Quais os versículos para o Dia Nacional do Orgulho Gay? veja o que a Bíblia diz

Apesar das divergências na interpretação das Escrituras, um princípio amplamente aceito no cristianismo é o mandamento de amar ao próximo. Jesus Cristo ensinou sobre o amor incondicional e a aceitação dos outros, independentemente de quem sejam. Em Mateus 22:39, Ele declara: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Portanto, muitos cristãos argumentam que, embora possam discordar das práticas homossexuais com base em suas interpretações das Escrituras, isso não os impede de demonstrar amor, compaixão e respeito para com aqueles que participam do Dia Nacional do Orgulho Gay. Eles defendem uma abordagem de diálogo respeitoso e compreensão mútua, em vez de condenação ou julgamento.

Dia Nacional do Orgulho Gay: versículos, citações e reflexões

Mateus 22:39 – “E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

Lucas 10:27 – “Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

João 13:34 – “Um novo mandamento eu dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”

Romanos 13:10 – “O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.”

Gálatas 5:14 – “Pois toda a Lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

Tiago 2:8 – “Se vocês realmente observam a Lei do Reino encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estão agindo corretamente.”

Levítico 19:18 – “Não procure vingança nem guarde rancor contra alguém do seu povo, mas ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.”

Mateus 19:19 – “honra teu pai e tua mãe’ e ‘ama o teu próximo como a ti mesmo’.”

Romanos 15:2 – “Cada um de nós deve agradar ao próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.”

1 João 4:11 – “Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”

Filipenses 2:3 – “Não façam nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.”

Lucas 6:31 – “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam vocês também a eles.”

Romanos 12:10 – “Ame uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.”

Efésios 4:32 – “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”

1 Pedro 3:8 – “Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”

1 João 3:18 – “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”

Lucas 6:35 – “Mas amem os seus inimigos, façam o bem a eles e emprestem a eles sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.”

Lucas 10:36-37 – “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? – perguntou Jesus. O especialista na Lei respondeu: – Aquele que teve misericórdia dele. Então Jesus lhe disse: – Vá e faça o mesmo.”

1 João 4:7 – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”

1 João 4:12 – “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.”

Romanos 12:16 – “Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos próprios olhos.”

Efésios 5:2 – “e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.”

1 Tessalonicenses 5:11 – “Portanto, encorajem-se e edifiquem-se uns aos outros, assim como vocês estão fazendo.”

1 João 4:21 – “Este mandamento temos dele: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.”

Gálatas 5:13 – “Vocês, irmãos, foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.”

Colossenses 3:14 – “E, acima de tudo, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”

Hebreus 10:24 – “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras.”

João 15:12 – “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”

1 Pedro 1:22 – “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.”

1 João 4:8 – “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

Versículos sobre homossexualismo: O que a Bíblia diz?

De acordo com a Bíblia, Deus ama o pecador, mas não ama o pecado. Assim, a homossexualidade na Bíblia é pecado, pois temos essa confirmação em diversas passagens sobre as quais destacam que Deus condena essa prática. No livro de Gênesis, diz que Deus criou o casamento para ser somente entre o homem e a mulher. Veja os principais versículos a seguir:

Levítico 18:22 – “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.”

Levítico 20:13 – “Se um homem se deitar com outro homem como se fosse mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Certamente serão executados, e o seu sangue cairá sobre eles.”

Romanos 1:26-27 – “Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.”

1 Coríntios 6:9-10 – “Ou vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”

1 Timóteo 1:10 – “para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.”

Gênesis 19:1-13 – Este relato descreve a destruição de Sodoma e Gomorra, frequentemente interpretada como sendo devido à depravação sexual, incluindo a tentativa de abuso sexual de homens contra outros homens.

Judas 1:7 – “De forma semelhante, Sodoma e Gomorra e as cidades em volta se entregaram à imoralidade sexual e a relações antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas sofrem como exemplo do castigo eterno.”

Gênesis 1:27 – “Criou Deus o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Mateus 19:4-5 – “Ele respondeu: ‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?”

Efésios 5:31 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”

Gênesis 2:24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

1 Coríntios 7:2 – “Mas, por causa da imoralidade sexual, cada homem deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido.”

Hebreus 13:4 – “Digno de honra entre todos seja o casamento, bem como o leito conjugal; porque Deus julgará os imorais e os adúlteros.”

1 Tessalonicenses 4:3-5 – “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.”

1 João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!