Versículos sobre as obras da carne

A Bíblia diz que quem pratica as obras da carne não herdarão a vida eterna. Você sabe quais são as obras da carne e o mal que elas podem causar para a nossa vida espiritual com Deus? Então, Gálatas 5:19-21 nos traz essa resposta. Veja:

As obras da carne:

  • Imoralidade sexual
  • Impureza
  • Libertinagem
  • Idolatria
  • Feitiçaria
  • Ódio
  • Discórdia
  • Ciúmes
  • Ira
  • Egoísmo
  • Dissensões
  • Facções
  • Inveja
  • Embriaguez
  • Orgias

Fomos chamados para a liberdade, mas não devemos dar ocasião à carne. A Bíblia diz que devemos andar em Espírito, e não realizar os desejos da carne, porque a carne cobiça contra o Espírito.

Quando éramos do mundo, praticávamos os desejos da carne. Entretanto, Jesus pagou um alto preço pelos nossos pecados. Quando fomos batizados nas águas, ali os nossos pecados foram sepultados. Morremos com Cristo, e nascemos com Cristo para viver uma nova vida. Ou seja, o velho homem foi morto, e passamos a ser uma criatura nova. Sim, para viver para Deus, e não mais para a carne.

Arrependimento e perdão

Então, como foi falado no início do texto, a palavra de Deus diz que os idolatras, impuros, invejosos, feiticeiros, brigões, e muitos que praticam tais coisas semelhantes, não terão direito no Reino dos céus.

Contudo, para herdar a vida eterna, é necessário primeiro se arrepender e buscar estar em comunhão com Cristo, e deixar de lado todas as coisas ligadas à carne. Pois, no passado fomos escravos do pecado (carne), mas Jesus pagou o preço pelos nossos pecados na Cruz. Hoje, somos livres, mas, para fazer a vontade de Deus, e não a da carne.

É importante ressaltar que, não é porque o cristão batizou nas águas que significa que ele não irá cometer mais pecados. Na verdade, todos nós somos falhos e, estamos sujeitos a pecar a qualquer momento. No entanto, precisamos ter esse cuidado, pois, muitos dos que já partiram, uns tiveram tempo de se arrepender. Porém, outros, não.

As vezes, a pessoa acha que  as obras da carne é só prostituição, feitiçaria, idolatria, impureza, imoralidade sexual, enfim. Mas, além dessas coisas, há outras obras da carne que parecem ser menos graves, mas, aos olhos de Deus é pecado, pois tudo aquilo que Deus não se agrada é pecado. Sendo assim, o cristão precisa ter muito cuidado com o ódio, ira, discórdia, inveja, ciúmes patológico ou doentio, embriaguez, egoísmo, etc. Afinal, A Bíblia deixa bem claro que quem pratica essas coisas não será salvo.

Vigiar e orar para não cair em tentação

No livro de Mateus 26:41, nos adverte vigiar em todo tempo para não cairmos em tentação. Entretanto, em 1 Pedro 5:8-9, também diz: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”.

Precisamos vigiar e orar em todo tempo, pois, imagine, por exemplo, um casal que acabaram de ter uma discursão. No entanto, o esposo saiu de casa com muito ódio e ira no coração, porém, na rua foi atropelado por um carro e acabou não resistindo. Ora, a vida espiritual dele com Deus, como fica nessa história? Pois a pessoa ainda não havia se arrependido. Mas, a tentação poderia ser evitada? Sim! E, uma das formas de vencer a tentação é ser obediente â voz de Deus. Mas, isso é só um exemplo, afinal, o ser humano é falho, e Deus sabe disso. Devemos evitar o pecado, pois o pecado esfria o amor com Deus e, nos faz ficar distante do Senhor. Além disso, o pecado mata a alma. Mas, se você cair na tentação e pecar contra Deus, é importante se arrepender e pedir perdão para o Senhor, para que Ele venha te perdoar.

Davi nos ensina o verdadeiro arrependimento

A Bíblia afirma que sempre quando Davi pecava, ele se arrependia e buscava pelo perdão de Deus. Entretanto, o texto Sagrado destaca que, Davi, era um homem segundo o coração de Deus. E, pelo fato de Davi pecar e correr para os pés de Deus para pedir perdão, a presença de Deus nunca saía de Davi (Salmos 51, 1 Samuel 13).

Por tanto, precisamos vigiar para não ceder as tentações do adversário. Mas, se no meio da caminhada houver um deslize e pecar contra o Senhor, é importante seguir o mesmo exemplo de Davi, isto é, se arrepender, recorrer aos pés de Deus e pedir perdão. Ou seja, quando se fala em pedir perdão, trata-se do agora. Pois, o amanhã só pertence a Deus. Não é correto a pessoa está em pecado e, além de tudo, deixar para pedir perdão a Deus amanhã, daqui a três dias, ou semana que vem. Como foi falado anteriormente, vivemos o hoje, o amanhã, porém, não sabemos. Contudo, se há tempo de se arrepender, então faça isso o quanto antes, não deixe para depois.

