Confira 15 versículos bíblicos sobre Justo

O que é ser justo na Bíblia? A resposta é bem simples, é a pessoa que pratica a justiça de Deus. Ou seja, é aquele que obedece à Lei do Senhor. Entretanto, a melhor forma de praticar a justiça de Deus é rejeitar o pecado. Isso mesmo, é desviar-se do mal e fazer o bem. Afinal, a Bíblia diz que o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis.

Contudo, podemos afirmar que Deus é justo e perfeito, pois Ele não comete erros. Em tudo, o Senhor sempre faz o que é certo. Na Bíblia Sagrada, podemos observar que todos os homens pecaram; isto é, todos cometem erros. É certo que, ninguém é justo por si mesmo. A verdade, no entanto, é que Cristo morreu para nos justificar, quer dizer, a fim de nos tornar justos. Por tanto, todo aquele que crer e se arrepender, torna-se justo, porque tem o Espírito Santo de Deus.

Se orarmos a Deus, Ele nos ajudará a ser justos. Sim, o Espírito Santo nos dará discernimento para escolhermos o que é certo.

Justo na Bíblia

Deuteronômio 32:4 – “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é”.

Romanos 2:13 – “Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos”.

1 Coríntios 15:34 – “Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês”.

Salmos 37:27-31 – “Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso”.

Salmos 7:9 – “Deus justo, que sondas a mente e o coração dos homens, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança”.

Isaías 26:7 – “A vereda do justo é plana; tu, que és reto, tornas suave o caminho do justo”.

1 João 3:7 – “Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo”.

Neemias 9:33 – “Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis”.

Salmos 37:25-26 – “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados”.

Eclesiastes 7:20 – “Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque”.

Romanos 3:20-24 – “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.

Romanos 1:17 – “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

1 João 2:1 – “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

Provérbios 15:8 – “O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada”.

Salmos 112:4 – “A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!