas que aceitam Cristo como o seu único e suficiente Salvador, são as primícias e, estão completamente dedicados ao Senhor.

Versículos de Primícias

 

Números 15:20-21 – “Apresentem um bolo feito das primícias da farinha de vocês. Apresentem-no como contribuição da sua colheita. Em todas as suas gerações vocês apresentarão das primícias da farinha uma contribuição ao Senhor”.

Ezequiel 44:30 – “O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas”.

Deuteronômio 18:4 – “Vocês terão que dar-lhes as primícias do trigo, do vinho e do azeite, e a primeira lã da tosquia das ovelhas”.

Êxodo 34:22 – “”Celebre a festa das semanas, na oca­sião dos primeiros frutos da colheita do trigo, e a festa do encerramento da colheita, no fim do ano”.

Provérbios 3:9-10 – “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”.

Romanos 11:16 – “Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão”.

Êxodo 22:29-30 – “Não retenham as ofertas de suas co­lheitas. “Consagrem-me o primeiro filho de vocês e­ a primeira cria das vacas, das ovelhas e das cabras. Durante sete dias a cria ficará com a mãe, mas, no oitavo dia, entreguem-na a mim”.

1 Coríntios 15:20-23 – “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias entre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem”.

Apocalipse 14:4-5 – “Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro. Mentira nenhuma foi encontrada na boca deles; são imaculados”.

Levítico 23:10-14 – “Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que dou a vocês e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem. O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado. No dia em que moverem o feixe, vo­cês oferecerão em holocausto ao Senhor um cordeiro de um ano de idade sem defeito. Apresentem também uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, oferta ao Senhor preparada no fogo, de aroma agra­dável, e uma oferta derramada de um litro de vinho. Vo­cês não poderão comer pão al­gum, nem cereal tostado, nem cereal novo, até o dia em que trouxerem essa oferta ao Deus de vocês. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que morarem”.

Neemias 10:35 – “Também assumimos a responsabili­dade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colhei­tas e de toda árvore frutífera”.

Tiago 1:18 – “Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou”.

Romanos 8:23 – “E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!