Entretanto, vale salientar que, há certas dívidas que não é só com Deus, mas também com o próximo. Ou seja, se houver dívida contra o seu próximo, é correto pedir perdão para dois, primeiramente para Deus e, segundo para o seu irmão. Mas, antes de falar com Deus, você precisa estar liberto de ódio, ira e rancor contra o seu irmão. Pois é certo que Deus não ouve pessoas que vivem com o coração carregados de ódio, e outras obras da carne. A menos que ela  se arrependa.

O amor ao mundo é inimizade contra Deus

Deus diz que aquele que é amigo do mundo é inimigo dEle. No entanto, se somos amigos de Deus, devemos então ser inimigo do mundo, pois a luz e as trevas não são amigos. Deus diz que nós somos o sal da terra e a luz do mundo. Ou seja, se o sal perder o seu sabor, não servirá para nada. E, se a luz permanecer nas trevas, perderá o seu brilho.  Estar na luz, significa andar com Deus, porque Deus é luz. Estar nas trevas, quer dizer viver no mundo, fazendo tudo aquilo que o inimigo se agrada (Mateus 5:13-14).  Quer dizer, embora você tenha revelado não gostar do inimigo, mas, se pratica o que ele gosta, sem dúvida está gostando dele do mesmo jeito, simplesmente por fazer o que ele se agrada.

O Espírito Santo tem nojo de pecado

Então, se em Tiago 4:4, a Bíblia nos afirma que quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Sendo assim, podemos afirmar que quem é inimigo de Deus não tem a presença do Espírito Santo em sua vida. Ou seja, como dito antes, o Espírito Santo de Deus tem nojo de pecado. Isto é, Ele é limpo, e não entra na casa onde a sujeira toma conta. Por exemplo, a pessoa que é limpa, dificilmente entrará numa casa onde a sujeira e a imundiça toma todo espaço. A não ser se a pessoa fazer uma limpeza e jogar toda imundície para fora, não é mesmo?

Consequentemente, do mesmo modo, é o Espírito Santo, ou seja, se a pessoa estiver com o coração cheio de obras da carne, Ele fica com nojo e não entra. A não ser que essa pessoa se arrependa, e deixa de praticar as obras da carne, isto é, jogando para fora tudo aquilo que não agrada a Deus, e deixando a casa limpa para o Espírito Santo de Deus entrar e habitar em seu coração.

É certo que,  a pessoa sozinha não irá conseguir deixar a sua casa limpa, pois ela irá precisar da ajuda de Deus. Mas, a atitude tem que partir primeiro da pessoa. Ela se reconciliando com Cristo, receberá ajuda de Deus para vencer todo o mal.

A palavra de Deus nos limpa

Mas lembre-se, o adversário gosta de casa suja. Por isso que é importante ler a palavra de Deus com frequência, e persistir na oração, para conseguir manter-se limpo. É  apalavra que nos limpa. A comunhão com Espírito Santo, é bastante fundamental para nós. Isto é, quando estamos cheio dEle, não há nenhum espaço para o inimigo entrar em nossa casa. A menos que estiver cheia de sujeira, das quais já foram faladas. Porém, se você deseja manter a sua casa limpa, mas, ao mesmo tempo estiver enfrentando uma série de dificuldades para fazer isso, então ore e peça Deus para te ajudar. Pois só o Senhor tem o poder de não só restaurar as nossas vidas, como de transformá-las também!

Antes de conferir os versículos abaixo, procure entender se você está enfrentando algum pecado que ainda não conseguiu se libertar dele. O conselho é você procurar se lembrar lá atrás, o que te levou a cair no pecado. Tente se lembrar. Mas entenda, cair no pecado uma vez pode ser considerado um acidente. Porém, cair duas ou três vezes no mesmo pecado, trata-se de uma decisão sua. Por tanto, busque estar em comunhão com Deus, para ser cheio do Espírito Santo. Quando você está cheio, não há espaço para nenhum mal.

Como vencer as obras da carne? Versículos

Mateus 26:41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Gálatas 5:16 – “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”.

João 3:6O – “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito”.

Romanos 7:5 – “Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte”.

Gálatas 5:13 – “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”.

Romanos 8:13-14 – “Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

1 Coríntios 15:50 – “Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível”.

Gálatas 5:24 – “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”.

Romanos 8:5-8 – “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”.

Gálatas 6:8 – “Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna”.

Romanos 8:9 – “Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”.

Um Comentário

  1. Amém ,glória a Deus, palavra muito edificante, e que aprendamos e viva no Espirito;Deus abençõe.

    Elenice Ponte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.