Querubins na Bíblia: 40 versículos-chave sobre esses SERES que dão glória a Deus

Na Bíblia, os querubins são seres celestiais criados pelo Senhor para Servi-Lo. Ou seja, podemos afirmar que os querubins são criaturas espirituais, como os anjos, com poder, concedido por Deus para prestar algum tipo de guarda e condução do resplendor da glória de Deus.

Embora as Escrituras não nos dá muita informação acerca desses seres, mas ao lermos vários versículos sobre querubins, entendemos que eles foram feitos para servir e glorificar ao Senhor.

Passagens bíblicas sobre anjos querubins para lembrarmos da perfeição e santidade de Deus

De fato, os querubins nos fazem lembrar a grandeza e santidade do Senhor. Por essa razão, não devemos lhe prestar adoração nem orar por eles, porque somente Deus é digno de receber toda honra, glória e louvor. O poder pertence a Ele, e por isso devemos adorá-lo na beleza da sua santidade!

O que a Bíblia diz sobre os anjos Querubins?

A glória do Senhor levantou-se
Ezequiel 10:3-5

Ora, os querubins estavam no lado sul do templo quando o homem entrou, e uma nuvem encheu o pátio interno. Então a glória do Senhor levantou-se de cima dos querubins e moveu-se para a entrada do templo. A nuvem encheu o templo, e o pátio foi tomado pelo resplendor da glória do Senhor. O som das asas dos querubins podia ser ouvido até no pátio externo, como a voz do Deus todo-poderoso, quando ele fala.

Êxodo 25:20 – Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.

Dois querubins de ouro
Êxodo 25:17-20

“Faça uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.

Ezequiel 1:6 – Mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas.

A glória de Deus levantou-se de cima do querubim
Ezequiel 9:3

E a glória do Deus de Israel levantou-se de cima do querubim, onde havia estado, e se moveu para a entrada do templo. E o Senhor chamou o homem vestido de linho e que tinha o estojo de escrevente à cintura

Ezequiel 10:12 – Seus corpos, inclusive as costas, as mãos e as asas, estavam completamente che­ios de olhos, como as suas quatro rodas.

Querubins no jardim do Éden
Gênesis 3:24

Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movi­a, guar­dando o caminho para a árvore da vida.

Êxodo 25:18 – Com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa.

Os querubins tinham as asas estendidas
Êxodo 37:8-9

Fez ainda um querubim numa extremi­dade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins tinham as asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Estavam de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.

Ezequiel 10:15 – Então os querubins se elevaram. Eram os mesmos seres viventes que eu tinha visto junto ao rio Quebar.

A arca da aliança do Senhor
1 Crônicas 28:18

E o peso de ouro refinado para o altar de incenso. Também lhe deu o desenho do carro dos querubins de ouro que, com suas asas estendidas, abrigam a arca da aliança do Senhor.

Ezequiel 10:8 – (Debaixo das asas dos querubins podia-se ver o que se parecia com mãos humanas.)

O santuário interno
1 Reis 6:23-35

No santuário interno ele esculpiu dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura. As asas abertas dos querubins mediam dois metros e vinte e cinco centímetros: quatro metros e meio da ponta de uma asa à ponta da outra. Os dois querubins tinham a mesma medida e a mesma forma. A altura de cada querubim era de quatro metros e meio. Ele colocou os querubins, com as asas abertas, no santuário interno do templo. A asa de um querubim encostava numa parede, e a do outro encostava na outra. As suas outras asas encostavam uma na outra no meio do santuário. Ele revestiu os querubins de ouro. Nas paredes ao redor do templo, tanto na parte interna como na externa, ele esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas. Também revestiu de ouro os pisos, tanto na parte interna como na externa do templo. Para a entrada do santuário interno fez portas de oliveira com batentes de cinco lados. E nas duas portas de madeira de oliveira esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas e revestiu os querubins e as tamareiras de ouro batido. Também fez pilares de quatro lados, de madeira de oliveira para a entrada do templo. Fez também duas portas de pinho, cada uma com duas folhas que se articulavam por meio de dobradiças. Entalhou figuras de querubins, de tamareiras e de flores abertas nas portas e as revestiu de ouro batido.

