70 versículos-chave da Bíblia sobre fuxico; citações mais poderosas

Fuxicar, nada mais é que falar mal dos outros pelas costas. Saiba que as nossas palavras têm um grande potencial de matar alguém espiritualmente. Se isso verdadeiramente acontecer, somos culpados e, vamos ter que prestar contas no dia do juiz final. Mas, antes disso, não vamos escapar das disciplinas de Deus aqui na terra, pois vamos sim ser cobrados pelo mal que fizemos ao próximo.

Fazer fuxico com a vida dos outros é pecado. E, para quem não sabe, uma pessoa fuxiquenta destrói relacionamentos, causa discórdia, desunião, e pode muito bem afastar alguém da presença de Deus, principalmente se tiver pouco conhecimento da Bíblia, ou recém-convertida.

Fale palavras que edificam

Deus é contra fuxico, fofoca ou qualquer coisa do tipo. Então, vale lembrar que tudo aquilo que o Senhor não se agrada, é considerado pecado. Por tanto, quem fuxica, está sim, pecando contra Deus, mesmo que a coisa que está sendo dita seja verdade. No livro de Efésios 4:29, diz que devemos falar aquilo que edifica: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.

Observe também o capítulo 4 e versículo 6 Colossenses: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. Por tanto, se as nossas palavras não servem para edificar a vida de alguém, a melhor coisa a fazer é ficar calado.

Fuja da roda dos escarnecedores

Então, se você realmente deseja viver em santidade com Deus, fuja da roda dos zombadores, que falam mal dos outros. Observe o que a Bíblia diz em Salmo 1:1: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”!

Saiba de uma coisa, mesmo que você não seja a favor de fuxico (falar mal dos outros), mas, se estiver da roda dos fofoqueiros, você pode não falar de ninguém, porém, pelo fato de estar no meio deles, de alguma forma estará sendo cúmplise daquelas pessoas. Observe o que a palavra de Deus diz: “Ninguém faça declarações falsas nem seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada (Êxodo 23:1).

Áreas Digitais, cuidado para não cair em tentações

Só para deixar claro, quem se assenta na roda dos escarnecedores (Salmo 1:1), é semelhante aquele que costuma seguir páginas de fofocas, as quais falam mal das pessoas, que sem dúvida, acabam destruindo a vida delas. É bem comum você encontrar na internet, pessoas seguindo páginas de fofocas ou de fuxicos gospel. Aliás, é possível até encontrar alguns líderes religiosos e cantores gospel seguindo essas páginas de fofocas.

Acredite, quem louva a Deus e ministra a sua poderosa palavra, precisa ser um exemplo diante de todos. Imagine um cantor, ou líder religioso pregando sobre fuxico, porém, lá no seu Instagram, seguindo páginas de fofocas. Como Deus ver isso? No livro de Mateus 7:3-5, a Bíblia destaca o seguinte: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Vigiai, em todo o tempo

Entenda, você pode não ser a favor de fofocas, mas, só pelo fato de estar seguindo páginas de fuxicos, sendo gospel ou secular, saiba que de alguma maneira estará fazendo sim, parte da roda dos escarnecedores. Olha o que está dizendo em Tiago 1:26: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum”!

É preciso ter muito cuidado com a área digital, pois, se o inimigo não te derrubar de um jeito, ele tentará de outro. E é fácil compreender isso, veja o que diz em 1 Coríntios 15:33: Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. Isto é, significado que quando você menos esperar, estará fazendo coisas que não agradam a Deus, achando que não é nada demais, mas aos olhos de Deus é considerado pecado. A Bíblia nos orienta vigiar em todo tempo (Lucas 21:36). Vigie.

Para você que é novo na graça, saiba que páginas de fuxico ou fofocas gospel, não oferece nenhum tipo de conteúdo que edifica a vida espiritual do cristão. Aliás, os donos dessas páginas não são evangélicos. Pois, aquele que é instrumento de Deus, fala palavras que edificam a vida das pessoas. Precisamos ser conhecedores da palavra de Deus, para não sermos enganados. Podemos afirmar que, o Espírito Santo tem nojo de pecado, por isso, Deus nunca estará em um lugar ou apoiar algo que induza o homem a pecar.

