Os 15 versículos que falam sobre Governo

A Bíblia diz que devemos respeitar os governantes e autoridades. É importante também orar a favor deles, afinal, fazer isso é querer o bem do país. Sabemos que, nem sempre o governo é bom; mas, precisamos apresentar a vida deles em nossas orações para que o país seja bem governado.

Os governantes, no entanto, devem fazer justiça e guiar as pessoas com muita sabedoria e conhecimento.

É certo que, o Senhor irá julgar cada governante segundo as suas obras.

Um governante para ser bem sucedido diante da presença de Deus, precisa seguir o mesmo exemplo de Salomão. No livro de 1 Reis 3:9, destaca o que Salomão pediu a Deus: “Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?”

Segundo o texto bíblico, Salomão era um homem obediente que amava ao Senhor. Entretanto, para governar o povo, ele orou a Deus pedindo que lhe desse discernimento e sabedoria. Contudo, podemos afirmar à luz da Bíblia que Deus era com Salomão, e fez dele um governante muito bem sucedido (1 Reis 3, e 2 Crônicas 1).

Um governante que trabalha debaixo da palavra de Deus, à exemplo do rei Salão, filho de Davi, com certeza recebe não só orientação mas, grande ajuda de Deus para conduzir bem um pais. E, assim como Deus fez de Salomão um grande rei, assim fará com um governante que seja temente e obediente à sua voz.

O que a Bíblia fala sobre governo?

Romanos 13:1-2 – “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”.

Romanos 13:3-5 – “Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência”.

Romanos 13:6-7 – “É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra”.

Lucas 22:25-26 – Jesus lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve.

Salmos 47:8-9 – “Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono. Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus de Abraão, pois os governantes da terra pertencem a Deus; ele é soberanamente exaltado”.

1 Timóteo 2:1-2 – “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”.

Provérbios 29:2 – “Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme”.

Provérbios 17:7 – “Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante”!

Provérbios 28:2 – “Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato”.

Tito 3:1-2 – “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens”.

Êxodo 22:28 – “Não blasfemem contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo”.

1 Pedro 2:13-17 – “Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei”.

Salmos 9:7-8 – “O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar. Ele mesmo julga o mundo com justiça;
governa os povos com retidão”.

Provérbios 28:15 – “Como um leão que ruge ou um urso feroz é o ímpio que governa um povo necessitado”.

Provérbios 28:16 – “O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.