56 versículos para ABERTURA de culto apropriados para diferentes trabalhos na igreja

Quando somos escalados para dirigir um culto na igreja, logo começamos a nos preparar buscando os principais versículos para abertura de culto para realizarmos os trabalhos na casa do Senhor, sobre os quais Ele mesmo nos capacitou para fazer, com a orientação do Espirito Santo.

A Bíblia diz que Deus nos escolheu para fazermos as suas obras aqui na terra. Ou seja, o Senhor dá oportunidade ao crente de crescer espiritualmente. Sim, Ele nos chamou para crescer, trabalhar na obra, dar frutos. No entanto, cabe a nós querer ou não abraçar essa rica oportunidade.

No entanto, sabemos que tem muitos lugares por aí que alguns irmãos estão há anos de molho no banco sem receber oportunidades para trabalhar na obra de Deus. Contudo, se o Ministério o qual você congrega dá oportunidade aos irmãos de crescerem na obra, é sinal que a presença de Deus está nela, e se Ele te capacitou, cumpra o chamado do Senhor. Ele usará pessoas para te ajudar, e você já pode conferir agora mesmo os mais lindos versículos para abertura de culto que vão edificar a vida da igreja.

Veja também: Os 15 versículos com explicação curta para pregar na oportunidade

Versículos para abertura de culto na igreja com todos os departamentos

Quando o culto é com a participação da igreja em geral, significa que não há versículos bíblicos específicos para ler na abertura do culto. Sendo assim, destacamos os versículos mais edificantes para dar início ao culto na casa do Senhor.

Vamos à casa do Senhor
Salmo 122:1

Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!
Cristo é fiel
Hebreus 3:6

Mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.
Prefiro ficar à porta da Igreja
Salmos 84:10

Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
Venham vocês que estão com sede
Isaías 55:1

"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.
Venham a mim, todos os que estão cansados 
Mateus 11:28-30

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Culto de louvor e adoração a Deus

A honra, a glória e o poder pertence ao Senhor. Contudo, que neste culto de louvor e adoração a Deus você possa glorificar ao Senhor com lindos versículos para abertura de culto, para que o nome deseja Exaltado!

Vamos adorá-lo
Salmos 132:7

"Vamos para a habitação do Senhor! Vamos adorá-lo diante do estrado de seus pés!
Adoremos de joelhos na presença de Deus
Salmos 95:6-7

Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz.
Louvem o nome do Senhor
Salmos 135:1-3

Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor, vocês, que servem na casa do Senhor, nos pátios da casa de nosso Deus. Louvem o Senhor, pois o Senhor é bom; cantem louvores ao seu nome, pois é nome amável.
Tudo o que tem vida louve o Senhor
Salmos 150:1-6

Aleluia!
Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!
Cantemos ao Senhor com alegria
Salmos 95:1-2

Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.
Um sacrifício de louvor
Hebreus 13:15 
 
Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.
Consagre ao Senhor
Provérbios 16:3 

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Os verdadeiros adoradores
João 4:23 

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura".

Versículos para abertura de culto com a participação dos homens

A palavra de Deus diz que devemos motivar os nossos irmãos na prática do amor e das boas obras, segundo afirma o livro de Hebreus 10:24-26. Assim, que você possa falar do grande amor de Jesus para os irmãos na igreja, motivando eles a permanecerem firmes na caminhada com Cristo, rumo à terra prometida (o reino dos céus).

Confira também: 45 Versículos para saudação na igreja que são edificantes e reflexivas

Deus conhece os planos que tem para nós
Jeremias 29:11
 
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
Ele fortalece o cansado
Isaías 40:29-31

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos
João 14:2-3
 
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Deem-lhe graças
Salmos 100:4 

Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.

O fruto do Espírito é amor
Gálatas 5:22-23 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Prestem culto ao Senhor
Salmos 100:2 

Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
Incentivarmos ao amor e às boas obras
Hebreus 10:24-26
    
E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.
Uma coisa pedi ao Senhor
Salmos 27:4 

Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.
A tua palavra é lâmpada
Salmos 119:105  

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Os que confiam no Senhor
Salmo 125:1 

Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Culto com a participação de jovens

No livro de Lamentações 3:27, diz que é bom o homem suportar o jugo enquanto é jovem. Esse, sem dúvida, é um dos mais lindos versículos para abertura de culto; e neste verso, podemos entender que enquanto o jovem tiver força e saúde, deve investir no Reino dos céus, que vai durar para sempre.

Assim, nada é mais seguro e certo do que fazer esse grande investimento, pois os jovens que servem a Deus não ficarão frustrados, porque o Senhor abençoará aqueles dedicam as suas vidas a Ele.