Abaixo, destacamos alguns versículos para estudo e meditação da palavra de Deus. Veja:

Fuxico na Bíblia

O Pecado do Fuxico

“O fuxico é como comida gostosa para algumas pessoas; elas o engolem e depois o cospem.” – Provérbios 26:22

“Quem fuxica revela segredos, mas quem é confiável os mantém em sigilo.” – Provérbios 11:13

“O fuxico separa até os melhores amigos; ele acaba com a amizade mais forte.” – Provérbios 16:28

“Fique longe de quem fala mal dos outros; um fuxiqueiro nunca traz nada de bom.” – Provérbios 20:19

A Condenação do Fuxico

“Os fuxiqueiros serão excluídos do reino dos céus; seus lábios mentirosos os afastarão da presença de Deus.” – Apocalipse 21:8

“A língua do fuxiqueiro é como fogo descontrolado; incendeia todo o corpo e é incendiada pelo inferno.” – Tiago 3:6

“Aquele que fuxica não tem lugar entre os justos; ele será rejeitado na congregação dos retos.” – Salmos 1:5

“O fuxico é uma armadilha mortal; quem cai nela será capturado e destruído.” – Provérbios 18:7

A Sabedoria contra o Fuxico

“A sabedoria ensina a manter a boca fechada; o fuxico só é evitado pelo discernimento.” – Provérbios 10:19

“Pense bem antes de falar, e não caia na armadilha do fuxico.” – Eclesiastes 5:2

“Aquele que fala demais acaba por se enredar em fuxicos; mas quem controla sua língua é sábio.” – Provérbios 21:23

“Aquele que guarda a boca e a língua guarda a própria alma do mal do fuxico.” – Provérbios 21:23

O Amor contra o Fuxico

“O amor cobre uma multidão de pecados, inclusive o fuxico; pois quem ama não espalha maldade.” – 1 Pedro 4:8

“Onde há amor, não há espaço para o fuxico; pois o amor busca o bem do próximo, não sua queda.” – 1 Coríntios 13:4-7

“Ame o seu próximo como a si mesmo e não fofoca, pois o fuxico é contrário ao amor.” – Mateus 22:39

“Seja compassivo e misericordioso; deixe de lado o fuxico e busque a reconciliação.” – Colossenses 3:12-13

A Graça contra o Fuxico

“Pois em Cristo Jesus, nem o fuxico nem a condenação têm poder; somos livres para amar e perdoar.” – Romanos 8:1

“Se alguém cai no fuxico, os que são espirituais devem restaurá-lo com gentileza, considerando-se a si mesmos.” – Gálatas 6:1

“Que a graça do Senhor Jesus Cristo nos ensine a evitar o fuxico e a viver em paz uns com os outros.” – 2 Tessalonicenses 3:16

“Onde abundou o pecado do fuxico, superabundou a graça do perdão; em Cristo encontramos liberdade para sermos melhores.” – Romanos 5:20-21

O Exemplo de Jesus contra o Fuxico

“Jesus, o Justo, nunca fuxicou; em seus lábios só havia palavras de bondade e verdade.” – João 8:46

“Diante das acusações e fuxicos, Jesus permaneceu em silêncio, demonstrando amor e sabedoria.” – Mateus 26:62-63

“Sejamos imitadores de Cristo, evitando o fuxico e sendo portadores de paz e perdão.” – Efésios 5:1-2

“Quando somos difamados e alvo de fuxicos, sigamos o exemplo de Jesus, que entregou tudo nas mãos de Deus.” – 1 Pedro 2:23

A Bênção da Palavra Construtiva

“Que as nossas palavras sejam como árvores de vida, que edificam e não destroem; longe do fuxico e cheias de graça.” – Provérbios 15:4

“O fuxico é o veneno da comunhão; que a nossa fala seja sempre temperada com sal, para edificação dos ouvintes.” – Colossenses 4:6

“Que o nosso falar seja sempre para a edificação, afastando-nos do fuxico e buscando a paz.” – Efésios 4:29

“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus; que o fuxico não encontre lugar em nossos corações.” – Mateus 5:9

A Responsabilidade Individual

“Cada um prestará contas de si mesmo a Deus; que o fuxico não seja parte de nossa prestação de contas.” – Romanos 14:12

“Cuidado com o que fala, pois da mesma maneira que você julga, será julgado; que o amor guie nossas palavras, não o fuxico.” – Mateus 7:1-2

“Que cada um olhe não só para os seus próprios interesses, mas também para o interesse dos outros; que o fuxico seja banido pelo amor.” – Filipenses 2:4

“Se alguém se considera religioso, mas não controla a língua, engana a si mesmo; sua religião é inútil.” – Tiago 1:26

