Confira os 20 versículos sobre medo e insegurança

A Bíblia diz para nós sermos fortes e corajosos, e nunca se apavorar ou desanimar, porque Deus estará sempre com o seu povo (Josué 1:9).

No entanto, em 2 Timóteo 1:7, a palavra do Senhor diz também: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. Então, diante deste versículo, podemos acreditar que Deus nos deu foi Espírito de ousadia, e não de medo. A palavra ousadia na Bíblia quer dizer coragem para agir. Contudo, ser ousado e corajoso são marcas de Deus para que avancemos.

Em diversas passagens bíblicas, podemos observar que grandes homens de Deus tiveram medo. Ou seja, sabemos então que os problemas da vida costumam ser assustadoras. Claro, nem sempre. Mas, é comum ter medo diante das circunstâncias.

No entanto, vamos destacar o exemplo de dois homens da Bíblia, os quais, um, teve medo, e outro, coragem. Então, um dos homens de Deus que tiveram medo, foi o Apóstolo Pedro, que queria ir até Jesus caminhando sobre as águas. Claro, Jesus permitiu Pedro ir até ele. No entanto, segundo a narrativa bíblica, ao descer do barco, Pedro foi na direção de Jesus caminhando sobre as águas, mas, no momento em que ele olhou para o vento, que estava muito forte, sentiu um medo muito grande e começou a se afundar . Mas, antes que se afundasse, Jesus o segurou pela mão, chamando de homem de pequena fé, ou seja que não era para duvidar.

Agora, o outro homem de Deus que teve coragem, segundo o texto bíblico, foi Davi. A Bíblia fala que Davi não sentiu medo quando se dispôs a lutar contra o gigante Filisteu, o famoso Golias. Durante aquele episódio, vários soldados de Saul ficaram com medo de lutar contra o Gigante. Ou seja, muitos daqueles soldados eram homens experientes em batalhas, e todos eles estavam armados e protegidos com armaduras. Entretanto, aquele moço, por nome de Davi, o qual nunca tinha participado de uma guerra, e muito menos sabia lutar, foi o único homem corajoso que se manifestou a lutar contra aquele Gigante. Ele lutou, e venceu. Entretanto, toda aquela coragem de Davi, se resumia na fé que ele tinha em Deus.

Compreende agora a importância da fé nos tempos difíceis? Pois é, nunca deixe o medo te dominar, saiba que Deus é maior que o medo, e Ele é contigo.

Nesta vida, temos duas escolhas: Ou seja, a escolha de acreditar em Deus, e a escolha de acreditar no medo. Então, quando acreditamos em Deus, e depositamos nEle toda a nossa confiança; o Espírito Santo nos encoraja, nos ajuda a superar o medo, tornando nós um vencedor. Agora, quando preferimos acreditar no medo, trata-se de uma decisão a qual não nos leva a nada. Ou seja, quando acreditamos no medo e deixamos ele nos dominar, somos impedidos de crescer espiritualmente. E, somos comparados com árvores que não produz bons frutos. No entanto, a ordenança que o Senhor nos deu, foi para que fôssemos fortes e corajosos (Josué 1:9). E, é assim que devemos ser.

Contudo, se você deseja ter a mesma coragem dos homens da Bíblia, como Davi, o qual lutou contra o gigante. Daniel, que não entrou em desespero quando foi jogado nas covas do leões. E os jovens Sadraque, Mesaque e Abednego, que também não entraram em pavor, quando souberam que iam ser jogados na fornalha. Entretanto, a fé de todos eles estavam firmadas em Deus. E, quando se há fé, a coragem. E a coragem demonstra confiança em Deus.

Por tanto, se em você há falta de coragem, ore a Deus e peça para Ele te dar coragem e confie no seu amor. Muitas vezes, somos nós mesmos que aceitamos o medo governar as nossas vidas. Contudo, ore ao Senhor e peça para ele te libertar do medo. Pois, o Senhor diz, em Mateus 21:22 – “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. Por tanto, se você orar e pedir a Deus que lhe dê ousadia, coragem e sabedoria para fazer as boas obras aqui na terra; saiba que o Senhor irá te capacitá-lo, assim como fez com Salomão (1 Reis 3:1-13).

No entanto, para sermos mensageiros das boas notícias, precisamos ter coragem.

A seguir, você vai conferir os versículos mais marcantes da Bíblia que falam sobre vencer o medo, a ansiedade e a insegurança. E devemos sempre carregar esta certeza: Deus nos deu Espírito de ousadia, e não de medo. Por tanto, confie sempre no Senhor, porque Ele mesmo nos deu coragem, força e amor, para enfrentarmos  os obstáculos da vida.

Como vencer o medo segundo a Bíblia

Salmos 56:3 – “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”.

Hebreus 13:6 – “Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”

Salmos 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”.

Salmos 34:4 – “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.

Isaías 41:10 – “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.

Ezequiel 2:6 – “E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros e você viva entre escor­piões. Não tenha medo do que disserem nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde”.

Joel 2:21 – “Não tenha medo, ó terra; regozije-se e alegre-se. O Senhor tem feito coisas grandiosas”!

Lamentações 3:57 – “Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: “Não tenha medo”.

Salmos 27:1 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo”?

Josué 1:9 – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

1 João 4:18 – “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

Mateus 10:28 – “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno”.

Filipenses 4:6-7 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

Marcos 4:38-40 – “Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”

João 14:27 – “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.

Romanos 13:3 – “Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá”.

Salmos 112:6-7 – “O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor”.

Gênesis 15:1 – “Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão!
Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”

Êxodo 20:20 – “Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”.

Deuteronômio 31:8 – “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”

2 Reis 6:15-17 – “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que fa­re­mos?” O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o ­Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”.

Salmos 23:4 – “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”.

Um Comentário

  1. A paz de Jesus Cristo, quere agradar pelos estudo sobre medo é dúvida pois me ajudaram muito.

    Rosangela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *