Estudo e explicação de Gálatas 6:7 (De Deus não se zomba)

Gálatas 6:7

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.

A Bíblia diz que ninguém pode zombar de Deus. Sem dúvida, podemos afirmar que é uma grande alerta para o engano de pensarmos que podemos trapacear o Senhor. É absolutamente inútil o homem achar que pode enganá-lo, pois Deus não permite ser zombado!

Neste mesmo versículos de Gálatas 6:7-8, fala acerca da semeadura, a qual tem um ensinamento muito importante para nós: que colhemos o que plantamos. É isso mesmo, todas as pessoas colhem os frutos daquilo que se planta. À luz da Bíblia, Deus deu o poder da escolha para todos nós. Sendo assim, qualquer pessoa tem a oportunidade de agir bem a cada dia, de plantar coisas boas, movidos pelo Espírito Santo.

Por tanto, se você deseja colher bons frutos, decida quais sementes irão plantar. Você pode escolher em qual solo irá plantar, por exemplo: plante boas sementes em solo fértil e você colherá frutos bons!

Saiba que, aquilo que você planta hoje, é o que irá crescer amanhã. Sim, você não pode plantar feijão e esperar colher uma colheita de milho. Então, da mesma maneira, você não pode investir a sua energia na carne e querer colher justiça. Isso não é possível!

No entanto, você pode colher uma qualidade de vida divina. É claro que você estar se perguntando agora: “mas como assim, qualidade de vida divina”? isto é, estamos falando de você investir sua energia no Espírito. Ou seja, Semeadura ao Espírito é equivalente a andar pelo Espírito e ser guiado pelo Espírito, segundo os livros de Gálatas 5:16 e Gálatas 5:18.

Você sabia que há uma qualidade de vida que caracteriza um servo de Deus? pois é, essa qualidade de vida a qual estamos falando é a VIDA ETERNA. Entretanto, é importante ressaltar que o nosso comportamento nem sempre reflete a justiça que temos aos olhos do Senhor. Mas, “a vida eterna” (salvação), essa é a qualidade divina devida que deveríamos estar vivendo!

Gálatas 6:7 em outras versões bíblicas

Almeida Revista e Corrigida
Gálatas 6:7

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará - ARC. 
Almeida Revisada Imprensa Bíblica
Gálatas 6:7

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará - AA. 
Nova Versão Internacional
Gálatas 6:7

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá - NVI. 
King James 1999
Gálatas 6:7

Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá - KJ1999.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Gálatas 6:7

Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá - NTLH.

Referências cruzadas

O enviado para zombar do Deus
2 Reis 19:4

Talvez o Senhor, o teu Deus, ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o teu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplica a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive.

Provérbios 17:5 – “Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo”.

Jesus é zombado com coroa de espinho
Mateus 27: 29-31  

Fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!" Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.

Mateus 12:31-32 – “Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir”.

Os que odeiam o Senhor
Salmos 81:15 

Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele e receberiam um castigo perpétuo.

Salmo 53:1 – “Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe!” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis não há ninguém que faça o bem”.

Os soldados zombavam de Jesus
Lucas 22:63
  
Os homens que estavam detendo Jesus começaram a zombar dele e a bater nele.

Oséias 8:7 – “Eles semeiam vento e colhem tempestade. Talo sem espiga; que não produz farinha. Ainda que produzisse trigo, estrangeiros o devorariam”.

A semente é a palavra de Deus
Lucas 8:11-15

"Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

Oséias 10:12 – “Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês”.

Semente que se planta na terra
Marcos 4:30-32

Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra. No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".

Tiago 3:18 – “O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores”.

Quem semeia na carne colherá destruição
Gálatas 6:8

Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

Provérbios 11:18 – “O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa”.

Quem cultiva o mal e semeia maldade
Jó 4:8

Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá.

Judas 1:18 – Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”.

Aquele que semeia injustiça colhe maldade
Provérbios 22:8  
  
Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!