O Impacto Destrutivo do Fuxico

“O fuxico sussurrado é como uma deliciosa iguaria; ele penetra até o fundo do ser.” – Provérbios 26:22

“O fuxico espalhado divide amigos e destrói laços fraternos; é como uma lâmina que corta profundamente.” – Provérbios 16:28

“Aquele que fuxica espalha veneno; suas palavras são como flechas envenenadas que causam morte espiritual.” – Salmos 64:3

“O fuxico é como uma praga que se espalha rapidamente; contaminando tudo ao seu redor.” – 2 Timóteo 2:17

A Admoestação Contra o Fuxico

“Evite o fuxico, pois ele é uma armadilha que prende o tolo; mantenha a língua sob controle.” – Provérbios 18:6

“Não se envolva com fuxicos e mexericos, mas busque a verdade e a justiça em todas as coisas.” – Efésios 4:29

“Aquele que fuxica será exposto e desonrado; sua língua mentirosa será sua ruína.” – Provérbios 12:13

“Fuja do fuxico como quem foge de uma serpente venenosa; ele traz morte para aqueles que o praticam.” – Provérbios 23:12

O Julgamento Divino sobre o Fuxico

“Deus julgará os fuxiqueiros com justiça; eles prestarão contas por cada palavra maldosa proferida.” – Mateus 12:36

“Aquele que fuxica contra seu próximo é culpado de pecado; Deus julgará cada intenção do coração.” – Levítico 19:16

“O Senhor abomina os lábios mentirosos e os fuxiqueiros; eles serão lançados fora da presença do Altíssimo.” – Provérbios 6:16-19

“O fuxico é uma afronta ao amor de Deus; aqueles que persistem nele serão rejeitados por Ele.” – 1 João 4:20

A Sabedoria na Prática

“Aquele que guarda sua língua guarda sua vida; evite o fuxico e viva em paz com todos.” – Provérbios 13:3

“O sábio não se envolve em fuxicos; ele guarda silêncio e encontra paz em seu coração.” – Provérbios 17:28

“A sabedoria instrui a fugir do fuxico; aquele que a segue encontra vida e prosperidade.” – Provérbios 3:21-22

“Aquele que é prudente sabe discernir entre o fuxico e a verdade; ele busca a sabedoria que vem do alto.” – Tiago 3:17

A Graça Redentora

“Que o amor de Cristo nos constranja a abandonar o fuxico; em sua graça encontramos poder para vencer o mal.” – 2 Coríntios 5:14

“Jesus veio para libertar os cativos do fuxico e da maledicência; sua morte na cruz é prova do amor redentor de Deus.” – João 3:16

“A graça de Deus é suficiente para nos fortalecer contra o fuxico; em Cristo encontramos perdão e renovação.” – 2 Coríntios 12:9

“Que a misericórdia de Deus nos ensine a perdoar aqueles que nos difamam com fuxicos; em sua graça encontramos paz.” – Colossenses 3:13

A Importância da Comunhão Fraterna

“Busquem a reconciliação uns com os outros, evitando o fuxico e restaurando os laços de fraternidade.” – Mateus 5:23-24

“Aqueles que vivem em comunhão devem evitar o fuxico; que o amor e a verdade sejam o fundamento de suas relações.” – 1 João 1:7

“O fuxico é uma barreira para a comunhão; que nossa conduta seja digna do Evangelho, afastando todo mal.” – Filipenses 1:27

“Em lugar do fuxico, pratiquem o amor fraternal; que cada palavra seja temperada com graça e bondade.” – Colossenses 4:6

O Exemplo de Santidade

“Sejam santos em toda a sua maneira de viver, inclusive no trato com o próximo; o fuxico não tem lugar na vida daqueles que seguem a Deus.” – 1 Pedro 1:15-16

“Que nossas vidas sejam exemplos de pureza e verdade, afastando-se do fuxico e buscando a santidade.” – 1 Tessalonicenses 4:7

“Em tudo sejam irrepreensíveis, evitando o fuxico e buscando agradar a Deus em todas as coisas.” – Filipenses 2:14-15

“Sejam imitadores de Deus, como filhos amados, evitando o fuxico e vivendo em amor, como Cristo nos amou.” – Efésios 5:1-2

O Chamado à Confiança

“Confie no Senhor e não no que ouve em fuxicos; Ele é o nosso refúgio seguro em meio às tempestades da vida.” – Salmo 118:8

“Aquele que confia em Deus não será envergonhado; Ele protege seus filhos do mal do fuxico e da calúnia.” – Salmo 25:3

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!