Ninguém o despreze por você ser jovem
1 Timóteo 4:12

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
Aos 4 jovens Deus deu sabedoria
Daniel 1:17-19

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspec­tos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presen­ça, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabuco­donosor. O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hana­nias, Misael e Azarias; de modo que eles passa­ram a servir o rei.
Eu estou com você para protegê-lo
Jeremias 1:6-8

Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.
Jovens, vocês são fortes
1 João 2:14

Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno.
Louvem todos o nome do Senhor
Salmos 148:12-13

Moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus.
Suporte o jugo
Lamentações 3:27

É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.
Guardei tua palavra no coração
Salmos 119:11

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Jovens, sujeitem-se aos mais velhos
1 Pedro 5:5-6

Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque
"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
Não se desvie nem para a direita e esquerda
Josué 1:7-9

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Comportemo-nos com decência
Romanos 13:13

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Culto com a participação das irmãs

O Senhor criou as mulheres para serem amadas e respeitadas. A mulher que teme a Deus, é uma bênção para o seu esposo e seus filhos. Essa, é vista como uma mulher virtuosa, que edifica à sua casa.

Sabemos que as mulheres têm funções importantíssimas na sociedade, na família e, principalmente na igreja. No entanto, podemos afirmar que uma mulher que é temente a Deus, fará a diferença no mundo, porque o Senhor é com ela. Por tanto, seja uma mulher segundo a palavra de Deus e confira os principais versículos para abertura de culto das irmãs.

A mulher exemplar
Provérbios 12:4

A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.
A mulher bondosa
Provérbios 11:16

A mulher bondosa conquista o respeito, mas os homens cruéis só conquistam riquezas.
A esposa prudente
Provérbios 19:14

Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.
Você é mulher virtuosa
Rute 3:11

Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
A mulher que teme o Senhor
Provérbios 31:30

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.
Uma esposa exemplar
Provérbios 31:10

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

Santa Ceia do Senhor

A Santa Ceia é para lembrarmos do sacrifício de Jesus na cruz, a qual foi instruída por Ele mesmo. No entanto, o pão simboliza o corpo de Cristo (por ter sofrido muita dor) enquanto o vinho simboliza o seu sangue (derramado pela humanidade na cruz).

Por amor a nós, Cristo morreu na cruz para nos libertar do pecado, a fim de recebermos nEle a vida eterna. Assim, quando participamos da Santa Ceia, lembramos que Jesus vive em nós, e todos os versículos para abertura de culto de Santa Ceia nos revelam que Jesus morreu para nos dar uma vida de união com Deus.

Jesus tomou o pão, deu graças e partiu
Mateus 26:26-28

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
Sempre que comerem deste pão
1 Coríntios 11:26

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Se comer minha carne e beber meu sangue será salvo
João 6:53-58

Jesus lhes disse: "Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".
Isto é o meu corpo dado a vocês
Lucas 22:19-20

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Eu sou o pão vivo
João 6:51

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".
Examine-se o homem, e coma do pão e beba do vinho
1 Coríntios 11:27-29

Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.

Abertura de Culto de Missões

Na Bíblia, há versículos para abertura de culto de missões que são perfeitos para proclamar as Boas Novas de Deus. É útil lembrar que evangelizar a palavra do Senhor não é uma opção, mas sim uma ordenança do próprio Jesus.

Assim, os homens e as mulheres de Deus devem avançar e evangelizar. Não podemos deixar de falar do amor de Deus e o seu plano de salvação (pregação do evangelho).

Aliás, muitas almas estão perecendo sem conhecer Jesus, e a culpa é nossa, porque Jesus nos deu a ordem para evangelizar. Sim, em um dos versículos para abertura de culto de missões ou evangelismo – nos traz esta afirmação: “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15).

Entretanto, se ficarmos com as nossas bocas fechadas e deixar de anunciar as Boas Notícias, não estaremos cumprindo o segundo maior mandamento da Bíblia, que é ter amor ao próximo. Afinal, aquele que ama o próximo, deseja também que ele alcance a salvação.

Aos que creram
João 1:12

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.
Deus deu o seu Filho Unigênito
João 3:16

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Não há salvação em nenhum outro
Atos dos Apóstolos 4:12

Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.
Creia no Senhor, você e sua família será salva
Atos dos Apóstolos 16:31

Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".
Eis que estou à porta e bato
Apocalipse 3:20

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Buscai ao Senhor
Isaías 55:6 

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Não acumulem tesouros na terra
Mateus 6:19-20

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Não deixemos de reunir com a igreja
Hebreus 10:25

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.
O prêmio do chamado celestial
Filipenses 3:13-14

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Eis que venho em breve
Apocalipse 22:12 

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
Por isso não desanimamos
2 Coríntios 4:16

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.

Todos esses versículos para abertura de culto são indicados para diferentes trabalhos na igreja, como culto de jovens, irmãs, missões, Santa ceia e demais outros. Se hoje é o dia de você dirigir o culto na igreja, estes versículos abaixo poderão te ajudar também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *