14 versículos-chave sobre sobre Reconciliação na Bíblia para voltar para Cristo

Jesus é único mediador entre Deus e a humanidade “1 Timóteo 2:15”. Sim, Ele nos deu acesso ao Santuário Celestial. E, por causa de sua justiça, hoje podemos nos achegar com confiança com trono da graça do Senhor – Hebreus 4:16.

O texto bíblico diz que todas as pessoas precisam ser reconciliadas com o Senhor. Na Carta aos Efésios, Paulo, o apóstolo de Cristo, deixa claro que tanto os gentios quanto os judeus são reconciliados com Deus por meio de Jesus – Efésios 2:16.

Contudo, à parte de Cristo, não existe outra maneira de nos aproximarmos de Deus; isto é, Jesus é a nossa reconciliação com o Senhor.

A Bíblia fala sobre diversos casos de reconciliação, de pessoas que tinham desentendimentos uns com os outros, ou que não mereciam a graça de Deus, porém tiveram a oportunidade tanto de se reconciliar quanto de voltar para o convívio com aqueles que amam e com o Senhor.

A palavra de Deus ensina que, devemos reconciliar com outras pessoas. Todos nós somos falhos, erramos tanto no falar quanto no agir, mas, quando tivermos desentendimento com uma pessoa, é correto se reconciliar, pedindo ou oferecendo perdão.

É importante ressaltar que, se houver desentendimento entre duas pessoas, é importante pedir perdão a Deus, e também ao seu irmão. Pois, de nada adianta pedir perdão a Deus, sendo que não foi liberado o perdão para o seu irmão. Ou, liberar o perdão para o irmão, e não pedir perdão a Deus.

Para o estudo e meditação da palavra de Deus, separamos alguns versículos sobre reconciliação na Bíblia. Veja:

Reconciliação segundo a Bíblia

Colossenses 1:21-23 – “Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro”.

Romanos 6:11 – “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus”.

Romanos 3:23-24 – “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.

1 Tessalonicenses 5:9-10 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele”.

2 Coríntios 5:18-20 – “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus”.

Romanos 5:10-11 – “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação”.

João 17:21-23 – “para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste”.

Mateus 5:23-24 – “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.

Mateus 18:15 – “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”.

Lucas 12:58-59 – “Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. Eu digo que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo”.

Efésios 2:13-18 – “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito”.

Hebreus 7:18-19 – “A ordenança anterior é revogada, porque era fraca e inútil (pois a Lei não havia aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus”.

Hebreus 4:14-16 – “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”.

Hebreus 10:22 – “Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!