15 versículos-chave sobre Festa Junina e descubra se crente pode participar

Todos os anos, quando da aproximação do Dia de São João, muitos ficam curiosos para saber se crente pode participar de festa junina. Então, para começo de conversa, essas celebrações foram criadas pelos católicos, com o intuito de comemorar o aniversário de João Batista.

Para quem não sabe, João Batista se tornou um santo para todos eles, que, nacionalmente, ficou conhecido como “São João”.

Essas celebrações foram criadas há muitos anos e, nesse período, além de São João, os católicos também homenageiam os “santos” – São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, o qual carrega a fama de ser o santo casamenteiro que, de acordo a crença, costuma ajudar na união de pessoas, através de simpatias e de muita devoção.

Assim, em hipótese alguma o evangélico pode participar de festa junina, pois existe a adoração às imagens desses santos (Isaías 42:8, 1 Coríntios 10). É isso mesmo, as festas juninas são conhecidas como as festas dos santos populares. E, para quem não sabe, tanto as comidas quanto as danças e músicas ou fogueiras também devem ser evitadas, pois são consagradas a eles.

Textos bíblicos sobre festa junina e o seu real significado segundo a Bíblia

A Bíblia diz que Jesus teve um discípulo por nome de João, mas, quando se fala em festa junina, a comemoração não está voltada para esse João, e sim ao profeta João Batista. No entanto, em nenhuma passagem bíblica fala a data em que esse profeta nasceu. Ou seja, o que nós sabemos, na verdade, é que João havia nascido seis meses antes de Jesus, seu primo.

Por tanto, João Batista não nasceu no dia 24 de junho, segundo diz os católicos, que celebram seu aniversário.

O que se comemora a respeito de João Batista?

Então, nos versículos sobre festa junina que você vai conferir a seguir, nos revelam, de fato, o que verdadeiramente é comemorado neste dia. Sendo assim, se você deseja saber se crente pode participar de festa junina, veja o que a palavra de Deus diz e reflita em cada versículo bíblico!

A morte do profeta João Batista
Marcos 6:17-28 

Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara. Porquanto João dizia a Herodes: "Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão". Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e, quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo. Finalmente Herodias teve uma ocasião oportuna. No seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galileia. Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu darei". E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu darei, até a metade do meu reino". Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei?" "A cabeça de João Batista", respondeu ela. Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: "Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato". O rei ficou aflito, mas, por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem. Enviou, pois, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão e trouxe sua cabeça num prato. Ele a entregou à jovem, e esta a deu à sua mãe.

João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Os bem-aventurados
João 13:17

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.

Romanos 14:12 – Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

Fujam da idolatria
1 Coríntios 10:14

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Não terás outros deuses além de mim
Êxodo 20:3-5

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.

1 Coríntios 10:28 – Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência.

Façam tudo para a glória de Deus
1 Coríntios 10:31

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

1 Coríntios 6:12 – “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.

Não farás para ti nenhum ídolo
Deuteronômio 5:8-9

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.

Atos 15:29 – Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Pois os vivos sabem que morrerão
Eclesiastes 9:5-6

Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.
Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.

1 Timóteo 4:7 – Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade.

Fora ficam os praticam feitiçaria e idolatria
Apocalipse 22:15

Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a menti

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!