Ezequiel 10:18 – E a glória do Senhor afastou-se da entrada do templo e parou sobre os querubins.

As armações
1 Reis 7:29

Nas placas, entre as armações, havia figuras de leões, bois e querubins; sobre as armações, acima e abaixo dos leões e bois, havia grinaldas de metal batido.

1 Reis 8:7 – Os querubins tinham suas asas estendidas sobre o lugar da arca e cobriam a arca e as varas utilizadas para o transporte.

Figuras de querubins
1 Reis 7:36

Ele esculpiu figuras de querubins, leões e tamareiras na superfície dos apoios e nas placas, em cada espaço disponível, com grinaldas ao redor.

Êxodo 25:22 – Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destina­dos aos israelitas.

Louvem o Senhor
Salmos 148:1-2

Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas! Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus
Salmos 103:19-20

O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe. Bendigam o Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.

Ezequiel 10:16 – Quando os querubins se moviam, as rodas ao lado deles se moviam; quando os querubins estendiam as asas para erguer-se do chão, as rodas também iam com eles.

Exército celestial
Lucas 2:13-14

De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor”.

Ezequiel 11:22 – Então os querubins, com as rodas ao lado, estenderam as asas, e a glória do Deus de Israel estava sobre eles. Findou-se então a visão que eu havia tido.

Querubins no meio do fogo
Ezequiel 10:6-9

Quando o Senhor ordenou ao homem vestido de linho: “Apanhe fogo do meio das rodas, do meio dos querubins”, o homem foi e ficou ao lado de uma roda. No meio do fogo que estava entre os querubins um deles estendeu a mão, apanhou algumas brasas e as colocou nas mãos do homem vestido de linho, que as recebeu e saiu. (Debaixo das asas dos querubins podia-se ver o que se parecia com mãos humanas.) Olhei e vi ao lado dos querubins quatro rodas, uma ao lado de cada um dos querubins; as rodas reluziam como berilo.

Êxodo 37:9 – Os querubins tinham as asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Estavam de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.

Ungido como um querubim guar­dião
Ezequiel 28:14

Você foi ungido como um querubim guar­dião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras
fulgurantes.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Os anjos
Hebreus 1:14

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Êxodo 26:31 – “Faça um véu de linho fino trançado e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e man­de bordar nele querubins.

Voando com o querubim
2 Samuel 22:11

Montou sobre um querubim e voou; elevou-se sobre as asas do vento.

Salmo 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes José como um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Os querubins da Glória
Hebreus 9:5

Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.

Isaías 37:16 – “Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra.

Ele abriu os céus e desceu
Salmos 18:9-10

Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob os seus pés. Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.

Ezequiel 10:14 – Cada um dos querubins tinha quatro rostos: Um rosto era o de um querubim; o segundo, de um homem; o terceiro, de um leão; o quar­to, de uma á­guia.

Lugar Santíssimo
2 Crônicas 3:10-13

No Lugar Santíssimo esculpiu e revestiu de ouro dois querubins, os quais, de asas abertas, mediam juntos nove metros. Cada asa, de dois metros e vinte e cinco cen­tímetros, tocava, de um lado, na parede do templo e, do outro lado, na asa do outro querubim. Assim os querubins, com asas que se estendiam por nove metros, estavam em pé, de frente para o átrio principal.

Esses versículos bíblicos sobre querubins são bastante claros, nos revelando que eles foram feitos para servir e glorificar ao Senhor. Sim, esses seres espirituais nos fazem lembrar a grandeza do Deus Altíssimo. Como dito no texto acima, os querubins não podem ser adorados e nem receber as nossas orações, porque eles são servos de Deus assim como nós, cristãos.

* Apocalipse 22:8-9

Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo, para adorá-lo. Mas ele me disse: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!"

Por tanto, jamais adore os anjos, pois somente Deus é o alvo da adoração e você também pode conferir 25 versículos de adoração a Deus para EXALTAR teu Santo nome

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!